Buscar

portfólio modelo noticia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
 A TECNOLOGIA APOIANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Por : VANESSA MENDES DA SILVA,1389528.
Polo: IBAITI
Data: 02/09/2017
Educação inclusiva é aquela que não separa os alunos com necessidades especiais dos outros estudantes, sempre os apoiando em suas dificuldades, ela deriva do direito que todos, tem de frequentar uma escola pública e de qualidade, suas necessidades especificas de aprendizagem deve ser atendidas pela instituição, e podendo criar ambientes próprios para a aprendizagem de todos, já que eles enfrentam dificuldades, não são apenas os estudantes com necessidades, mas sim todos os que estão na sala de aula.
Em 1988, já demandava a Constituição Federal, a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Foi em 2014, que o Plano Nacional de Educação estabeleceu na meta, a universalização do acesso à educação por pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, tendo como garantia de sistema de ensino educacional inclusivo com salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados ou convencionados. Segundo o Ministério da Educação, estima se que atualmente 24 % das crianças e adolescentes com deficiência frequentam salas ou instituições especializadas.
Com o passar dos anos, o mundo vendo tendo um avanço tecnológico muito grande, tornando uma ferramenta de grande importância para o nosso dia a dia, como não só na área da educação, mas sim em nossas vidas, podendo buscar informações e ter novas ideias de como atuar na sala de aula, despertando interesse dos alunos, tornando a aula mais atrativa e eficaz, dando cada vez mais o prazer de estudar. Além da tecnologia a educação inclusiva necessita de capacitação de professores e todas as pessoas envolvidas tornando uma ferramenta indispensável.
O desenvolvimento da tecnologia atinge diretamente na vida das pessoas perante a sociedade, nas escolas inclusivas deve se criar novas maneiras de conduzir e ter acesso ao conhecimento, utilizando as diversas ferramentas tecnológicas.
Pessoas com deficiência auditiva que é aquela que se refere à perda sensorial da audição, pode se trabalhar explorando a tecnologia, mostrando como as novas tecnologias podem contribuir no processo de aprendizagem e socialização do indivíduo com necessidades especiais, pois essa deficiência já foi presenteada com o ensino da linguagem de sinais (LIBRAS).
O uso do computador para os surdos, oferece um mundo visualmente fantástico, podendo ele se interagir, encontrar texto com imagens e produzir efeitos visual que facilita a sua compreensão de um determinado assunto, o professor deve incorporar conteúdo, estratégias e métodos para produzir conhecimento e facilitar o ensino e aprendizagem, estimulando o aluno a pensar, pesquisar, analisar e refletir sobre as questões e as mudanças que ocorrem no dia a dia do mundo.
Tem o caso, em uma sala de 4ºano, no Colégio Efigênia Oliveira na cidade de Curiúva no estado do Paraná, a professora Rafaela estava trabalhando a matéria de geografia, a vegetação do Brasil usando o computador para mostrar imagens dos diferentes tipos de vegetação que existe no nosso país. O Aluno Mateus sofre com a deficiência auditiva, ele tem a sua dificuldade, mas para propor a ele, ela utiliza o aplicativo Vilibras que serve para tradução de textos para a Libras, fazendo ele pesquisar um texto sobre a vegetação do Brasil e depois contar para os outros o que ele pode intender no texto traduzido pelo aplicativo.

Continue navegando