Buscar

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO PDCV 2° BI FINAL

Prévia do material em texto

GRADUAÇÃO EM PSICOLÓGIA
DOCUMENTO DE PSICOLOGIA – OBSERVAÇÃO NATURALISTA 
ORIENTADOR: 						
SÃO PAULO – SP
2016
	
INTRODUÇÃO
O trabalho foi elaborado pelo grupo de alunas do primeiro semestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista – Unidade Sorocaba, onde realizaram a observação naturalista não participante. A pesquisa foi realizada com duas crianças da terceira infância uma menina de 6 anos e meio e um menino de 7 anos, vamos nos referir a eles como menina de amarelo e menino de azul. Conforme as crianças realizavam suas atividades observamos os aspectos físicos, perspectivos, cognitivos, de personalidade e social. O campo de desenvolvimento desse trabalho foi o grupo de escoteiro que se encontra no Parque Ecológico Matão em Votorantim - SP.
Este estudo de observações comportamental propõe um comparativo com a teoria aula e irá identificar a relação dos indivíduos com o meio onde estão inseridos através dos registros das alunas da Universidade Paulista utilizando o método dirigido pelo Professor e Psicanalista.
2. DESENVOLVIMENTO – SITUAÇÃO E TEORIA DA MENINA
FISICO 
SITUAÇÃO: Ao observarmos a menina de amarelo, de seis anos e meio era a mais nova e de baixa estatura do grupo de meninas e a mais magra, vimos um crescimento dentro do normal para a faixa etária, como ela está em desenvolvimento ainda vai crescer e ganhar gordura corporal. Notamos que em algumas situações, locais de piso mais rústico ela era mais cuidadosa ao andar, isso nos remete ao fato de que as meninas desenvolvem menos tecido muscular em relação aos meninos nesse período, conforme citado abaixo.
 “Entre 6 e 12 anos, as crianças crescem de 5 a 7,6 centímetros e ganham cerca de 2,7 quilos por ano. As meninas nessa faixa etária estão à frente dos meninos em sua taxa global de crescimento. Aos 12, as meninas atingiram cerca de 94% de sua altura adulta, ao passo que os meninos atingiram apenas 84% (Tanner, 1990). As meninas Têm um pouco mais de gordura corporal e um pouco menos de tecido muscular que os meninos. Embora essas sejam mudanças visíveis, os processos desenvolvimentistas que as conduzem costumam ficar ocultos.”
“À medida que a massa muscular aumenta na meninice, também aumenta a força. Meninos e meninas diferem na força em dois aspectos (Gabbard, 2008). Primeiro, os meninos superam as meninas em medidas de força, incluindo tarefas que envolvem. o uso dos músculos para aplicar pressão a um dispositivo usado para medir a força muscular (tais como a força da mão). Segundo, a proporção da força para tamanho do corpo é maior entre meninos. Assim, os meninos requerem menos esforço do que as meninas para mover seus corpos no espaço. Tanto meninos quanto meninas se tornam mais fortes durante a meninice, mas em média as meninas não se nivelam com os meninos. Além disso, na puberdade a diferença de força se alarga consideravelmente em favor dos meninos.”
 PERCEPTUAL: 
SITUAÇÃO: Observamos que a menina de amarelo era mais lenta nas atividades que exigiam velocidade, porem ela tinha mais coordenação e conseguia acompanhar as regras e realizar a atividade de maneira correta, de acordo com as orientações prévias. Durante as atividades, ficou bem claro que ela estava atenta, tanto ao instrutor como aos acontecimentos ao redor, aos colegas e o ambiente, podemos encontrar o comportamento apresentado na teoria.
 “Talvez ainda mais significativo seja o aperfeiçoamento continuo da coordenação motora fina da criança em idade escolar. Os aperfeiçoamentos da coordenação motora fina tornam possível escrever, além de desenhar, cortar e muitas outras tarefas e atividades. Algumas habilidades esportivas, tais como dar o saque no tênis, também envolvem coordenação motora fina. Esses usos habilidosos das mãos se tornam possíveis pela maturação do punho, que ocorre mais rapidamente nas meninas do que nos meninos (Tanner, 1990).”
“Finalmente, o gênero também deve ser levado em conta na escolha dos esportes para crianças em idade escolar. Durante a meninice, diferenças sexuais na maturação esqueletal e muscular fazem com que as meninas tenham melhor coordenação do que os meninos. Contudo, como dito anteriormente, elas têm menos resistência e um pouco menos força muscular do que os meninos. Assim, as meninas superam os meninos em esportes que requerem movimento coordenado, tais como ginástica, e os meninos são melhores quando a força e resistência são vantagens, como é o caso em todos os esportes que envolvem correr, pular, chutar e arremessar (Gabbard, 2008).”
 COGNITIVO
SITUAÇÃO: Ela era observadora e os olhos estavam sempre atentos ao seu redor e o que os lideres estavam explicando e pedindo. Ela conseguia aprender as regras das atividades. Notamos em uma das dinâmicas maior lentidão em relação ao grupo, por ser a menor, mostrava o esforço físico e satisfação ao concluir as atividades.
 “À medida que avançam na meninice, as crianças são capazes de se lembrar de listas cada vez mais longas de números, letras ou palavras. Na verdade, a memória das crianças funciona tão bem que seu testemunho sobre eventos que presenciaram geralmente é preciso o suficiente para ser considerado confiável em processos judiciais. Além disso, avanços no processamento de informações são influenciados pela escolarização formal (Cole, 2005). As demandas de memória da escola parecem facilitar todos os aperfeiçoamentos na capacidade de processamento de informações que acontecem entre 6 e 12 anos.”
 PERSONALIDADE E SOCIAL:
SITUAÇÃO: Na observação, levantamos a hipótese de a menina de amarelo ser uma criança calma e alegre, durante as brincadeiras ela distribuiu abraços nos tios que estavam coordenando; fazia tudo de maneira ordenada às instruções dadas nas dinâmicas. No inicio das atividades ela estava quieta e demorou um pouco para se soltar. Depois de um tempo percebemos que ela tem facilidade para fazer amizade, mesmo sendo um pouco tímida, ela ficava brincando de empurrar com um menino. 
“Contudo, existem alguns rituais de "violação de fronteiras" entre grupos de meninos e meninas, tais como nas brincadeiras de perseguição. Por exemplo, em uma sequência universal de interações, uma menina provoca um menino com uma afirmação do tipo "Você não me pega, não me pega". Depois, o menino a persegue e pega, para o deleite de ambos os seus grupos de mesmo sexo plenamente cooperativos (Thorne, 1986). Assim que seu breve encontro de gênero cruzado termina, tanto o menino quanto a menina retornam para seus respectivos grupos.”
“As amizades entre meninas incluem mais concórdia, mais obediência e mais autor revelação do que ocorre entre meninos.”
 “Contudo, o comportamento social das crianças parece ser mais importante do que a aparência ou o temperamento. A maioria dos estudos mostra que crianças populares se comportam de maneira positiva, favorável, não punitiva e não agressiva frente à maioria das outras crianças. Elas explicam coisas, levam os desejos de suas companhias de brincadeira em consideração? Se revezam na conversa e são capazes de regular a expressão de suas fortes emoções. Além disso, crianças populares costumam ser boas na precisa avaliação dos sentimentos dos outros (Underwood, 1997). A maioria também é capaz de considerar as situações da perspectiva dos outros (Fitzgerald e White, 2003).
3. DESENVOLVIMENTO – SITUAÇÃO E TEORIA DO MENINO DE AZUL
 FISICO
SITUAÇÃO: Ao observar o menino de azul percebemos que ele era um dos mais baixos do grupo de meninos e era magro, mas como podemos ver na teoria citada abaixo dos 6 aos 12 anos eles podem crescer e durante esse período ganhar quilos, também havia uma diferença nítida entre as meninas da mesma faixa etária, conforme similaridade concluída na teoria. 
 “Entre 6 e 12 anos, as crianças crescem de 5 a 7,6 centímetros e ganham cerca de 2,7 quilos por ano. As meninas nessa faixa etária estão à frente dos meninos em sua taxa global de crescimento. Aos 12, as meninas atingiram cerca de 94% desua altura adulta, ao passo que os meninos atingiram apenas 84% (Tanner, 1990). As meninas Têm um pouco mais de gordura corporal e um pouco menos de tecido muscular que os meninos. Embora essas sejam mudanças visíveis, os processos desenvolvimentistas que as conduzem costumam ficar ocultos."
 PERCEPTUAL: 
SITUAÇÃO: Durante as dinâmicas percebemos que o menino de azul era mais rápido quando exigia velocidade e resistência física, mas não conseguia se atentar às sequencias, regras e era descoordenado. 
 “Finalmente, o gênero também deve ser levado em conta na escolha dos esportes para crianças em idade escolar. Durante a meninice, diferenças sexuais na maturação esqueletal e muscular fazem com que as meninas tenham melhor coordenação do que os meninos. Contudo, como dito anteriormente, elas têm menos resistência e um pouco menos força muscular do que os meninos. Assim, as meninas superam os meninos em esportes que requerem movimento coordenado, tais como ginástica, e os meninos são melhores quando a força e resistência são vantagens, como é o caso em todos os esportes que envolvem correr, pular, chutar e arremessar (Gabbard, 2008).”
 COGNITIVO
SITUAÇÃO: O menino de azul tinha dificuldade de aprender as regras das atividades e às vezes ficava perdido, ele falava o tempo todo e se mexia , e quando não conseguia entender a brincadeira ficava no mundinho dele isolado. 
 “Sem dúvida, o desenvolvimento cognitivo fornece o alicerce intelectual necessário para a prática de atividades regidas por regras.”
“O segredo da autoestima, portanto, está no grau de discrepância entre o que a criança deseja e o que a criança acha que alcançou. Assim, uma criança que valoriza a habilidade nos esportes, mas que não tem estatura ou coordenação suficiente para ser boa nos esportes, terá uma autoestima mais baixa do que uma criança igualmente baixa ou sem coordenação que não dá tanto valor aos esportes. De modo semelhante, ser bom em alguma coisa, como cantar ou jogar: xadrez, não vai aumentar a autoestima de uma Criança a menos que ela valorize aquela habilidade particular.”
 PERSONALIDADE E SOCIAL
SITUAÇÃO: Agitado, impaciente e gostava de fazer graça para se exibir e tirar a atenção dos outros, conversava mais com meninos, gostava de competir nas brincadeiras e às vezes se isolava. Ele tentava ser comunicativo, falava com quem estava ao redor dele, mas não tinha muita atenção dos coleguinhas. 
 “Diferenças entre os sexos também caracterizam a interação entre um par de amigos. As amizades dos meninos parecem mais focadas na competição e no domínio do que as amizades das meninas (Maccoby, 1995). Na verdade, entre meninos em idade escolar, os pesquisadores observam mais competição entre pares de amigos do que entre estranhos o contrário do que se observa entre meninas.”
“Existem dois tipos de crianças rejeitadas. Crianças inibidas/rejeitadas percebem que não são estimadas pelos outros (Harrist, Zaia, Bates, Dodge e Pettit, 1997). Depois de repetidas tentativas de ganhar,aceitação, essas crianças por fim desistem e se tornam socialmente inibidas. Como resultado, elas com frequência experimentam sentimentos de solidão. Crianças agressivas/rejeitadas frequentemente são destrutivas e pouco cooperativas e em geral acreditam que são estimadas pelos pares (Zakriski e Coie, 1996).Muitas parecem ser incapazes de controlar a expressão de emoções fortes (Eisenberg et al.,1995; Pettit, Clawson, Dodge e Bates, 1996). Elas interrompem seus parceiros de brincadeira com mais frequência e de maneira sistemática deixam de se revezar”
4. CONCLUSÃO
Na aplicação do método de observação naturalista o menino e a menina da mesma infância têm características altamente relevantes e claramente diferentes, ambos da terceira infância. 
O local que escolhemos auxiliou na observação, pois os líderes dos escoteiros aplicam brincadeiras, estimulam o contato com a natureza e ensinam as crianças a fazerem novas amizades. Visando o processo de construção de identidade e caráter da criança com a família e na sociedade.
As crianças são separadas em quatro grupos nomeados conforme a idade, primeiro grupo são os Lobinhos de 6 anos e meio a 10 anos eles aprendem a trabalhos em grupo com brincadeiras desenvolvem suas competências, segundo grupo são os escoteiros de 10 a 15 anos onde eles começam a ter independência aprendem a construir suas barracas e saem para acampar, terceiro grupo Sênior de 15 a 17 anos onde as atividades são mais complexas e radicais e por último o quarto grupo Pioneiro de 18 a 21 anos, após desenvolver todas as competências citadas anteriormente vem a pratica através de boas ações, serviços sociais, lida com a natureza e cuidados com plantas, ajuda ao próximo e ser um bom cidadão. Todas as atividades são aplicadas com base no currículo de cada idade e pelo método utilizado, ficaram claros os pontos aos quais deveríamos observar.
Percebemos que as crianças dessa infância começam a criar consciência corporal e espacial gostam de brincar, de esportes e testar a força também é considerada fase de socialização quando começam a ir para a pré-escola e realizam trabalhos em pequenos grupos, estão abertos para o mundo essa é a fase de maior absorção e qualidade de aprendizagem. Dentro da terceira infância acontece a quarta crise “Produtividade versus Inferioridade” onde a criança descobre o seu “Eu Ideal” através das competências e virtudes e isso poderá refletir no seu futuro, pois é nessa fase que descobrirá suas qualidades e habilidades e começam a se interessar pelo mundo do trabalho e das profissões. 
RELATÓRIO 1
MENINA
A menina com seis anos e meio tem baixa estatura, branca e cabelo liso. Estava usando uma camiseta amarela, calça de moletom e chuteira, pois as atividades que ela realizou eram no campo e exigia uma veste confortável. 
Uma criança calma, alegre e afetuosa durante as brincadeiras distribuiu abraços nos instrutores. Possui boa percepção e estava atenta aos movimentos em seu redor, o cognitivo estava dentro da normalidade para a idade, pois ela conseguia assimilar a ordem e regras exigidas pelos instrutores para realizar as atividade, porem ao realizar as atividades notamos lentidão quando se tratava de velocidade, pelo fato de ser a mais nova do grupo, mas não fugia da normalidade para a idade e quando ela errava tentava fazer novamente até acertar.
No início das brincadeiras ela estava retraída, porém na segunda atividade se enturmou com o grupo. Ficou mais próxima dos meninos de idade superior a dela, e estava sempre perturbando os colegas com brincadeira de empurra-empurra. Ao se posicionar em fila ela não conseguia ficar parada, se colocava na ponta dos pés como quem está inquieta e ansiosa, mas tentando se controlar. Nas atividades em grupo ela participou de forma coerente e se empenhou para ganhar velocidade, pois sabia que não era muito ágil nesse aspecto. A menina de amarelo demonstrou qualidade emocional nos momentos de pressão e muito esforçada, sempre se empenhando e visando superar os próprios limites.
RELATÓRIO 2
MENINO
A criança escolhida para observação foi um menino de 7 anos, altura dentro da média do desenvolvimento correspondente para a idade, olhos castanho escuro, cabelos negros e pele morena clara.
Na observação ocorreram alguns fatos que o deixaram disperso, com isso ele não fixava a atenção em um só acontecimento. Como prévia de cada atividade havia uma orientação e ele estava sempre se movendo, mexendo-se de um lado para outro, colocando os braços apoiados na cabeça, movendo os pés, saindo da posição da fila inicialmente formada.
Foi notado que o menino é uma criança mais agitada, e destacava-se no grupo por seus movimentos mais rápidos e a falta de concentração. Por alguns instantes mostrou agressividade nas brincadeiras, chutando um dos pilares do local, “soquinhos” e empurrões nos colegas. Percebemos que após uma repreensão de um dos colegas ele se retirou da maioria das brincadeiras, mas detempos em tempos retornava “ pentelhando” um integrante. De início nas atividades ele havia mostrando até vergonha, com comportamento mais retraído, mas depois se soltou e ficou bem agitado e disperso no grupo, não respondia ao chamado do instrutor, era necessário chamá-lo várias vezes, ao fim da observação ele já estava mais isolado. Interagiu apenas com uns três integrantes do grupo de aproximadamente 25 crianças.
RELATÓRIO 3
MENINO
O menino com sete anos estava com uma camiseta azul, baixa estatura, moreno era um dos mais baixos da turma, estava usando shorts e tênis de trilha. Ele era rápido quando as atividades eram de competição e exigia velocidade, porém tinha dificuldade de entender as regras e não conseguiu acompanhar alguns comandos das atividades. Ele era muito curioso mexia onde não era pra mexer.
O garoto tinha temperamento forte era agitado, falava na hora que tinha que ficar em silencio, não conseguia ficar na postura quando fazia fila e não parava de se mexer ficava fazendo graça, dançando para os outros olharem para ele, fingiu que estava caindo e se jogou no chão. 
No começo das atividades ele fez amizade com a menina que também foi observada eles eram bem próximos, ele ficava sempre em volta dela, depois ela arrumou outros amigos e começou a se empenhar nas atividades e ele ficou isolado no mundinho dele. Tinha momentos que ele ficava olhando os movimentos dos amigos para tentar entender o que tinha que fazer, mas logo se dispersava e ia bagunçar. Atrapalhava os amiguinhos quando a atividade era em grupo porque não prestava atenção e não seguia as regras. 
RELATÓRIO 4
MENINA
Observamos uma menina de 6 anos. A respeito de seus aspectos físicos, se tratando da altura e coordenação motora, ela apresenta um desenvolvimento dentro da normalidade para uma criança da idade.
Dentre as características físicas ela possui cabelos castanhos na altura dos ombros, lisos, olhos castanhos e pele branca.
Durante a observação notamos que a menina manteve-se bem atenta ao ambiente. Sempre observando os acontecimentos do grupo, por vezes se colocou em posição de observação com um dos braços cruzado sobre o abdômen e apoiando o outro braço e a mão no queixo. Durante as dinâmicas do grupo ela se mostrou bem atenta aos comandos do instrutor. De imediato a absorção da informação parecia um pouco lenta com relação às crianças mais velhas da turma, porém a partir da segunda dinâmica no grupo, já se mostrou mais confiante e desenvolveu as atividades com melhor desempenho. Sempre na hora das instruções se mostrava atenta e concentrada durante as atividades.
Sobre a personalidade da menina, pôde-se observar que ela é uma criança calma, apesar de curiosa, em momentos e interagir com as outras criança, isso foi mostrado seu foco nas atividades e atenção com os demais colegas.
A interação da menina observada, de inicio foi um tanto retraída; ela parecia estar com vergonha. Após algumas brincadeiras ela ficou mais inclusa no grupo. Notamos que ela interagia mais com as crianças maiores, em especial os meninos. Havia um menino da mesma faixa etária e estatura que ela se identificou e com ele tinha algumas brincadeiras, cuidado, chamava a atenção, e o ensinava as vezes

Continue navegando