Buscar

processotrabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caso1Mévio, juiz do trabalho, indignado com determinadas situações que estão ocorrendo na Empresa Alfa,gostaria de instaurar reclamação R: Não poderá o Magistrado instaurar processo de ofício, uma vez que estaria violando o princípio da inércia judicial que aduz que nenhum juiz prestará tutela jurisdicional senão quando a parte ou interessado assim requerer, preceito aplicado no processo trabalhista.
caso2O sindicato da categoria profissional dos bancários celebrou com a categoria econômica correspondenteR: O sindicato de bancários utilizou-se da autocomposição que consiste em uma forma de solução de conflito, realizada pelos próprios interessados que um ou ambos decide por meio da desistência, submissão e transação. O Sindicato dos professores utilizou a heterocomposição que é uma forma de solução de conflito pelo qual uma da s partes elegem um terceiro para julgar a lide que a decisão e tomada por um terceiro que não auxilia nem representa as partes em conflito. Como na arbitragem e jurisdição.
caso 3 O viajante comercial Saulo pretende mover ação trabahista em face da sua empregadora Empresa Delta Ltda,
A)A ação deve ser proposta no local da filial em que o empregado esteja subordinado, ou na própria sede da empresa, se nela estiver trabalhando, caso h aja a falta de jurisdição trabalhista, o empregado deve se dirigir ao seu domicílio ou pra localidade mais próxima de onde reside. B)A justiça trabalhista é competente para julgar ação de danos morais, em conformidade ao que dispõe a súm. 392 TST e o artigo 114,CF
caso4Marcelo Antonio, por intermédio do seu advogado, ajuizou ação trabalhista postulando a condenação R: Sim, pois o advogado tem fé pública de acordo com as OJ 269 e 304 do SDI1 do TST a gratuidade pode ser requerida até a fase recursal bastando a simples declaração da parte ou do seu advogado na petição sem a necessidade da juntada da declaração de hipossuficiência.
Caso 5 Américo ajuizou uma reclamação trabalhista em face da empresa Gama, uma autarquia federal, tendo sida rejeitada pela partes A)Tendo em vista a presunção relativa de recebimento da notificação postal após o transcurso de 48 horas, conforme o artigo 774 da CLT, Américo teve seu tempo reduzido para a apresentação de defesa, podendo, como se trata de presunção relativa, constituir provas do recebimento após o transcurso do prazo de 48 hora s por demora proveniente dos correios. Tal ônus pertence ao destinatário, no teor da súmula 16 do TST.B) Por se tratar de autarquia federal, teria o prazo estipulado em dobro, ou seja, em 16 dias para recorrer.
caso6 Paulo ajuizou uma ação trabalhista que fora distribuída para a 1ª Vara do Trabalho do RJ,com valor da causa igual a 20sal.A)O rito do procedimento do ca so em tela será o ordinário, tendo em vista e m que figura como parte, em responsabilidade subsidiária, entidade autárquica federal pertencente a administração pública. Deste modo, conforme leciona o a rtigo 8 52-A da CLT, e m seu parágrafo único, não é cabível o estabelecime nto do feito sob o rito sumaríssimo. B)Sim, haja a vista que o autor é assistido por e ntidade sindical de sua categoria profissional, e que mesmo recebendo mais de um salário mínimo como renumeração, declara -se em situação econômica que não permite propor ação judicial sem prejuízo do seu sustento ou de sua família. Conforme teor da súmula 219 do TST
caso7Em audiência realizada em reclamação trabalhista, o micro empresário Moisés enviou comoR:Equivocou-se o nobre Magis trado, haja vista entendimento já muito consolidado pelo tribunal superior do trabalho de que, quando s e trata de reclamação contra microempresário, não se torna obrigatório o preposto ser empre gado do reclamado, expressão nítida na súmula 377 do referido tribunal. E ainda, conforme intel igência do parágra fo 1º do artigo 843 da CLT, não é necessário que o preposto tenha pre senciado os fatos, bastando, por então, o pleno conhecimento.
caso8Em sede de reclamação trabalhista o empregado pleiteou o recolhimento das contribuições Alega-se acerca da incompetência absoluta da justiça trabalhista para o julgamento da demanda, tendo em vista de que o teor da matéria versa sobre recolhimento de contribuições previdenciárias, a qual não cabe a justiça laboral julgá-la, nos termos da súmula nº 368 TST e do art. 876p.úCL T
Caso9 Um empregado ajuizou reclamação trabalhista postulando o pagamento de vale transporte, jamais concedido durante o R: Em uma acepção inicial, ter-se-ia o pensamento que no tocante aos requisitos indispensáveis a concessão do vale transporte, caberia o ônus probatório ao empregado, visto tratar-se de fato constitutivo ao seu direito, assim é expresso o art.373,I CPC e 818 CLT. Assim, restaria ao Reclamante demonstrar de forma clara que tem direito a receber o vale transporte, por morar distante ou algo congênere. No entanto, em recente súm460 TST, solidificou-se o entendimento que tal ônus pertence ao empregador (sociedade empresária).
Caso 10 Em sede de ação trabalhista de Sérgio em face da empresa Nova Coleção Ltda., o juiz julgou o rol de A)Poderia ser interposto o recurso ordinário, o qual possui efeito devolutivo, ao tribunal regional do trabalho competente, tomando -se por lastro no art. 1.013, 2º CPC, aplicado subsidiariamente na justiça trabalhista (art.7 69.Clt), que aduz sobre a possibilidade de interposição de apelação (no processo trabalhista é recurso ordinário)quando o pedido houver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, devendo o tribunal conhecer os demais. B)Poderá ser interposto o recurso ordinário adesivo, sendo este a bem verdade uma maneira de impugnar, ainda que tardiamente, quando se resta perdido o prazo, ou quando a parte decidiu inicialmente não recorrer. Assim, pode-se aproveitando o recurso da parte contrária,apresentar juntamente com as contrarrazões, o recurso adesivo.
Caso11Em reclamação trabalhista movida por empregado contra o exempregador, o pedido foi julgado procedente em parte e a sociedade empresáriaA)O recurso deve ser declarado deserto, uma vez que a comprovação do depósito recursal não ocorrera no prazo de oito dias. Assim é que pode se extrair da sú245 TST. B)Neste caso, é possível a interposição de agravo de instrumento para destrancar o recurso, devendo ser juntado no prazo de oito dias corridos. Assim, como se trata de decisão de juízo singular de primeira instância, o agravo será julgado pelo tribunal que seria competente para conhecer o recurso cuja interposição fora negada. Assim é o que dispõe o art 897 e sgnts, CLT
caso12Em sede de ação trabalhista movida por Célio em face da Madeireira A)Nos termos do Art. 879, § 2º,CLT, é facultado ao juiz abrir prazo para as partes se manifestarem sobre a conta de liquidação, sob pena de preclusão. Tal, cotejado com o Art. 884, § 3º, deixa evidente que, se o juiz abrir prazo e a parte nada fizer, ocorrerá a preclusão e a matéria não poderá ser arguida em sede de embargos à execução. Portanto, a parte autora deverá alegar a preclusão para impugnar a conta de liquidação em sede de embargos à execução conforme Art. 879,CLT.B)Caberá Agravo de Petição, conforme Art. 897, a, da CLT.
Caso13 Maura foi empregada doméstica durante cinco anos na residência da família Pedrosa A)o recurso cabível é o agravo de petição que deve interposto no prazo de 8 dias corridos, devendo ainda ser requerido o seu efeito suspensivo, conforme disposição do art.897 CLT B)Pode-se alegar no recurso do agravo de petição que o imóvel é bem de família, não sendo passível por então a ocorrência da penhora, em consonância ao que aduz o art.1.715 do CC , não ha possibilidade de penhora do único imóvel do devedor por créditos de trabalhadores domésticos
caso 14 Lucas é dirigente sindical e empregadoda sociedade empresária que o contrata como advogado. Na consulta, resta esclarecido que A) Primeiramente deve-se requerer o início de inquérito judicial para apuramento da falta grave cometida e em consonância com o pedido de suspensão do mesmo até o término do feito, em conformidade com o que declara os art.853, 494 e 543, CLT e a súm379 TST. B) Conforme disposição do art,821 CLT, as partes poderão arrolar até no máximo seis testemunhas.
caso 15 Prolatada sentença, impugnada via recurso recebido apenas em seu efeito devolutivo A) A solução é o ajuizamento da Ação de Cumprimento, conforme art. 872,CLT, considerando o entendimento da S 246 TST.B) A prescrição é deflagrada a partir do trânsito em julgado da sentença normativa prolatada no dissídio coletivo, conforme entendimento consubstanciado na Súmula 350 do TST.

Outros materiais