Buscar

questoe constitucional

Prévia do material em texto

José dos Santos e João Cavalcante são respectivamente, presidente e vice presidente da república federativa do Brasil. No primeiro ano do seu mandato, sofrem acidente aéreo que, tragicamente, resulta no falecimento de ambos. Neste caso como se dará a sucessão presidencial?
R: neste caso por ocorrer vacância dos cargos nos dois primeiros anos o presidente da câmara assume, para poder organizar no prazo de 90 dia a eleição direta a qual o povo irá escolher os seus representantes.
Sob forte influência de grandes produtores rurais, numerosos parlamentares do Congresso Nacional se mobilizam para a edição de uma Emenda à Constituição, a fim de retirar do texto constitucional a referência à função social da propriedade. Como resposta, a sociedade civil começou uma campanha de coleta de assinaturas para deflagrar a edição, por iniciativa popular, de uma Emenda para tornar crime a manutenção de propriedades improdutivas. Com base no fragmento acima, responda aos itens a seguir, fundamentadamente. a) Um parlamentar tem iniciativa no processo legislativo de Emenda à Constituição? E a (sociedade civil? b) É possível a edição de Emenda com o conteúdo pretendido pelos produtores rurais?
R: a) Um parlamentar não pode propor projeto de emnda constitucional, de acordo com a constituição federal é necessário 1/3 das assinaturas dos deputados ou senadores. A sociedade civil poderá desde que atenda os requisitos presentes na constituição.
b) Não, pois o assunto é protegido por cláusula pétrea sendo assim só será permitida alteração para ampliar e não reduzir ou tirar algo.
Governador do Estado de Marués foi citado na delação premiada da empresa LUCH S/A e é acusado de receber vantagens indevidas. A denúncia foi recebida no STJ e a defesa do Governador, invocando o Princípio da Simetria, a Assembleia Legislativa do Estado precisaria autorizar o início do processo contra o Governador no STJ, tal qual o Congresso Nacional precisa autorizar o processo contra a Presidência da República no STF. A defesa está correta? Aplica-se o Princípio da Simetria neste caso?
R: Não, o principio da simetria não poderá ser aplicada nesta situação pelo fato de não ser competência deles legislar sobre processo, sendo esta uma competência privativa da União, prevista no art.22 da CF.

Continue navegando