Apol nota 100
5 pág.

Apol nota 100

Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cSomente a partir da década de 1930 e, mais sistematicamente, das décadas de 1950 e 1960 do século XX que o problema da educação rural é encarado mais seriamente \u2013 o que significa que paradoxalmente a educação rural no Brasil torna-se objeto do interesse do Estado justamente num momento em que todas as atenções e esperanças se voltam para o urbano e a ênfase recai sobre o desenvolvimento industrial\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível: DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectiva. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 73-89, jan./abr. 2004. p. 75.
Considerando o fragmento de texto acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, sobre a alfabetização no ambiente rural, analise as afirmativas abaixo:
 I. O ambiente urbano apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção com o ambiente rural.
II. O ambiente rural apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção ao ambiente urbano.
III. O ambiente rural possui, aproximadamente, 18% de pessoas alfabetizadas ao compararmos com o ambiente urbano.
IV.Tanto o ambiente urbano quanto o rural apresentam uma proximidade no número de alfabetizados, igualando esta distribuição.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e III.
Você acertou!
As afirmativas II e III são corretas, pois, conforme o Censo do ano 2000, há um total de 109.784.121 pessoas alfabetizadas, enquanto no ambiente rural, este número aproxima-se a 19.608.720 pessoal, gerando uma taxa de, aproximadamente, 18%. Ao compararmos o ambiente urbano e o rural, inclusive em sua população, teremos um nível maior de analfabetos no ambiente rural. Já as alternativas I e IV são incorretas, pois, conforme explicitado acima, a distribuição de alfabetizados entre os ambientes rurais e urbanos (livro-base, p.  76).
Questão 2/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o extrato de texto a seguir:
\u201cAs idades cronológicas, durante as quais espera-se que as crianças desenvolvam comportamentos representativos de um dado estágio, não são fixas. Os intervalos entre as idades, sugeridos por Piaget, são normativos e denotam os momentos durante os quais espera-se que uma criança apresente os comportamentos intelectuais próprios daquele nível [estágio] particular\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget: fundamentos do construtivismo. Tradução de Esméria Rovai. 5ª ed. São Paulo: Pioneira, 1996. p. 32.
 Com relação ao estágio \u201csensório-motor\u201d proposto por Piaget, considere as afirmativas abaixo:
 I. A criança conquista seu mundo por meio da percepção e dos movimentos.
II. Este estágio ocorre na primeira infância, dos 02 aos 07 anos.
III. A criança, neste estágio, apresenta o aparecimento da linguagem.
IV. Este estágio contempla crianças recém-nascidas e lactentes, de 0 a 2 anos.
Estão corretas as afirmativas
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e IV.
Você acertou!
As afirmativas I e IV são corretas, pois no primeiro estágio, denominado sensório-motor, a criança conquista seu mundo por meio da percepção e dos movimentos, de todo o universo que a cerca. Esse estágio contempla crianças de 0 a 02 anos. As alternativas II e III são incorretas, pois o estágio que compreende as crianças de 02 aos 07 anos é o pré-operatório, onde ocorre o aparecimento da linguagem (livro-base, p. 25).
Questão 3/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o seguinte fragmento de texto:
\u201cO estudo do desenvolvimento das operações nas crianças leva a uma constatação muito instrutiva: as operações que permitem reunir (+)  ou dissociar (-) as classes ou relações são ações, propriamente ditas, antes de serem operações do pensamento\u201d.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D\u2019Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. p. 81.
O estágio do desenvolvimento infantil que contempla as operações concretas realizadas pela criança é definido por Piaget como:
Nota: 20.0
	
	A
	Período que contempla o nascimento da criança. Envolve suas primeiras atitudes, como o reconhecimento do mundo que a cerca;
	
	B
	Período que envolve as crianças de 07 aos 11/12 anos; momento em que ela apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações imaginárias de seu desenvolvimento mental. Dessa maneira, a criança desenvolve maior dependência em relação ao adulto.
	
	C
	Período que envolve a infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
Você acertou!
O estágio do período das operações concretas corresponde à infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais (livro-base, p. 25,26).
Questão 4/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere a afirmação a seguir:
\u201cPiaget afirma que não se herda estruturas cognitivas. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento. Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATOS, Auxiliadôra Aparecida de. Fundamentos da Teoria Piagetiana: esboço de um modelo. Revista Ciências Humanas. Universidade de Taubaté (UNITAU), v. 1, n. 1, 2008. Link: http://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/192/99.  Acesso em 10 mar. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, Piaget apresenta importantes e diferentes conceitos que fazem parte do processo da construção do conhecimento e da alfabetização da criança, quais sejam:
Nota: 20.0
	
	A
	Equilibração, adaptação, autonomia, comunicação e desequilíbrio.
	
	B
	Equilibração, adaptação, dependência, comunicação e assimilação.
	
	C
	Adaptação, autonomia, comunicação, assimilação e desiquilíbrio.
	
	D
	Autonomia, comunicação, adaptação, equilibração e assimilação.
	
	E
	Equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio.
Você acertou!
Segundo a teoria de Piaget, os conceitos de equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbriointerferem no processo de alfabetização (livro-base, p. 26).
 
Questão 5/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a seguinte passagem de texto:
\u201cDeslocando o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança (sujeito cognoscente), o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma ? revolução conceitual, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, desmetodizar-se o processo de alfabetização e se questionar a necessidade das cartilhas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. 2006. p. 10. Seminário Alfabetização e Letramento em Debate. Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília. Link: http://www.idadecerta.seduc.ce.gov.br/download%5Cencontro_paic_ceu_24_2602_2010%5C