Osm design operacional
4 pág.

Osm design operacional

Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - OSM e Design Organizacional
A respeito dos conceitos relacionados à Organização, Sistemas e Métodos (OSM), analise as asserções a seguir:
I - Para Cruz (2002), OSM é o estudo das organizações por meio da análise de cada uma das atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interliga-las de forma sistêmica;
II \u2013 Segundo Oliveira (2002, pg35), sistema é um conjunto de partes independentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.
III - Para Rocha (1998), OSM é definido como sendo a função mista de Organização e Planejamento, desenvolvendo-se na construção da estrutura de objetivos e metas de uma instituição, não se preocupando com a definição dos procedimentos, rotinas e métodos.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	A	
asserção I
Você acertou!
Em relação a asserção I encontra-se a resposta no próprio corpo do texto apresentado na aula que é:
\u201cPara o autor Cruz (2002) OSM é o estudo das organizações por meio da análise de cada uma das atividades, a fim de criar procedimentos que venham interliga-las de forma sistêmica\u201d. Este texto encontra-se na rota 02, no tema \u201cCONCEITOS GERAIS DE OSM \u2013 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS\u201d, sub tema \u201cConceitos sobre OSM\u201d.
 Em relação as demais respostas:
Na asserção II \u2013 O correto seria: \u201cSistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função\u201d. De acordo com o que consta no quarto parágrafo do tema SISTEMA, sub-tema O que é um sistema? No texto da rota 2.
 Asserção III, a asserção de Rocha 1998 não está correta pois ela diz na última frase \u201cnão se preocupando com a definição de procedimentos, rotinas e métodos\u201d quando na verdade deveria ser afirmativamente \u201cse preocupando\u201d. Resposta no penúltimo parágrafo do tema \u201cConceitos sobre OSM\u201d no texto da rota 2.
	B	
asserção II
	C	
asserção III
	D	
asserções II e III
	E	
asserções III e I
Questão 2/5 - OSM e Design Organizacional
Analise as assertivas a seguir:
As habilidades humanas do profissional de OSM consistem na capacidade de se relacionar e trabalhar com pessoas dos mais diversos tipos e mais diversas espécies de comportamento, discernindo a respeito de suas atitudes e motivações para poder compreende-los e convier harmoniosamente.
PORQUE
Ele terá que ser capaz de saber ouvir, saber observar e refletir sobre comportamentos e reações para, quando necessário, intervir de forma correta fazendo-se convencer, ou ainda admitindo-se opiniões diferentes, sempre em busca do melhor resultado possível de seu trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	A	
As assertivas I e II são proposições excludentes.
	B	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	C	
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	D	
As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois a relação aqui se faz em causa-efeito, onde a assertiva I é complementada pela primeira, ou seja, na assertiva II, está explicando os motivos das capacidades do profissional de OSM; a alternativa (a) está incorreta, pois ambas se completam, onde temos conceito-exemplo; já a alternativa (b) está incorreta, pois a lógica das duas assertivas são as mesmas; a alternativa (c) é incorreta porque ambas assertivas são verdadeiras; e por fim, a alternativa (e) é incorreta, pois justamente a assertiva II vem justificar a I. Rota 2, tema 2.
	E	
As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa não justifica e nem complementa a primeira.
Questão 3/5 - Cálculo Aplicado à Administração
São duas das fases do Método Estatístico:
Nota: 20.0
	A	( ) Criar um problema e coletar os dados.
	B	( ) Criar um problema e analisar os dados.
	C	( ) Planejamento de um problema e coletar os dados.
	D	( x) Coletar os dados e analisar os dados.
Você acertou!
Questão 4/5 - OSM e Design Organizacional
OSM tem pouco mais de cem anos e suas origens são embasadas nas ideias dos pioneiros da administração moderna, que formularam várias teorias administrativas:
Com relação à teoria Administração Científica, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	A	
Provocou o aparecimento da administração moderna. Taylor, seu principal estudioso, contribuiu para o aparecimento da velha O&M com a racionalização do trabalho e os princípios da administração científica.
A alternativa correta é a (a), pois ela apresenta os aspectos da Administração científica que provocou o aparecimento da administração moderna. Taylor, seu principal estudioso, contribuiu para o aparecimento da velha OSM com a racionalização do trabalho e os princípios da administração científica.
	B	
Fayol foi quem iniciou essa teoria. Ele se preocupou com as funções da empresa, com a divisão do trabalho e especialização, com as bases de departamentalização e com os princípios gerais da administração.
	C	
Reafirmava os postulados clássicos com uma nova roupagem, enfatizando os princípios gerais de administração e os objetivos e resultados a alcançar.
	D	
Proporcionou novas proposições sobre a motivação humana e sobre os estilos de gestão e sistemas de administração.
	E	
Trouxe à tona as necessidades humanas básicas, bem como os grupos sociais informais criados a partir dos relacionamentos sociais entre as pessoas.
Questão 5/5 - Cálculo Aplicado à Administração
Assinale a proposição que define corretamente o que é amostra para a Estatística.
Nota: 20.0
	A	( ) Amostra é uma parte de um gráfico.
	B	( ) Amostra é o conjunto de dados obtidos numa pesquisa.
	C	( ) Amostra é o resultado de uma pesquisa.
	D	(x ) Amostra é o subconjunto de elementos retirados de uma população que está sendo observada.
Você acertou