Buscar

Av Aspecto Antropológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201709721073)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, ordenou a prática da mutilação genital nas mulheres do califado muçulmano proclamado por sua organização, segundo um comunicado de seu organismo legal na província síria de Aleppo. Na nota, publicada na internet, a Comissão da Legitimidade em Aleppo explica que a ordem "é de cumprimento obrigatório em todas as cidades e regiões", sob o controle dos extremistas. O EI justifica a medida por seu empenho em "cuidar" da sociedade muçulmana e evitar "a expansão da libertinagem e da imoralidade" entre as mulheres. Para isso, exige que se pratique a mutilação genital das mulheres como - diz - "se fazia antigamente na cidade sagrada saudita de Medina". (Publicado em http://noticias.terra.com.br, 23/07/2014).
Analisando o texto pelos princípios da sociologia de Émile Durkheim, que fatos sociais relevantes poderiam ser identificados?
		
	
	
Gabarito: Segundo Durkheim, os fatos sociais seriam estruturas exteriores aos indivíduos e que exerceriam sobre eles algum tipo de coerção. Neste sentido podemos identificar como fatos sociais importantes no texto acima o movimento jihadista, o grupo Estado Islâmico e a prática da mutilação feminina.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709342741)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As ruas do Centro do Rio de Janeiro amanheceram cobertas de lixo neste domingo de carnaval, 02/03/14, devido à greve deflagrada por um grupo de garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB). Os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho, reajuste salarial, vale-refeição e pagamento de hora extra. Com isso, as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas e Almirante Barroso, além do Largo da Carioca e da Lapa, ainda estão com montanhas de garrafas, latas, sacos plásticos e restos de comida por conta dos blocos que desfilaram pela região no sábado. Os banheiros químicos instalados na região também estão sujos. Os garis recebem atualmente salários em torno de R$ 900,00 e vales refeições de R$ 12,00 (Publicado no Estadão On-Line em 02 de março de 2014). Com base na tipologia de classificação das ações sociais, desenvolvida por Max Weber, como pode ser classificada a greve dos garis da Comlurb, que teve seu início no dia 02 de março de 2014, no Rio de Janeiro? Justifique a sua resposta.
		
	
Resposta: Ação cultural.
	
Gabarito: O objetivo do movimento grevista era conseguir aumento de salário e melhoria de outras cláusulas do contrato de trabalho. Neste sentido, a ação social em questão poderia ser definida como uma ação social racional relacionada a fins.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709970605)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando a discussão sobre Alteridade e etnocentrismo na Antropologia, é incorreto dizer:
		
	
	A alteridade foi estabelecida como objeto de estudo da Antropologia que, enquanto ciência, interessa-se por investigar a cultura do outro.
	
	O termo alteridade pressupõe a condição de ser do ¿outro¿; pressupõe um jogo de identidade e de diferença; pressupõe o ¿ele¿ e o ¿nós¿.
	
	No etnocentrismo, os membros de uma determinada sociedade consideram os seus próprios valores, costumes e crenças como os mais corretos e tendem a tomá-los como parâmetro quando são confrontados com um modo de vida ou uma ideologia diferente.
	 
	O etnocentrismo corresponde à avaliação culturalmente centrada que cada grupo faz do outro. Contudo, o etnocentrismo se restringe às civilizações europeias.
	
	Em termos de alteridade, a Antropologia possui por objetivo revelar a verdade do 'outro', de tornar uma outra realidade inteligível, de traduzir a diferença em termos familiares ou interpretar uma visão de mundo diferente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709328795)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No século XVII, surge um movimento que fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Que movimento é este? (COMPREENSÃO CIENTÍFICA 5)
		
	
	Iluminismo
	
	Renascimento
	 
	Racionalismo
	
	Liberalismo
	
	Humanismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709862292)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Émile Durkheim, a consciência coletiva seria qualitativamente superior e teria uma influência decisiva, sobre as consciências individuais. É como se houvesse dois de nós dentro de nós mesmos: um ser individual, em cuja cabeça existem estados mentais referentes apenas a nossa pessoa, a nossa vida como indivíduos e ao mesmo tempo um ser social (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, pg. 24). Neste sentido, para Durkheim:
		
	
	as partes e o todo coletivo se equivalem e se complementam de modo igualitário.
	 
	são os indivíduos, ou partes, que dão sentido ao todo, ou coletivo.
	
	esta polarização é mera ilusão, que já pode ser esclarecida com técnicas científicas apropriadas.
	
	as relações entre o todo e as partes só farão sentido após a identificação das leis que regem a sociedade.
	 
	o todo, ou coletivo, é sempre preponderante sobre as partes.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201709328355)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na concepção de Durkheim, a educação tem um papel fundamental na preparação do indivíduo para a vida em sociedade. Por esse motivo, ele se dedicou a estudar a educação escolar como:
		
	
	uma anomia social
	
	um fenômeno especial
	 
	um fato social
	
	uma fonte de mudança
	 
	uma concepção humanista
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201709718310)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marx não percebe as representações coletivas como produto do conjunto da sociedade. Para ele, estas ideias "às quais chamou de ideologia" são o fruto de um processo de dominação, que leva as classes oprimidas a perceberem o mundo com as lentes de seus opressores, processo este denominado:
		
	
	Adaptação
	
	Socialização
	 
	Alienação
	
	Acomodação
	 
	Racionalização
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201709666790)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o projeto educacional defendido por Karl Marx:
		
	
	Educação Intelectual + Educação Profissional
	 
	Educação Intelectual + Educação Profissional + Educação Física
	
	Educação Superior + Educação Profissional
	
	Educação Básica + Educação Intelectual
	
	Educação Básica + Educação Profissional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201709122828)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Educar no sentido da racionalização passou a ser fundamental para o Estado, porque ele precisa de um direito racional e de uma burocracia montada em moldes racionais. Educar no sentido da racionalização também passou a ser fundamental para a empresa capitalista, pois ela se pauta pela lógica do lucro, do cálculo de custos e benefícios e precisa de profissionais treinados para isso(RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p.65). De acordo com a perspectiva weberiana da educação:
		
	
	A formação humanística seria o único meio de romper com o crescente processo de racionalização da sociedade capitalista.
	
	A formação do especialista seria desejável, pois assim cada ser humano poderia desenvolver os seus talentos individuais.
	 
	A racionalização da sociedade capitalista enfraqueceu a formação humanística, de carátermais integral, criando a figura do especialista.
	
	O mercado de trabalho no mundo capitalista gestou a necessidade de uma formação humanística, de caráter mais integral.
	
	Não existe oposição entre a formação humanística, de caráter mais integral e a formação especializada, pois ambas visam preparar o indivíduo para a vida.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201709729786)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Bourdieu (A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspectiva, 1976) introduz em sua teoria da reprodução o conceito de capital cultural. Esse conceito é inspirado na teoria sociológica clássica. Sobre capital cultural, é correto afirmar:
		
	 
	O conceito de capital cultural é resultante de uma síntese feita por Bourdieu da sociologia de Marx e de Durkheim.
	 
	O conceito de capital cultural é construído a partir da Ética protestante e o espírito do capitalismo de Weber.
	
	O conceito de capital cultural é construído a partir do conceito de capital econômico de Marx.
	
	O conceito de capital cultural é construído da leitura de Capitalismo e sociedade rural na Alemanha de Weber.
	
	O conceito de capital cultural é construído a partir do conceito de divisão do trabalho social de Durkheim.

Continue navegando