Buscar

Tecido epitelial


Continue navegando


Prévia do material em texto

Tecido epitelial 
Caracteristicas // Classificação 
Tecido Epitelial de Revestimento
O tecido epitelial é formado por células justapostas, ou seja, que estão intimamente unidas umas às outras através de junções intercelulares ou proteínas integrais da membrana. Existem dois tipos de tecido epitelial: de revestimento e glandular. No entanto pode haver células com função secretora no epitélio de revestimento. 
Os epitélios são constituídos por uma ou mais camadas de células com diferentes formas, com pouco ou quase nenhum fluido intersticial (substância entre as células) e vasos entre elas.
Porém, todo epitélio está situado sobre uma malha glicoproteica denominada lâmina basal, que tem a função de promover a troca de nutrientes entre o tecido epitelial e o tecido conjuntivo adjacente.
De acordo com as camadas celulares, os epitélios podem ser classificados em:
Epitélio Simples: São formados por uma única camada de células;
Epitélio Estratificado: Possuem mais de uma camada de células;
Epitélio Pseudo-Estratificado: São formados por uma única camada de células, mas possui células de com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.
Os epitélios também são classificados quanto à forma das células:
Epitélio Pavimentoso: Possui células achatadas;
Epitélio Cúbico: Células em forma de cubo;
Epitélio Prismático: Células alongadas, em forma de coluna;
Epitélio de Transição: A forma original das células é cúbica, mas ficam achatadas devido ao estiramento provocado pela dilatação do órgão.​
Células muito próximas, com pouco material extracelular entre elas;
Células unidas de forma bem organizada;
Possui suprimento nervoso;
Não possui vasos (avascular);
Alta capacidade de renovação (mitose) e regeneração;
Nutrição e oxigenação por difusão pela lâmina basal
Função :
A principal função do tecido epitelial é revestir a superfície externa do corpo, as cavidades corporais internas e os órgãos. Também tem função de secretora. barreira eficiente contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais.
Proteção e revestimento (pele);
Secreção (estômago);
Secreção e absorção (intestino);
Impermeabilização (bexiga urinária).
Tecido conjuntivo
Caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular, substância amorfa ou matriz, que é sintetizado pelas próprias células do tecido.
A matriz é uma massa amorfa, de aspecto gelatinoso e transparente. É constituída principalmente por água e glicoproteínas e uma parte fibrosa, de natureza protéica, as fibras do conjuntivo.
Funções
Algumas de suas funções: Fornecer força, elasticidade e sustentação; remover células sanguíneas desgastadas (baço) e micróbios (linfonodos); permitir a distensão de órgãos; contribuir para o movimento articular e ainda com a flexibilidade e sustentação; etc.
 
Subtipos ; Fibroblasto, Macrófago Mastócito Plasmócito
Tipos, Os principais tipos de tecidos conjuntivos são: frouxo, denso, adiposo, reticular ou hematopoiético, cartilaginoso e ósseo.
Tecido muscular
Caracteristicas : As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas células têm o formato alongado e promovem a contração muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo.
O tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.
 
Tipos de tecidos musculares. Os pontos roxos são os núcleos das células musculares.
 
O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sangüíneos.
O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo.
O Tecido Muscular é o responsável pelos movimentos corporais e constituídos por células alongadas que contem grande quantidade de filamentos citoplasmáticos responsáveis pela contração. As células musculares são de origem mesodérmica e sua diferenciação sofre processo de alongamento gradativo com síntese de proteínas filamentosas.
Tecido nervoso
 
As células do tecido nervoso são denominadas neurônios, que são capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso.
Os neurônios têm forma estrelada e são células especializadas. Além deles, o tecido nervoso também apresenta outros tipos de células, como as células da glia, cuja função é nutrir, sustentar e proteger os neurônios. O tecido é encontrado nos órgãos do sistema nervoso como o cérebro e a medula espinhal.
 
introdução
 
O tecido nervoso é um conjunto de células do corpo humano, responsável por executar tarefas específicas em nosso organismo. Esta complexa estrutura é de fundamental importância para o bom funcionamento de nosso corpo, pois desempenha funções fundamentais, principalmente relacionadas a coordenação das atividades corporais.
O tecido nervoso é composto por dois tipos de células: neurônios e células da neuroglia.
 
Funções do tecido nervoso
 
- Receber os estímulos externos e internos;
 
- Transformar os estímulos recebidos em impulsos nervosos;
 
- Passar estes impulsos nervosos para órgãos e tecidos responsáveis por executar as ações necessárias;
 
- Controlar de maneira direta e rápida as principais partes do corpo;
 
- Permite aos seres humanos a interação com o meio ambiente e outros seres vivos.
 
Os neurônios e suas funções
 
Também conhecidas como células nervosas, os neurônios são os responsáveis por receber os estímulos externos e internos e transformá-los em impulsos nervosos. Os neurônios também fazem a passagem destes impulsos para outros neurônios, glândulas e fibras musculares.
 
Os neurônios são compostos por três partes:
 
- Corpo celular: possui núcleo e outras organelas.
 
- Dendritos: prolongamentos celulares curtos e ramificados. São eles que recebem as informações de outros neurônios ou dos receptores sensoriais.
- Axônios: Fazem o transporte dos impulsos nervosos. Geralmente são finos e de formato longo e cilíndrico.
 
Neuróglia
 
Também conhecida como célula neuroglial, desempenham várias funções importantes em nosso organismo. São estas células que colaboram para a manutenção de um ambiente químico propício para a produção dos impulsos químicos. Elas também desempenham papel fundamental na proteção do sistema nervoso central contra determinadas doenças.
 
Curiosidades
 
- Os vegetais não possuem tecido nervoso, pois este é exclusivo dos animais.
 
- A palavra neurônio deriva do grego “neuron”, que significa nervo.
 
- As sinapses são as áreas de conexão química entre neurônios, entre neurônios e fibras musculareas ou entre neurônios e células glandulares.
Funções sensitivas
Estímulos e diversos tipos de informações são captados por receptores sensitivos (também conhecidos como neurônios receptores ou aferentes) do nosso corpo. Um ferimento na pele, uma inflamação, aumento e diminuição de temperatura externa e até mesmo um simples arranhão são captados por estes receptores. Os neurônios sensitivos levam quase que instantaneamente estas informações e estímulos para o encéfalo e ou medula espinal.
 
Funções integradoras
 
Células nervosas específicas, principalmente os interneurônios (também conhecidos como neurônios conectores), realizam a análise, processamento e armazenamento destes estímulos e informações captados pelos receptores sensitivos. Estas células também atuam na preparação de uma resposta do organismo para a situação que está ocorrendo.
 
Funções Motoras
É a última etapa do processo do sistema nervoso para um estímulo. É a resposta do sistema nervoso, que é executada pelos neurônios motores (também conhecidos como neurônios eferentes ou efetuadores).Células e órgãos efetores, que estão em contato com os neurônios motores, recebem uma informação do cérebro e executam uma ação de acordo com a situação que está ocorrendo.