Buscar

Resumo de Diego Fernandes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Diego Guedes Fernandes
Resumo, Capitulos 1 e 2.
Livro: Politica. quem manda, porque manda, como manda.
Autor: João Ubaldo Ribeiro
 A busca pelo significado amplo de politica apenas como algo relacionado ao poder não chega a ser satisfatorio. Os americanos, muito praticos, costumam dizer que “ o poder é a capacidade de influenciar o compostamento das pessoas”. Seria a politica, um processo atraves do qual interesses são transformados em objetivos e os objetivos são conduzidos á formulação e tomada de decisões efetivas, decisões que “vinguem”. Em linguagem mais formal, o que interessa é o processo de formulação e tomada de decisões. Pode-se afirmar que a Politica tem a ver com quem manda, por que manda, como manda. Afinal mandar é decidir, é conseguir consentimento, apoio ou ate submissão. Mas tambem persuadir.
 A politica fica então vista como o estudo e a pratica da canalização de interesses, coma finalidade de conseguir decisões. Nenhum homem pode assumir sua humanidade fora de uma estrutura social, ainda que minima. E nenhuma estrutura social pode existir sem alguma forma de processo politico. È impossivel que fujamos da politica, È possivel, obviamente, que desliguemos a tevisão, se nos aparecer algum politico dizendo algo que não estamos interessados em ouvir. Isto, porem, porem, não nos torna “ apoliticos “, como tanta gente gosta de falar. Torna-nos, sim, indiferentes e, em ultima analise, ajuda a que o homem que esta na televisão consiga o que quer, já que não nos opomos a ele.
 Fato é, que, estamos imersos num processo politico que penetra todas as nossas atitudes, toda a nossa maneira de ser e agir. Com algum esforço, podemos perceber em que medida estamos submetidos e podemos atuar politicamente, para procurar alterar a situação, se ela contraria o nosso interesse. Assim, quando estamos pensando em cuidar de nossa vida apenas, sendo “ apoliticos “, na verdade estamos somente com a vista curta ou então somos comodistas, não achando que as coisas estão tão ruins assim, para que procuremos fazer algo para mudá-las.
 A politica não se ocupa de todos os processos de formulação e tomada de decisões, mas somente daqueles que afetem, de alguma forma, o conjunto dos cidadões. Portanto ela é a condução da nossa propria existencia coletiva, com reflexos imediatos sobre nossa existencia individual. Os politicos no sentido amplo, somos todos nós, cidadãos, mesmo que não queiramos ou saibamos.
Opinião Particular sobre o tema: Eu, particurlamente me interesso muito pelo tema, assisto reportagens, tenho opinião formada, e ate, se possivel um dia, seria capaz de me candidatar para algum cargo politico, todos, podemos fazer algo bom para o proximo, mas em um cargo politico, essa possibilidade se torna maior.
Respostas ao questionario.
1_ Sim, não nesessariamente quem esta exercendo o poder esta com a razão, apenas ele detem meios econimicos, coercitivos ou ideologicos.
A obediencia é sim uma coisa imposta pela sociedade.
2_ Sim, exemplo disso é que hoje estou desempregado, pode ter cido um fato ou um erro na politica economica do meu pais.
3_ Sim, fato politico, há uma relação de poder ideologica, influenciado pela cultura conservadora, costumes erroneos da sociedade.
4_ Sim, a Coletividade forma opiniões com base na religião, culturalmente a pessoa que não segue um modelo, é , muitas vezes excluidos ou mal vistos pela sociedade.
5_ Sim, ele age ou atua votando e participando dos projetos que os outros deputados apresentão, cabe a nos, julgar se aquele modelo de parlamentar esta de acordo com nossa avaliação.
6_ Não, seu trabalho mesmo que ideologicamente tenha cido desenvolvido por outra pessoa, ele, atraves da sua atuação, age politicamente, mesmo sem saber.
7_ Não, querendo ou não, nossas decisões, na maioria das vezes, influencia na vida do proximo.
8_ Sim, pois envolve poder, influenciada por uma cultura machista, de desvalorização da mulher.

Outros materiais