Buscar

COMO APRESENTAR UM SEMINÁRIO ?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Como apresentar um seminário
 Para apresentar a um seminário é preciso a pessoa saber dominar o assunto, entender sobre o tema , saber transmitir o assunto para quem está vendo e para ajudar nisto fazer pesquisas para se aprofundar mais no assunto irá ajudar bastante, pesquisas que podem serem feitas em livros, revistas, jornais e internet, não importa , a qual será onde seja, o importante é ter o assunto adequado. Deve-se definir um roteiro , buscando definir suas ideias e pontos principais a serem abordados na hora da apresentação, se deve buscar idéias lógicas para serem apresentadas. È necessário treinar em casa, praticar o conteúdo, analisar o que se pode ser melhorado e ver se o assunto está sendo dominado. Ao fazer slides para apresentação, é necessário que eles estejam em sequência correta, optar principalmente para tópico, evitar colocar cores chamativas muitos gráficos e imagens.
 Para fazer a apresentação é preciso saber escolher a roupa adequada, sem nada chamativo, pois a única coisa a qual se deve chamar atenção é ao seminário, ao assunto abordado. Momentos antes da apresentação deve-se verificar o material, computador, microfone, ver se tudo está correto, para nada atrapalha-lo. No momento em que estiver apresentando, deve evitar gestos, gírias, palavras difíceis de entender, ter o conteúdo claro e objetivo, saber transmiti-lo para quem está assistindo e principalmente responder a todas as dúvidas de quem perguntar.
2 Tipos de conhecimento
 O conhecimento surgiu da necessidade do ser humano de querer saber como as coisas funcionam. É o ato de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Entre os tipos de conhecimentos estão : Científico, filosófico, religioso, empírico, tácito e senso comum. O conhecimento científico é aquele que pode ser comprovado, onde é feito pesquisa, investigado para saber se é realmente verdade, suas origens e seu valor. Este conhecimento consiste num saber ordenado, é determinada ideia ou teoria que deve ser verificada e comprovada , é um conhecimento falível, racional, objetivo e explicativo. O conhecimento filosófico é o conhecimento que nega a realidade, é baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, sobre questão subjetiva, imateriais como os conceitos e ideias. Justifica as coisas, coloca um porque. É fruto do raciocínio e da reflexão humana. O conhecimento religioso apoia doutrinas que contém declarações seguras e valorativas, não admite dúvida, pois o conhecimento religioso cessa e transforma o conhecimento filosófico. Esse conhecimento vem dar resposta ao medo e anseio do homem quando não consegue explicar.O conhecimento empírico é o conhecimento popular, um conhecimento adquirido através da observação. É um modo de conhecimento baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica. Obtidos no dia a dia, mediante experiências casuais, erros e acertos. 
 O conhecimento tácito é de modelo subjetivo e individual de conhecimento, que é adquirido ao cargo das experiências e vivências particulares de cada pessoa. É um conhecimento que é adquirido apenas a partir da experiência e tentativa, sendo desnecessário o uso de instruções escritas ou orais para aprender. O conhecimento tácito pode ser dividido em cognitiva e técnico. O técnico é como se fosse todas as habilidades informais do chamado know how (saber fazer) de cada pessoa. O cognitivo é a percepção de mundo criada por cada pessoa ao longo dos anos, como as crenças, filosofia. O Senso Comum , é aquele conhecimento passado de geração em geração, é pautado principalmente nas crendices populares, ideias e conceitos. É obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.
Como elaborar um Projeto de Pesquisa
. Objetivo do projeto de pesquisa é criar um caminho para alcançar a meta proposta, verificando previamente possíveis dificuldades e definindo formas de superar estes obstáculos. É um alvo móvel que será ajustado sempre que necessário
 Se deve primeiramente definir o tema e problematização. Elaborar resposta provisória para o problema, Definir os objetivos, sendo ele gerais e específicos. Da a Justificativa (indica a contribuição do trabalho). Escolher as ferramentas de pesquisa, fazer um levantamento bibliográfico de modo que dê suporte às ferramentas de pesquisa. Organizar cronograma e por fim as Indicações das referências, tudo conforme norma da ABNT.
4 Referencias
5 Citação 
 Existem duas formas de se fazer uma citação, existe a citação direta e a indireta. A direta ocorre quando a cópia é feita de forma integral, igualzinha a do texto de origem. Nesse caso, deve se citar primeiramente o último o nome do autor, o ano da publicação da determinada obra e o número da página de onde foi retirado. Essa citação sendo de até três linhas deve ser contidas entre aspas duplas. Já as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado, sem as aspas e com espaçamento simples entre linhas. 
 A Citação indireta ocorre quando é feita a paráfrase do texto original, ou seja, o trecho é reescrito com outras palavras, mas mantendo seu sentido. Se pode dizer que é uma espécie de tradução dentro da própria língua. Nesse caso, se deve citar o último nome do autor do texto e o ano de publicação da obra. O número da página só é colocado se a pessoa quiser, é opcional, e as aspas ou o recuo não são usados.
6 Pesquisa Científica
. Pesquisa significa “procurar com perseverança”, a pesquisa científica é a realização de uma investigação planejada, é um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos, é explicar, prever ou controlar um determinado fato ou fenômeno. O conhecimento científico é fatual ( lida com fatos), é geral, é sistemático (construído com base de conceitos que se relacionam de uma forma completa e ordenada). É acumulativo (seleciona conhecimentos adquiridos anteriormente como base para novas pesquisas), é verificável (deve ser confirmado por observações), e por fim, é útil onde deve ser relevante. Quanto a abordagem, a pesquisa científica pode se qualitativa ou quantitativa, a pesquisa quantitativa focaliza uma quantidade pequena de conceitos e utiliza procedimentos estruturados e instrumentos formais para coleta de dados, e faz análise de dados numéricos através de procedimentos estatísticos, já a qualitativa tenta compreender a totalidade do fenômeno, mais do que focalizar em conceitos específicos, essa pesquisa coleta dados sem instrumentos formais e estruturados, além de analisar as informações narradas de uma forma organizada e mais intuitiva
 Entre os tipos de pesquisas estão a pesquisa exploratória que é toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenômeno, como saber como uma árvore cresce. Essa pesquisa permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o assunto a qual será pesquisado. A pesquisa descritiva, a que tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Tem a pesquisa explicativa, que explica o porquê, a razão dos fenômenos, aprofunda o conhecimento de uma dada realidade, se encontra mais direcionada para as ciências físicas e naturais. Esta pesquisa utiliza as formas relativas à pesquisa experimental.

Outros materiais