Buscar

Estudo Dirigido farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 1: 
1 - Os gráficos abaixo refletem a ocupação de um receptor (eixo y) por diferentes concentrações de um agonista (eixo x) na presença de 2 diferentes fármacos antagonistas (figuras A e B, linhas vermelhas). As figuras A e B representam que formas de antagonismo? Explique sua resposta. 
1 -	A figura (A) é antagonista reversível, porque o antagonista se dissociou muito rápido estabelecendo o equilíbrio, não alterando a resposta máxima, e o efeito do antagonista foi superado pelos aumentos da concentração do agonista; 
A figura (B) é antagonista irreversível, porque o antagonista se dissociou muito lento, a ocupação do antagonista não sofreu alteração, e o efeito do antagonista não foi superado pelos aumentos da concentração do agonista.
2 - Na presença de um antagonista competitivo reversível, a curva do efeito agonista log-concentração é:
 
a)(X) Deslocada para a direita, sem sofrer alteração na sua inclinação ou no efeito máximo. 
b) Deslocada para a esquerda, sem sofrer alteração na sua inclinação ou no efeito máximo. 
c) Deslocada para a direita, com diminuição na sua inclinação ou no efeito máximo. 
d) Não é deslocada para a direita, porém apresenta diminuição na sua inclinação ou no efeito máximo. 
3 – O que é metabolismo de primeira passagem? Quais as implicações deste fenômeno durante a administração oral de um fármaco?
	 É a facilidade de metabolização e eliminação de fármacos pelo fígado ou intestino, não chegando a quantidade necessária na circulação devido a pouca absorção. 
As implicações são: Quando o fármaco é administrado via oral é preciso utilizar uma alta dosagem para alcançar a biodisponibilidade pretendida, porém a absorção pode variar entre os indivíduos.
4 – Cite e descreva as etapas envolvidas desde o desenvolvimento de um fármaco até a sua comercialização. 
4 -	 Etapas do desenvolvimento dos fármacos:
Estágios para um projeto
1. Descoberta do fármaco:
A)	Seleção do alvo - os alvos dos fármacos são as proteínas funcionais, mas com algumas exceções.
B)	Procura pelo composto guia - estudo começa com a clonagem da proteína alvo; desenvolver um sistema de ensaio permitindo que a funcionalidade da proteína alvo seja mensurada; precisa ser criado para funcionar automaticamente preferencialmente com leitura óptica; em forma de placa com vários poços para ser mais rápido e econômico; o controle precisa ser robótico para testar muitos compostos por dia; é preciso um armazenamento de compostos muito grande para manter o funcionamento; produtos naturais.
C)	Otimização do guia - tem a função de aumentar a potência do componente na proteína alvo, otimiza-lo em outras propriedades como seletividade e estabilidade metabólica; possui diversos tipos de sistema de teste com muitas faixas de ensaios, ampliando a área de estudo para medir a atividade e o tempo de atividade dos composto in vivo, observando diversos efeitos em animais; e outra função é encontrar e identificar um ou mais fármacos para adicionar no desenvolvimento.
D)	Perfil farmacológico –
2. Desenvolvimento pré-clínico
	A) Teste farmacológicos para observar qualquer efeito considerado perigoso, como alteração na preção sanguínea, disritmia cardíaca, ataxia, etc..
5 – Cite e descreva as reações de fase I e II no metabolismo de um fármaco e discuta a sua importância para a farmacocinética, toxicidade e farmacodinâmica de um fármaco. 
O metabolismo dos fármacos envolve dois tipos de reações bioquímicas, chamadas de Reações de Fase I e de Fase II.As reações de Fase I são catabólicas (oxidação, redução, hidrólise, dealquilação, hidroxilação e desaminação), farmacos administrados por via oral.
As reações de Fase II são anabólicas (conjugações) e muitas vezes o produto dessa reação é inativo.
Esse metabolismo ocorre para deixar a substância mais hidrossolúvel, para que possa ser excretada. Ocorrem principalmente no fígado. Muitas enzimas hepáticas estão envolvidas, principalmente o citocromo P450, encontradas no retículo endoplasmático liso dos hepatócitos.
REAÇÕES DE FASE I
O SISTEMA DA MONOOXIGENASE P450
As enzimas do citocromo P450 são proteínas heme, que formam uma grande família de enzimas relacionadas, porém distintas. Elas diferem uma das outras na sequencia de aminoácidos, na regulação por inibidores e agentes indutores específicos das reações que catalisam. Apesar de diferentes, várias enzimas podem atuar sobre um mesmo substrato.
Conhece-se até agora 74 famílias de genes CYP. As três principais são: CYP1, CYP2 e CYP3. A principal enzima é a CYP1A2.
A oxidação das substâncias pelo CYP P450 exige a presença: da substância, da enzima P450, de oxigênio molecular, NADPH e uma flavoproteína (NADPH-P450 redutase).
O ciclo é complexo, mas resulta na adição de um oxigênio à substância, formando um grupo OH, enquanto outro oxigênio é convertido em água.
Ferro heme (Fe 3+) combina-se como o fármaco (DH), recebe um elétron do NADPH-P450 redutase, que reduz o Fe 3+ a Fe 2+. Este se combina com o oxigênio molecular, ganha um próton e um elétron do NADPH-P450 redutase ou do citocromo b5 e forma um complexo. Esse complexo combina-se com outro próton, produzindo água e um complexo oxeno férrico (FeO)3+ x DH. O (FeO)3+ retira um átomo de Hidrogênio da DH, com formação de radicais livres de vida curta. O Fe 2+ OH x D, libera o OH para o D, formando Fe 3+ e DOH, libera a substância oxidada (DOH) do complexo e regenera a enzima P450.
6 – A figura abaixo apresenta os efeitos observados nos efeitos cardiovasculares, abaixo indicados, após a administração da noradrenalina, adrenalina e isoprenalina. Com base no conhecimento da ação da isoprenalina sobre os receptores β-adrenérgicos, explique as diferenças dos efeitos da isoprenalina, em relação aos efeitos da noradrenalina e adrenalina. 
REAÇÕES DE FASE II
Se uma molécula de substância tiver um “cabo” apropriado (ex. grupo hidroxila, tiol ou amino) tanto na molécula original quanto num produto de metabolismo fase I, ela pode sofrer conjugação, ou seja, a fixação de um grupo substituinte. O conjugado quase sempre é inativo e menos lipossolúvel, sendo excretado na urina ou bile.
Os grupos mais frequentemente envolvidos são: glicuronil, sulfato, metil, acetil, glicil e glutationa.
A farmacocinética do farmaco e afetada, no metaboilismo de primeira passagem que não estara 100% biodisponivel. O metabolismo pode alterar qualitativamente as ações farmacológicas. Existem casos em que os metabólitos são igualmente ativos ao fármaco original e caso em que os metabólitos são responsáveis pela toxicidade da substância.
7 – A metildopa é usada como um fármaco anti-hipertensivo. Explique o seu mecanismo de ação. 
Metildpa é captada por neuronios noradrenérgicos, sendo convertida no falso transmissor alfa 1 noradrenérgico.
8 – Quais os efeitos adversos dos antagonistas de receptores muscarínicos? Explique as bases fisiológicas destes efeitos. 
9 – Explique o que o termo “agentes bloqueadores ganglionares despolarizantes” significa. Cite um exemplo de um fármaco deste tipo. Qual o mecanismo de ação desta classe de fármaco? 
10 – Descreva o mecanismo de ação do óxido nítrico como um agente vasodilatador.

Outros materiais