Buscar

Síntese de lipídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Síntese de lipídeos
	Os lipídeos são importantes no organismo, pois possuem funções de reserva energética, estrutural (constituem a membrana) e servem como base para alguns hormônios.
	A síntese ocorre no citoplasma de células do rim, fígado, cérebro, pulmão, glândula mamária e tecido adiposo. Não é o reverso da β-oxidação, pois é catalisado por diferentes enzimas.
Síntese de malonil-CoA: 
	O principal precursor para a síntese é a formação de malonil-CoA (molécula de 3 carbonos ligado a coenzima A), que é catalisada pela enzima bacteriana acetil-CoA-carboxilase. Essa enzima é constituída por três subunidades polipeptídicas distintas, sendo um deles um grupo prostético denominado biotina, na qual sem esse a enzima perde sua função, além da porção biotina carboxilase e trasncarboxilase. 
	Um grupo carboxil derivado do bicarbonato é transferido para a biotina em uma reação dependente de ATP. O grupo biotinila age como transportador temporário de CO2, transferindo-o para o acetil-CoA gerando malonil-CoA.
	Ao final da reação a acetil-CoA-carboxilase estará livre para próxima reação e uma molécula de malonil-CoA para a síntese.
De onde o acetil-CoA é proveniente:
	O acetil-CoA é formado a mitocôndria a partir da oxidação de piruvato e do catabolismo dos esqueletos carbônicos dos aminoácidos. O acetil-CoA reage com o oxaloacetato formando um citrato, catalisado pela enzima citrato-sintase. Assim o citrato consegue atravessar pela membrana interna por meio de um transportador de citrato. Já no citosol, o citrato sofre uma clivagem, pela enzima citrato-liase dependente de ATP, resultando em acetil-CoA e oxaloacetato novamente. O oxaloacetato não possui transportador para dentro da mitocôndria, então é reduzido à malato pela enzima malato-desidrogenase citosólica (oxidação de NADH a NAD+) e só assim pode retornar para a matriz mitocondrial através de um transportador malato-α-cetoglutarato. Na matriz esse malato é reoxidado (redução NAD+ a NADH) para oxaloacetato pela enzima malato-desidrogenase mitocondrial.
	Caso haja uma baixa concentração de NADPH, o malato não entrará para a mitocôndria, mas será convertido pela enzima málica a piruvato, que só então entrará para a matriz, pois nessa conversão de malato a piruvato há a redução de NADP+ e a utilização de ATP, pela enzima piruvato-descarboxilase, dentro da matriz para conversão de piruvato a oxaloacetato. Essa falta de NADPH indica algum problema com a via das pentoses fosfato, que fornece NADPH para a síntese.
Síntese de ácidos graxos:
Ácido graxo sintase é um complexo enzimático composto por sete diferentes enzimas. A ACP é a porção responsável por carrear acilas, tendo um grupamento tiol (-SH), importante para ligar covalentemente ácidos graxos, que está presente numa fosfopantoteína como grupo prostético.
1ª etapa: É a transferência do acetil do acetil-CoA para o resíduo de cisteína da porção Ks.
2ª etapa: É a transferência do grupo malonil do malonil-CoA, provinda da ação da enzima acetil CoA carboxilase, para a porção ACP.
	Nessa fase diz-se que a enzima está ativa, pois seus dois substratos principais estão ocupados, o acetato (acetil, 2C) no resíduo de cisteína e o malonato (malonil, 3C) na fosfopantoteína.
3ª etapa: Condensação: Ocorre a condensação de ambos os grupos e promove uma descarboxilação. O produto de 4C gerado fica ligado a fosfopantoteína e é liberado um CO2, além do grupamento tiol da cisteína ficar livre.
4ª etapa: Redução: A cadeia de 4C, grupamento cetônico, é reduzida formando um grupamento hidroxil, sendo dependente de NADPH. 
5ª etapa: Desidratação: A desidratação, que gera uma dupla ligação.
6ª etapa: Redução: Há uma segunda redução, também dependente de NADPH, formando uma molécula de 4C saturada, ligada a porção ACP.
	Após há a translocação dessa molécula de 4C (butiril) para o resíduo de cisteína, assim é liberado o sítio de ACP para receber outro grupo malonil e repetir o ciclo e aumentar a cadeia.
	Só para ativar a enzima que a porção ACP reconhece acetil-CoA, pois reconhece somente compostos de 3C (malonil) e a cisteína reconhece cadeias crescente de carbonos.
	A grande parte dos ác graxos que sintetizamos são saturados, os insaturados são a minoria e é preciso o auxílio da ação de enzimas para que haja insaturação. 
	O NADPH utilizado é da via das pentoses fosfato, mas em adipócitos, que não metabolismo essa reação é dependente da conversão de malato à piruvato pela enzima málica.
Regulação:
Acetil-CoA:
Responsável pela formação de malonil-CoA é regulada pela concentração de citrato e palmitoil-CoA. A concentração de citrato alta ativa a acetil-CoA, já a alta concentração de palmitoil-CoA inibe a ação da enzima.
Malonil-CoA:
Alta concentração de malonil-CoA inibe a carnitina acil transferase I, impedindo assim a oxidação de ác. graxos. Os ác. graxos estarão sendo sintetizados em alta glicemia, onde insulina é liberada, na qual quando liberada ativa proteína fosfatase que desfosforila a acetil-CoA carboxilase, ativando-a. Já em baixas concentrações de glicose irá ocorrer a oxidação de ác. graxos e a liberação de glucagon que aumenta os níveis de AMPcíclico ativando PKA que é responsável por fosforilar acetil-CoA carboxilase, inativando-a. 
Além de ativar a acetil-CoA carboxilase, o aumento da concentração da insulina também promove a ativação da citrato liase, responsável por converter citrato em oxaloacetato e acetil-CoA.

Outros materiais