Buscar

Resumo bioquímica experiências práticas

Prévia do material em texto

Ph e tampões parte 1
• Ácido: substância que em meio aquoso libera íons H+; espécie química que doa prótons
• Base: substância que em meio aquoso libera íons OH-; espécie química que recebe prótons
• Ionização da água: a ionização é uma reação química que ocorre entre moléculas, formando íons que não existiam anteriormente. Todo ácido colocado em água irá formar íons. O hidrogênio do ácido é atraído pelo oxigênio da água (geralmente o composto mais eletronegativo) formando o H+ (H3O+) conhecido como cátion hirdônio deixando o outro composto (que estava junto do H formando o ácido) em forma do ânion.
• Definição de Ph E pKa:
- Ph: é o potencial de hidrogênio, uma medida para indicar se há muito ou pouco H+ na substância, então pode indicar a acidez da substância pela escala de Ph que vai de 1 a 14
Ph: - log[H+] 
- Pka: está relacionado a ácidos uma vez que “Ka” significa a constante de acidez, portanto o pKa significa o ph do ácido. Que pode ser expressado pela formula: 
pKa = - log Ka 
Então quanto menor o o Ka maior sera o pKa.
• Soluções Tampão:
São soluções mistas em que um ácido e seu sal estão presente e ambos são capazes de influenciar no Ph da solução. A solução tampão tem uma espécie de reserva de ânions prontos para se ligarem aos H+ que serão liberados, o que irá neutralizar a solução, ao invés de permitir que a liberação de H+ tornasse o meio ácido.
• Equação de Henderson-Hasselbach:
Para um ácido HÁ tem-se a fórmula: 
Ph = pKa + log [A-]/ [HÁ] 
Onde A- é o ânion do ácido e HÁ o ácido não dissociado.
• Proteínas e aminoácidos:
Proteínas são os principais agentes da função biológica. Possuem estruturas diversificadas:
- Primárias: sequência de aminoácidos ligados por ligação peptídica 
- Secundária: α-hélice e folhas β
- Terciária: arranjo tridimensional de uma cadeia peptídica, ligações de enxofre ou pontes dissulfeto
- Quaternária: arranjo tridimensional de todas as cadeias peptídicas, basicamente a união de varias estruturas terciarias 
• Ninhidrina: reage com grupos aminos
• Biureto: a reação do biureto se deve ás ligações peptídicas, ocorre quando há mais de duas ligações peptídicas.
 
• Hemoglobina:
Possui 4 subunidades, duas α e duas β, as quais são extremamente importantes para sua função que é de transporte de oxigênio dentro do organismo. Para isso apresenta uma propriedade chamada de cooperatividade: quando uma das subunidades se liga ao O2 muda sua conformação para que as outras subunidades possam se ligar mais facilmente. Em baixa pressão de O2 a Hemoglobina libera oxigênio, e se satura quando a pressão é alta, motivo pelo qual apresenta curva sigmoide. A presença de H+ CO2 e BPG diminuem a afinidade da hemoglobina por O2, uma vez que favorecem o estado T (da hemoglobina desoxigenada).
 • Mioglobina:
Já se encontra saturada mesmo em baixas pressões de O2, uma vez que fornece Oxigênio para os músculos e há grande gasto do mesmo imediatamente, por esse motivo apresenta curva hiperbólica.
• O uso de pipetas:
Na utilização de pipetas forma-se menisco: curvatura vista na parte superior dos líquidos no interior de vidrarias.
• Capilaridade: 
A tendência apresentada por líquidos de subir ou descer por um tubo fino, resultado da interação das moléculas da agua com o vidro. A molécula do vidro atrai o liquido que começa a alinhar-se com o tubo, consequentemente subindo.

Continue navegando