Buscar

caso concreto civil 3 (7) Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Germano vendeu a Juca um a chácara localizada a poucos quilômetros do centro de Curitiba. Neste contrato fixaram as partes que se Juca quiser vender o imóvel deverá oferecê-lo previam ente a Germano em igualdade de condições da oferta feita a terceiros. Sobre este contrato, pergunta-se: 
A) Pode-se identificar algum tipo de cláusula especial neste contrato de compra e venda? Em caso afirmativo, qual é a cláusula e qual seu conceito? 
Resp. Sim , existem cinco tipos de cláusulas especiais à compra e venda que são: 
 a) cláusula da retrovenda , constitui um pacto acessório, pelo qual o vendedor reserva -se o direito de reaver o imóvel art505 cc/ 2002 ; b) cláusula da venda a contento e da sujeito a prova, cláusulas que a condição de ficar desfeito se o comprador na se agradar da coisa , art.5 09 cc /2002; c) cláusula da preempção ou preferência, resulta de um acordo de vontades em que o comprador s e obriga a oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender, ou seja, direito de preferência, art. 513cc/2002; d) cláusula da venda com reserva de domínio, é modalidade especial de coisa de venda móvel, em que o vendedor tem a própria coisa vendida como garantia do recebimento do preço, art. 52 cc/2002; e) cláusula da venda sobre documentos, espécie de venda na qual a tradição da coisa é substituída pelo título representativo e por outros documentos exigidos pelo contrato, ou silêncio deste pelos usos art 529 cc/2002. 
No caso concreto tem como indicação a cláusula da preempção ou preferência, é o direito de preferência resultante, de um acordo de vontades entre as p artes, estipulado em contrato de compra e venda, podendo ser de bens m óveis e imóveis em que o comprador da coisa decidindo vendê-a , obriga-se a oferecer primeiramente ao vendedor da coisa com as mesmas condições, tanto por tanto. 
 B) Não ha vendo prazo estipulado para o exercício do direito previsto na cláusula especial, qual será o limite temporal máximo? Quando tem início a contagem desse prazo? Esses prazos podem ser alterados pela vontade das partes? 
Resp.a) Em se tratando de cláusulas da preempção ou preferência, o prazo para exercer o direito de preempção não poderá exceder a cento e oitenta dias (180), se a coisa for móvel, ou dois anos, se imóvel ( cc,art. 513, parágrafo único) . 
b)Inexistindo prazo estipulado, o direito de preempção caducará , se a coisa for móvel, não se exercendo nos três dias, e , se for imóvel, não se exercendo no sessenta dias subsequentes à data em que o comprador tiver notificado o vendedor ( CC, art. 516) , podendo responder por perdas e danos o comprador ,se alienar a coisa não dando ciência ao vendedor do preço e das vantagens que lhe oferecerem pela coisa.(CC, art.518) . 
c) Não poderá ser alterado porque o prazo encontra-se expresso no CC, arts 513 parágrafo único ,em caso de prazo estipulado e , no 516 em c aso de inexistência de prazo estipulado. 
 
C) Caso a cláusula não seja observada por Juca, que medidas Germano poderá tomar ? Explique sua resposta. 
Resp: A preempção é um direito pessoal e não um direito real, não podendo ser cedido a terceiros . Cabe a Germano entrar com ação de perdas e danos, em decorrência do impedimento de seu exercício. Assim, se o comprador não deu ciência ao preemptor (quem tem direito à preferência), poderá responder com a reparação do dano. O terceiro (novo adquirente) poderá também responder solidariamente com o comprador se agiu de má- fé. Destaque-se que o direito de preferência não se pode ceder nem passa aos herdeiros (CC, art. , 518 e 520).

Outros materiais