Buscar

Estudo de caso dez 2017

Prévia do material em texto

Estudo de caso: Leia as referências bibliográficas indicadas no estudo de caso e discuta a seguinte situação Problema: 
 Em uma sala de aula de um colégio da periferia de uma metrópole brasileira, um professor que trabalha com a disciplina de Artes com turmas de 4º e 5º anos se depara com um cenário totalmente diferente de sua realidade. Alunos com defasagem de conteúdo, e baixo repertório em sua disciplina. No entanto, percebe que seu público, os alunos, apresenta uma forte relação com a comunidade e com a realidade local, além de contar com um amplo espaço aberto na escola fora de sua sala de aula. Diante deste cenário, como o professor pode traçar estratégias pedagógicas que contemplem a realidade local, mas que também contemplem as diretrizes curriculares para a disciplina de arte 
QUESTÃO NORTEADORA:
1 – Uma estratégia pedagógica poderia ser a elaboração de um trabalho interdisciplinar entre arte e educação-física, em que o professor de arte trabalharia com a Cultura do Hip-Hop, de maneira tal que na visualidade o professor tome como princípio o graffiti, tema este que seria trabalhado de forma concomitante com a dança do break, executada e treinada pelo professor de Educação-Física no pátio? 
2 – Uma estratégia pedagógica poderia ser a elaboração de um trabalho interdisciplinar entre arte e educação-física, em que o professor de arte trabalharia com a Cultura Erudita, de forma tal que na visualidade o professor tome como princípio o conceito de idealismo, que poderia ser trabalhado de forma concomitante com a dança clássica de salão executada e treinada pelo professor de Educação-Física no pátio? 
3 – Uma estratégia pedagógica poderia ser a elaboração de um trabalho interdisciplinar entre arte e educação-física, mas sem a troca de informações prévias entre os professores, de forma a possibilitar uma reflexão sobre o improviso, e os pontos de tangência entre as linguagens de  artes visuais e dança? Escolha UMA dessas três estratégias e comente a eficácia da possibilidade escolhida em uma única resposta-texto. 
Através da observação o professor chegou ao diagnostico sobre o conhecimento de artes dos alunos, que como especificados no texto são deficitários. Ao mesmo tempo os alunos vivem e conhecem muito bem o ambiente e a realidade da própria comunidade.
Para trabalhar o grafite melhor começar por sua historia.
Após conversa e planejamento com o professor de educação física, sobre como trabalhar a realidade dos alunos e comunidade.
Chegando a conclusão de que os alunos podem elaborar e ajudar a construir danças relacionadas com o hip hop.O professor de educação física ira conduzir esse trabalho fazendo a mediação entre o conhecimento especifico da área e a cultura e conhecimento da comunidade.
Os alunos irão escolher a musica a ser trabalhadas nas próximas aulas de educação física juntamente com o professor, que estabelecera parâmetros para a escolha da mesma, sendo que esse trabalho será apresentado para os demais colegas da escola em determinada data estabelecida pelos professores e direção da escola.
O professor de educação física aproveitara a oportunidade de trabalhar esse gênero de musica para aperfeiçoar nos alunos a lateralidade e a visualização do próprio corpo no espaço que a dança permite tendo como referencia o posicionamento do colega na mesma dança.
Será trabalhada a questão da colaboração entre os pares participantes dessas aulas. Cada aluno devera se reconhecer-se como individuo que participa e colabora na construção da atividade, tendo os movimentos, expressões a e musica como algo que fala de sua visão de realidade e sonhos para serem realizados no futuro.
Durante as aulas desse projeto os alunos terão a oportunidade de observarem que a dança pode ser um meio de expressar e comunicar algo para quem assisti. Que a dança transmite uma mensagem do que acontece, de como se entende o presente e de como o grupo gostaria e quer que seja esse presente e o futuro que os aguarda.
Dentro da sala de aula a professora de artes pode começar com a historia dos desenhos feitos em lugares não muito convencionais.
Os mesmo são elaborados desde a Roma antiga onde se faziam desenhos em paredes, ou seja, essas paredes não tinham a finalidade de receber esses desenhos.
Ou seja, é uma atividade que já vem de longa data, ou seja, uma atividade praticada por antepassados.
A professora poderá trabalhar a questão do respeito aos espaços públicos lembrando que devemos praticar o grafite que é considerado uma arte com autorização dos proprietários dos muros ou paredes existentes na cidade.
Os alunos deveram redigir uma carta para a direção da escola pedindo autorização para praticarem essa arte em parte dos muros da escola.
Diante dessa autorização a turma poderá antes de tudo fazer uma pequena pesquisa na internet na sala de informática da escola sobre o que é o grafite. Qual a finalidade dessa arte visual e como isso se encaixa na sua comunidade.
Como essa arte vem de longa data e passa por muitos lugares isso se torna algo muito rico em informações para serem trabalhadas com a turma.
Após a pesquisa conversa e uma redação para sintetizar o aprendizado os alunos farão desenhos em folhas brancas com o tema: “Grafite, Como seria seu desenho?”
Os desenhos depois de prontos podem ser colocados no quadro para a apreciação de todos.
Conhecendo um pouco da historia e tendo uma experiência de desenhar com esse tema os alunos já podem realizar a arte no muro da escola devidamente autorizado pela direção.
O espaço deve ser dividido e trabalhado por grupos formados na sala, antes de irem para a externa os alunos organizados em grupos devem discutir o tema que será tratado no desenho do grupo sendo que devem entrar em um consenso com a mediação da professora.
Feito isso todos estão preparados para a área externa onde poderão ter a experiência de praticar a arte do grafite no muro da escola.
Os professores de artes e educação física realizam os trabalhos em consonância com o tema e o tempo do projeto.
Ao termino das aulas para a construção da dança e do grafite a turma poderá apresentar a dança e o desenho do grafite para a escola toda.
Ao final do projeto os alunos vivenciaram o aprendizado corporal, a solução dos problemas proposto em equipe,percebendo a si mesmo e aos outros no contexto das aulas,sentindo a importância de sua própria participação e o respeito a opinião do colega
As Diretrizes Curriculares especificam que os conteúdos devem ser tratados, na escola, de modo contextualizado, estabelecendo-se, entre eles, relações interdisciplinares. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. O uso de graffiti seria muito legal, poderia num primeiro momento pesquisar a cultura local e a partir daí idealizar como serão designadas as tarefas. A turma pode ser incentivada a escolher os tipos certos de desenhos artísticos que tenham a ver com a história e cultura da comunidade Assim que estiver definido o que os grafiteiros farão, é hora de incluir o professor de educação-física para determinar, diante do contexto da cultura local e do que ficou definido nas expressões artísticas dos grafiteiros, o ritmo dançante que apresentarão. Pode-se incluir nessa estratégia pedagógica todos da comunidade escolar, criando assim o dia D da Criatividade Artística.
Lembrando que em qualquer atividade que será desenvolvida no ambiente escolar(sala de aula) e essencial a troca de informações entre professor e aluno No entanto tem que haver uma boa interação entre ambos, pois e muito Importante que professor é aluno tenham uma boa relação para que Seus ensinamentos se tornem mais produtivos. A troca de experiência Entrem eles também e importante.Antes de iniciar qualquer atividade Em sala de aula é de extrema importância que o professor faça o Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação Ao conteúdo será ministrado na aquela aula, um bom educador jamais vai Improvisar qualquer conteúdo em sua sala de aula principalmente na aula de educação física ou de arte ele já tem que ter tudo planejado e pra isso que existe Planejamento pedagógico. Para trabalhar o grafite melhor começar pela historia de cada aluno Pois eles vivem e conhecem muito bem o ambiente e a realidade da própria comunidade, desta maneira ficara mais fácil de trabalhar com os mesmo. O professor deve ter uma conversa com o professor de educação física. Sobre como trabalhar a realidade dos alunos e comunidade. Deve ser feito um planejamento sobre o conteúdo que será ministrado nesta aula A dança é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. "É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez”, E o melhor: o trabalho pode ser feito com turmas de todas as idades e de forma interdisciplinar, envolvendo as aulas de Artes e de Educação Física. O mais importante, no entanto, não é convencer a turma a ensaiar para se apresentar no final do ano. "A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço”, o coreógrafo e professor. "A dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente Os alunos podem elaborar e ajudar a construir danças relacionadas com o hip hop. O professor de educação física ira conduzir esse trabalho fazendo a mediação entre o conhecimento especifica da área e a cultura e conhecimento da comunidade. Os alunos irão fazer a escolha da musica que será trabalhada na próxima aula de educação física juntamente com o professor, que estabelecera parâmetros para a escolha da mesma, da também para trabalhar na educação física aproveitara a oportunidade de trabalhar esse gênero de musica para aperfeiçoar nos alunos a lateralidade e a visualização do próprio corpo no espaço que a dança permite tendo como referencia o posicionamento do colega na mesma dança. A professora aproveitara para falar de sua visão e da realidade e sonhos para serem realizados no futuro. Fazer os alunos compreender que a dança transmite uma mensagem e muitas vezes expressa sentimentos. A professora pode trabalhar também a questão do respeito aos espaços públicos do ambiente escolar e aos demais neste momento a professora poderá fazer uma aula de arte com grafite no muro e paredes da escola com autorização dos funcionários da mesma. Sempre explicando para a turma a importância da arte e que ela vem de longa data explicar também qual a finalidade dessa arte visual e como isso se encaixa na sua comunidade. Diante dessa autorização a turma poderá antes de tudo fazer uma pequena pesquisa na internet na sala de informática da escola sobre o que é o grafite. Qual a finalidade dessa arte visual e como isso se encaixa na sua comunidade. Solicitar quer os alunos façam uma pesquisa sobre Grafite Após a pesquisa pedir que eles os alunos façam um desenho de sua autoria com “Grafite, Os desenhos depois de prontos serão exposto no mural da escola para apreciação de todos.
A importância, de se trabalhar musica em sala de aula ou seja introduzir junto com a disciplina de arte o professor pode utilizar varias culturas regionais de sua comunidades essas questões torna enriquecedora para o conhecimento dos alunos no seu processo de ensino e aprendizagem . Pode implementar junto a musica alguns desenhos que sugerem informações relevantes que possibilita uma interação entre o professor e aluno, outra informação importante e encaminhar as turmas ate a sala de informatica e ensinar os aluno a fazer pesquisa sobre musicas e artes e como fazer os versos para formalizar a musica devidamente e fundamental usar a musica introduzindo a cultura regionais com os seus valores possibilitando assim o respeito pelas suas crenças e religiões , podendo criar junto a secretaria de educação e cultura um programa a musica na escola junto a disciplina de arte sem sobra de duvida a musica faz parte da arte e cultura
A Dança na escola deve seguir um caminho de desvelamento, como potencialidade individual do educando com ele, e com o mundo. Existindo de várias formas na sociedade, a Dança como manifestação expressiva e cultural, chegou as escolas e currículos, no entanto, sem uma determinação de como essa linguagem deveria ser desenvolvida. Com essa abertura foi possível a construção de um Projeto de Dança – Educação pelo olhar de dois teóricos: Paulo Freire e Helenita de Sá Earp. Neste Projeto intenciona-se a construção de um corpo que se aproprie de sua linguagem e numa ação crítica estabeleça um diálogo com o mundo através da Dança. A dança é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. "É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez”, E o melhor: o trabalho pode ser feito com turmas de todas as idades e de forma interdisciplinar, envolvendo as aulas de Artes e de Educação Física. O mais importante, no entanto, não é convencer a turma a ensaiar para se apresentar no final do ano. "A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço”, o coreógrafo e professor. "A dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente Os alunos podem elaborar e ajudar a construir danças relacionadas com o hip hop. O professor de educação física ira conduzir esse trabalho fazendo a mediação entre o conhecimento especifica da área e a cultura e conhecimento da comunidade. Nossa prática pedagógica requer uma diversidade de atividades (artes, música, teatro, dança, fotografia, imagens, literatura, audiovisuais, midiáticas, etc.), de motivação, de incentivo e de estímulo, para que estes sejam prazerosos, significativos, frequentes, e possibilite à criatividade, a curiosidade, a fantasia e estejam relacionados às experiências de vida, além de considerar a prática social e cultural de cada indivíduo. A Biblioteca é um espaço educacional, cultural e recreativo/lúdico, além de apoiar as atividades didático-pedagó-gicas. É um espaço em que a literatura infantil informa e forma sem perder a ludicidade. Estimula o processo criativo, a imaginação e a ludicidade individual e coletiva. Incluem: os livros; os brinquedos, as fantasias, os jogos e os fantoches, e vai além do espaço biblioteca, havendo integração dos diversos projetos e ambientes da escola; faz parte de toda a estrutura, organização e rotina escolar. O espaço da Biblioteca é um dos lugares e momentos que proporciono a leitura, a contação de histórias (com diversos gêneros: rimas, poesia, folclore, lendas, clássicos, contos de fada, entre outros), o empréstimo de livros, vídeos e sempre mesclando com o lúdico e a aprendizagem. Os materiais são adequados à faixa etária, como: estantes ou caixas ou prateleiras baixas e de fácil acesso as crianças; tapete; colcha; almofadas; caixas; imagens; obras de arte; livros diversos; revistas; recursos audiovisuais; painéis de estímulos para as crianças; painéis de sugestões de literatura infantil; recursos diversos: fantasias, brinquedos, fantoches e outros. Também proporciono com acesso e altura adequada, os painéis de informações dos adultos, os painéis de literatura infantil, os painéis de obras de arte e das crianças, e outros painéis com diferentes imagens.

Continue navegando