Buscar

Av2 Neurofuncional Tratamento de paralisia Facial completo

Prévia do material em texto

Boa Noite, Ana Cássia!
O paciente com paralisia facial central ocorre a lesão acima do núcleo e acometem do lado oposto, ou seja, contralateral manifestam apenas nos músculos da metade inferior da face, poupando os músculos da metade superior, entretanto pode haver contração involuntária da musculatura mímica como emocional. O indivíduo pode contrair a musculatura mímica do lado paralisado quando ri ou chorar.
O paciente com paralisia periférica ocorre a lesão no núcleo ou abaixo e acometem homolaterais, ou seja, ocorrem do mesmo lado da lesão, acometem toda uma metade da face. As paralisias periféricas são totais caracterizada por lesão do neurônio motor inferior facial.
A sequência de tratamento para o paciente com paralisia facial periférica pode ser:
Alongar musculatura de dentro da boca (lado acometido por paralisia facial)
Alongar musculatura global da face
Alongar músculo por músculo da face
Alongar a face do coro cabeludo
Alongar pescoço
Ativar toda musculatura da face (com paciente deitado pode fazer exercícios ativo assistido, ativo ou estimulo proprioceptivo com a escova de dente ou gelo na direção das fibras musculares, no lado ativado para ativação sensorial.)
Ativar toda musculatura da face (com paciente sentado em frente ao espelho vai repetir para ver o movimento). Se ocorrer sincinesia quando paciente realizar os movimentos solicitados, o terapeuta deve treiná-lo de frente à um espelho e se estiver experiente poderá realizar os exercícios em sua casa.
Ativar os músculos da face na frente do espelho. O paciente pode trabalhar com a língua de sogra, pedir o paciente tomar água com canudinho, balão, pirulito encher a boca de água para um lado para o outro. (Repetir 10 vezes até 15 vezes de repetições).

Continue navegando