Buscar

O Ponto de Mutação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRJ
GPDES
Comunicação Social
Profº. Vitor Iório
Rodrigo Toledo
O Ponto de Mutação
	Ao observar o filme como uma analogia à sociedade atual, é possível identificar três pontos de vistas diferentes da mesma: política, científica e artística. Embora cada um esteja passando por uma crise de existência, tentando encontrar o seu lugar em mundo completamente diferente do que eles tentaram criar, juntos tentam encontrar uma solução para os problemas sociais.
	Para chegar a tal ponto regrassam ao passado, personificada pelo monte em que a Igreja se encontra, retomando ao início da sociedade, onde a vida acontecia em torno da Religião e seus dogmas, e o Tempo era visto como algo a ser vivido e não percorrido, como algo a ser gasto ou perdido. 
Sobre a Religião, também ficou explícito que a mesma continha certo mistério, pois retinha seus conhecimentos, mantinha se fechada para os que não pertenciam ao seu âmbito. Isso foi exposto metaforicamente no ponto em que Jack (política) e Tom (arte) chegam à porta da Igreja e a encontram fechada, até que a ciência (Sonia) chegue para questioná-la, desvendá-la e explicá-la, desmistificando-a.
Em relação à ciência, nota-se que no início havia uma maior identificação com a arte e foi uma influência considerável no modo de pensar político, ao tentar tornar a vida em algo exato, mecânico. Porém, a mesma criou o seu próprio rumo ao tornar visível à humanidade fatos que até então eram inexplicáveis ou desconhecidos. Assim, a visão da ciência passou a ser a verdadeira visão do mundo e da sociedade.
Por sua vez, a política encontra-se desnorteada ao perceber que as ferramentas que possui não são suficientes para resolverem todos os problemas existentes, e que, na realidade, a mesma não consegue evoluir ou fazer o que é de bem comum, pois está presa no próprio sistema em que criou. E ao mesmo tempo demonstra frustração pela incapacidade de gerar uma mudança sem o apoio dos cidadãos, e da inatividade e falta de expressão dos mesmos.
Porém, da ciência surge uma nova ramificação, a ciência social, onde expõem à sociedade os seus problemas e ao mesmo tempo tenta solucioná-lo. Esse fato está exposto no filme no momento em que Sonia se mostra frustrada com a sua profissão, pois a ciência passou a ser dependente, e assim controlada, pela política.
Surgindo como possível influência a uma nova forma de política, essa tenta mostrar que há diversas ramificações na sociedade e que todas estão conectadas, e assim, os problemas estão relacionados entre si. Não há uma fórmula para solucionar os males sociais, pois a vida é auto-organizadora, mas deve-se intensificar uma mudança na forma de percepção do mundo, com forte crítica à ação dominadora do homem, acrescido a um maior respeito à natureza e acreditar no poder da relação com as próximas gerações.
Por fim, observa-se que a arte vivia um grande apagão antes de voltar como forma de crítica à política e tentar expressar a revolta com o sistema criado, e, até certo ponto, é uma forte influência à ciência social, e também se apoia nela.

Outros materiais