Buscar

SIMULADOS DE UAN (6)

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513965500)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No planejamento da área física de uma UAN é indispensável assegurar a ventilação adequada. Considerando uma área física de 40 m², a abertura da parede necessária para permitir a circulação natural de ar e o conforto térmico deve ser, em m², igual
		
	 
	8
	
	2
	
	4
	
	10
	
	6
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201513018713)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas quanto ao dimensionamento da estrutura física e equipamentos pode-se afirmar:
I - O padrão ou tipo de clientela, número de clientes e tempo de atendimento podem interferir no dimensionamento de uma UAN.
II - Os estabelecimentos comerciais que possuem a sua marca vinculada a uma franquia obedecem a um padrão para dimensionamento da área física de acordo com o modelo formatado e testado para a atividade.
III - A política de compras a ser adotada interfere no dimensionamento dos equipamentos e da estrutura física de uma UAN.
IV - O dimensionamento de equipamentos tem relação com o número de funcionários e em todos os casos, quanto maior o número de equipamentos menor o número de funcionários.
V - A utilização de alimentos pré-elaborados resulta em alto custo para a UAN sem benefícios na aquisição de equipamentos ou dimensionamento da estrutura física.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, III, IV e V
	
	III, IV e V
	 
	I, II e III
	
	I, II e IV
	
	I e V
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201513018717)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta de acordo com a Portaria N° 193, de 05 de dezembro de 2006, do Ministério do Trabalho e Emprego.
I - As refeições principais e menores deverão seguir a distribuição de 60% de carboidratos, 10% de proteínas e 30% de lipídios.
II - O percentual protéico - calórico (NdPCal) das refeições deverá ser de no mínimo de 10%.
III - Os cardápios deverão oferecer, pelo menos, uma porção de frutas e uma porção de legumes ou verduras, nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) e pelo menos uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche).
IV - É preconizado de 7 -10g de fibras para a refeição almoço.
V - O cálculo do VET não poderá ser alterado, mesmo que esteja baseado em estudos de diagnóstico nutricional.
		
	
	Apenas a alternativa II, IV e V são corretas
	 
	Apenas as alternativas III e IV são corretas;
	
	Apenas as alternativas I e II são corretas
	
	Apenas as alternativas II, III e IV são corretas
	
	Todas as alternativas são corretas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513093795)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As atividades realizadas em UAN podem ser classificadas como sendo anteriores à produção (planejamento), durante a produção (comando e coordenação) e posteriores à produção (controle).
Assinale a opção que apresenta as atividades que caracterizam, respectivamente, cada uma das etapas, segundo esta classificação.
		
	
	Caracterização da clientela, planejamento qualitativo de gêneros, treinamento de pessoal.
	
	Definição dos cardápios, planejamento qualitativo e quantitativo de gêneros, treinamento de pessoal.
	
	Supervisão da técnica de pré-preparo, avaliação de custo, apuração numérica do volume de vendas.
	 
	Caracterização da clientela, controle das etapas de pré-preparo e cocção, apuração de custos.
	
	Registro do número de refeições servidas, avaliação das sobras, estabelecimento do padrão dos cardápios.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513020988)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A etapa de previsão e compra de gêneros alimentícios para uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é de fundamental importância, e se inicia pela:
		
	 
	elaboração do cardápio.
	
	avaliação do valor calórico do cardápio.
	
	avaliação da aceitação do cardápio.
	
	a disposição dos itens no estqoque do fornecedor.
	
	verificação da freqüência de diferentes preparações.
	
	 1a Questão (Ref.: 201513939107)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Guia Alimentar para a População Brasileira afirma que: ¿A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro, harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.¿(BRASIL, 2014, p.8). Pode-se afirmar que para atingir o proposto pelo Guia, quanto a uma alimentação adequada e saudável, considerando as modalidades previstas para a alimentação coletiva, que podem atender ao PAT:
		
	
	A modalidade de concessão ou terceirização com refeição convênio garante o propósito do Guia por proporcionar principalmente a harmonia entre a qualidade e quantidade;
	
	A modalidade de autogestão ou serviço próprio é a única opção;
	 
	A modalidade de concessão ou terceirização com refeição produzida no local seja através de mandato ou preço fixo (gestão direta) poderá atender aos requisitos do Guia, dependendo do serviço contratado e profissional nutricionista envolvido;
	
	Tanto a modalidade de autogestão quanto concessão (terceirização) com refeição convênio, cartão alimentação garantem o total cumprimento das proposições do Guia Alimentar;
	
	Os objetivos do Guia são sugestões para o indivíduo e não tem relação com a execução do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT);
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513938841)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O número de passageiros de avião em rotas nacionais no Brasil aumentou 170% entre os anos de 2004 e 2014. Consequentemente, os serviços de catering aéreo também aumentaram consideravelmente, o que exigiu das empresas responsáveis pela produção das refeições servidas nos aviões investimentos em modernos sistemas de controle de qualidade na produção. Além da aquisição de gêneros alimentícios de qualidade e boa procedência e do controle rigoroso no recebimento e armazenamento de insumos, o planejamento criterioso do cardápio é um dos pontos fundamentais para se garantir a qualidade sensorial, nutricional e sanitária das refeições produzidas pelos serviços de catering aéreo. (MENDONÇA, 2014) - Adaptada ENADE,2016. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Além das alterações nutricionais, microbiológicas e sensoriais que podem ocorrer nas refeições transportadas, a elaboração de um cardápio para o serviço de catering aéreo exige atenção redobrada quanto à utilização de alimentos indigestos. PORQUE II. A pressurização dos aviões potencializa o efeito de alguns alimentos de difícil digestão, podendo causar desconfortos gastrointestinais em quem os consome. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201513952752)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Norma Regulamentadora (NR) nº 24 estabelece as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho. Em uma UAN com 60 funcionários, quantos lavatórios devem ter as instalações sanitárias?
		
	
	5
	 
	3
	
	4
	
	2
	
	1
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201513930111)
	Pontos: 0,1/ 0,1
	Em um bandejão foi solicitado a verificação do percentual de sobras referente ao almoço. No local são produzidas 1.500 refeições, sendo servidas, em média, 1.338. Diante do exposto, qual o percentual de sobras nesse bandejão?
		
	
	12%
	
	11%
	 
	10,8%
	
	10%
	
	11,8%
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201513794409)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As atividades anteriores à produção de refeições desenvolvidas em longo prazo são atividades típicas de planejamento que, ao serem definidas, fixam parâmetros imprescindíveis à avaliação e configuram uma administração fundamentada em bases científicas. Como exemplo dessas atividades, pode-se apontar:
		
	
	Definição de critérios para avaliação qualitativa dos cardápios, avaliação das sobras e avaliação da cobertura em macronutrientes e micronutrientes.
	
	Estimativa das necessidades nutricionais da clientela, definição de critérios para apuração de custos e avaliação dos restos.
	
	Previsão de compras, solicitação ao fornecedor e recepção de materiais.
	 
	Estabelecimento do padrão do cardápio, definição de per capita e estimativa de custos para cardápios e padrões.
	 
	Elaboração dos cardápios do período programado, requisição de materiais ao estoque e anáise do número de refeições.

Continue navegando