Buscar

BII Portfolio Modelo notícia BII (3) (1)

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
 “SALA DE RECURSO NA INCLUSÃO DIGITAL”
Por (Braz Carlos Martins RU 1728991)
 (Valdirene Aparecida Ferreira Osvaldo RU 1737808) 
Polo – Colégio Opção Uninter Sorocaba
Data (02/08/2017)
tirou)
 
Fonte: Uninter
 Fonte da foto – (www.stockphoto.com) 
As novas tecnologias trouxeram um grande avanço nas áreas da educação, um novo horizonte se abriu para em especial com as crianças. O modo de ensinar e o tipo da escola tradicional tiveram o seu tempo, contribuíram para o seu tempo. O tempo é outro as pessoas são outras. 
Em Votorantim S.P os professores da escola E.E Profª Selma Maria Martins Cunha localizada no Jardim Tatiana há três anos vem fazendo uso dessa ferramenta através de aparelhos instalados na própria sala de aula da escola, sendo possível que os alunos acessem de suas casas quando há o sinal da internet O objetivo desse aplicativo que está no blog www.alunosunintersorocaba@gmail.com, é tornar a leitura agradável e prazerosa, uma linguagem fácil que as crianças e adolescentes possam entender. Essa práxis é levar em conta ideias de pessoas que se preocuparam com o mundo da aprendizagem oral e escrita, como: Paulo Freire, Jean Piaget e Emilia Ferreiro.
 Afirma Emilia Ferreiro (2010) que as crianças são fáceis de serem alfabetizadas desde que estejam inscritas em contextos significativos. Dessa forma a criança vai perceber que a escrita é algo interessante que deve ser aprendido.
 Ao atribuir novos significados ao ler e escrever a escola assume uma atitude educativa digna de professores que querem ser conhecidos como produtores de cidadania, que favorecem, as novas gerações possibilidades efetivas de compreensão da sua realidade social e pessoal. ( Carvalho e Mendonça, 2006,p.164.
 Nessa perspectiva, cabe ao professor o papel de desenvolver nos alunos o hábito da leitura a partir de uma aproximação significativa com os livros, com atividades interessantes, que desperte o interesse, a curiosidade e o prazer da para a leitura.
 Assim a sala de aula se torna um lugar de pensar, de reflexão compartilhada... A utilização da literatura infantil deve-se ao fator do texto ter uma linguagem de fácil acesso,emocionante e ser voltada ao público infantil. Alem do estímulo que cabe ao professor oferecer, também o ambiente, e as condições de tranquilidade e emocionais para que o aluno comente livremente o que leu transmitindo o seu parecer, suas emoções, o que representou para si a leitura feita. (Antunes,2008, p.52). 
Tomando tudo isso por base é possível fazer na leitura digital “implementações” nos códigos usados na escrita, exemplos: as cores das letras, palavras ou sílabas em cores diferentes para instigar a leitor mirim os significados dos códigos e também das formações das palavras e sentenças tais como: qual é a cor da palavra que denomina o sujeito? Quais são as palavras que indicam os verbos?
De acordo com Souza (2009) em países como o Canadá e Estados Unidos, por exemplo, muitas escolas já aboliram definitivamente os livros didáticos e utilizam os de literatura para ensinar os mais diferentes conteúdos, mas principalmente utilizam os textos literários para ensinar alunos a ler. Dessa forma deixa clara a autora o potencial da literatura em auxiliar o desenvolvimento cognitivo da criança, podendo e devendo ser usadas nas escolas, não só com o intuito pedagógico, mas também na formação de leitores.
A importância do ato de ler, segundo Paulo Freire, “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a leitura do pequeno mundo em que se movia; depois; a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi leitura da palavra mundo. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade perspectiva, por isso, mesmo como o mundo de suas primeiras leituras.(www.pedagogiaaopedaletra.com/a-importancia-do-ato-de-ler-de-paulo-freire/).
 Segundo Jean Piaget, “A criança e a sua inserção no mundo da leitura”, A criança quando apresentada ao mundo da leitura necessita de receber apoio e incentivos para que tal prática se concretize, uma vez que a participação dos adultos durante essa fase de compreensão e conhecimento da leitura é extremamente importante, pois é a partir das expressões e hábitos cotidianos que a criança realiza o entendimento desse universo desconhecido. (www.Webartigos/a-leitura-como-base-para-0-desenvolvimento-nas-series-iniciais-do-ensino-fundamental/69437/#ixzz4oWBEE4jx).

Continue navegando