Buscar

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA av 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Avaliação:  CEL0362_AV_201608214681      Data: 22/11/2017 11:10:13 (F)       Critério: AV
	Professor:BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9002/AB
	Nota Prova: 2,5 de 9,0      Nota Partic.: 0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 2,5 pts
	 
		
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 156917)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Vários autores se debruçam sobre a crise de 1929 tentando encontrar soluções para o reaquecimento da economia. Entre eles é possível destacar John Maynard Keynes, economista inglês. As idéias deste autor serviram como fundamento para justificar o novo formato que o Estado capitalista assume para regular esta nova etapa monopolista e garantir a continuidade do processo de acumulação: o Estado de Bem Estar Social. Explique as mudanças preconizadas por Keynes para superação da crise e o novo papel regulador assumido pelo Estado na manutenção do processo de acumulação capitalista.
		
	
Resposta: A crese de 1929 foi a maior crise nos estados unidos, muitos desemprego, e Keynes fez o seguro desemprego, ele fez a esteira para aumentar a produção do trabalhador, qualificou alguns trabalhadores...entre outros.
	
Gabarito: Para Keynes, há somente uma saída para esta estagnação: a intervenção estatal. O Estado deve intervir e garantir investimentos (obras públicas, subsídios, incentivos) que possibilitem um novo caminhar econômico. A intervenção é necessária para diminuir o desemprego, incentivar a poupança e aumentar o nível de renda da população para que a mesma volte a consumir e com isso os empresários voltem a investir, reaquecendo a economia. O Welfare State pode ser caracterizado pelo desenvolvimento de políticas sociais estatais que têm como meta a garantia do pleno emprego, melhoria de salários, direito à habitação, etc., além de ser um mecanismo de controle sobre as classes trabalhadoras.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 836522)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A separação do trabalhador de seu próprio fazer é o que Marx (2004) chamou de alienação [...] O fenômeno da alienação do trabalho e do trabalhador da riqueza social que ele produz foi expresso e criticado de forma contundente por Marx ao analisar as condições de privação e sofrimento dos trabalhadores e de seus filhos nos primórdios da Revolução Industrial" (CIAVATTA, Maria. Verbete: Trabalho como princípio educativo. Dicionário de Educação Profissional em Saúde. EPSJV/Fiocruz) Com base neste trecho, explique o conceito marxiano de alienação.
		
	
Resposta: Marx acredita que o trabalhador que não tem estudo ele é alienado ou seja não tem conhecimento, trabalha mais não sabe pra que, não sabe o fundamento do seu trabalho.
	
Gabarito: As sociedades comunais primitivas foram marcadas pela centralidade histórica do trabalho. De uma sociedade sem propriedade privada e baseada no trabalho coletivo, a humanidade passou a experimentar relações de exploração do trabalho alheio, associada à propriedade privada de bens produzidos pelo trabalho. Neste processo histórico de socialização, aconteceram transformações e alguns homens se apoderaram da força de trabalho de outros homens, dando origem à face alienada do trabalho: foi assim no escravismo, na servidão e é assim atualmente, no capitalismo. Esta alienação tem um caráter duplo: exploração do trabalho alheio que gerava riqueza, riqueza que era alienada ao trabalhador. O trabalhador, então, tem um ¿estranhamento¿ com o produto de seu trabalho. O produto do trabalho não pertence ao trabalhador, mas ao capitalista, dono dos meios de produção No sistema de acumulação capitalista, o trabalhador foi alienado dos meios de produção que um dia pertenceram a ele. Assim, o trabalhador foi alienado destes recursos, por imposição do modo de produzir injusto. No sistema capitalista, a centralidade está no lucro e na multiplicação de capitais
		
	
	 3a Questão (Ref.: 245730)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual das alternativas abaixo mostra os fatores que propiciaram uma nova perspectiva de trabalho e de vida para os servos, que aos poucos se desvincularam da servidão e caminharam para as cidades, contribuindo para aumentar a categoria de trabalhador urbano e livre?
		
	
	O surgimento das cidades e o advento das indústrias.
	 
	O surgimento do comércio e o crescimento das indústrias.
	 
	O surgimento das cidades e o fortalecimento do comércio.
	
	O surgimento do comércio e da indústria.
	
	O surgimento dos espaços urbanos e a cultura de mercado.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 227885)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Hunt (2002, p. 26), o modo de produção capitalista se define a partir de quatro pressupostos básicos, são eles: ¿produção de mercadorias, orientada pelo mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizador, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico¿ Com base no pensamento de Hunt, analise as afirmativas a seguir sobre a sociedade capitalista: I ) A sociedade capitalista é uma sociedade mercantil II) A desigualdade social marca a sociedade capitalista III) A força de trabalho é uma mercadoria IV) A propriedade dos meios de produção é comunal As afirmativas certas são apenas:
		
	
	I e II
	
	III e II
	
	II e IV
	 
	I, II e IV
	 
	I, II e III
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 227891)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A crise de 1929 pôs em xeque o liberalismo clássico, a livre iniciativa e a não intervenção estatal. Vários autores se debruçam sobre a crise tentando encontrar soluções para o reaquecimento da economia. Entre eles é possível destacar John Maynard Keynes, economista inglês. As idéias deste autor serviram como fundamento para justificar o novo formato que o Estado capitalista assume para regular esta nova etapa monopolista e garantir a continuidade do processo de acumulação: o Estado de Bem Estar Social. A intervenção estatal levada a cabo após a crise de 1929 tinha como objetivo:
		
	 
	qualificar os trabalhadores, oferecer subsídios aos empresários e cortar gastos públicos
	
	privatizar as empresas estatais, diminuir a poupança e aumentar os impostos
	 
	diminuir o desemprego, incentivar a poupança e aumentar o nível de renda da população
	
	aumentar o desemprego, criar novos impostos e desenvolver políticas para os mais carentes
	
	aprofundar a desigualdade social, incentivar o emprego informal e apoiar os sindicatos
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 227893)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A crise dos anos 70 dá lugar a uma nova etapa do capitalismo. Nas palavras de Harvey (1999, p.117), ocorreu ¿uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado¿. Assim, a década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A nova ordem econômica e política que se seguiu à crise dos anos 70 se caracterizou por: I) um esgotamento do regime de acumulação fordista e advento da acumulação flexível II) um acentuado processo de mundialização da economia III) uma incorporação da tecnologia de base microeletrônica ao processo produtivo IV) uma flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho. Assinale a opção correta:
		
	
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II, III e IV são verdadeiras
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 227898)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Toda mercadoria é um objeto que tem uma utilidade, um valor de uso. Pode-se mesmo afirmarque as mercadorias diferenciam-se umas das outras por seu valor de uso, uma vez que cada necessidade corresponde a uma mercadoria com características específicas. Entretanto, para que os objetos possam ser mercadorias eles devem ter também valor de troca, ou simplesmente valor. Valor é o que permite que uma mercadoria seja trocada de mãos no mercado. Alguns bens existem de forma abundante na natureza. O ar que respiramos, por exemplo, é um bem que, apesar de essencial para a nossa sobrevivência, está disponível para todos. É possível afirmar então que o ar possui:
		
	
	valor de troca, mas não valor de uso
	
	trabalho humano agregado a ele
	
	um valor de uso insignificante
	 
	um valor de uso, mas não de troca
	
	um valor de troca máximo
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 112388)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os rendimentos do trabalhador brasileiro também decresceram no período, seja na ótica do salário médio real, seja na da massa salarial real. Tal perda do poder aquisitivo dos salários acentua-se quando contrastada com o crescimento simultaneamente observado no número de postos de trabalho, representado pelo aumento do contingente da população ocupada. Paralelamente, na área da educação o Brasil realizou, na década de 90, significativos progressos. Conforme dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, entre 1990 e 2001 a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais cresceu, no país, de 82% para 87%. No mesmo intervalo de tempo, a taxa de matrícula líquida no nível fundamental para crianças de 7 a 14 anos elevou-se de 86% para 97%, e a taxa de matrícula líquida no ensino médio quase quintuplicou, passando de 15% para 71%. Apontada como fator determinante para aumentar a distribuição de renda, elevar a remuneração dos salários e, numa perspectiva mais ampla, contribuir para o crescimento econômico de um país, a educação no Brasil não parece ter apresentado, apesar de seu referido progresso dos últimos anos, evidências que permitam confirmar, à vista do quadro acima, sua importância na Teoria do Capital Humano. Segundo esta teoria, a decisão de investir em educação é baseada:
		
	
	na importância da formação para a cidadania que a aquisição da instrução garante incondicionalmente.
	 
	no aumento da renda uma vez que a educação não influi na produtividade do indivíduo.
	
	na crescente produtividade do trabalhador, bem como sua renda, enquanto a escolaridade não aumenta.
	
	na medida que o nível educacional de um indivíduo aumenta, sua renda também diminui.
	 
	nos retornos, sob a forma de salários, que a aquisição de anos de escolaridade pode oferecer.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 156997)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para os defensores da sociedade do conhecimento o importante para o aumento da produtividade é o trabalho intelectual. Acreditam que as diferenças sociais devem ser vistas como fruto da separação entre:
		
	
	os empregados e os que estão fora do mercado de trabalho
	
	os que têm acesso à informática e os que não têm
	 
	os que têm conhecimento e os que não têm.
	
	os produtores rurais e os produtores urbanos
	
	os donos dos meios de produção e os que vendem a sua força de trabalho
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 228000)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho não possui somente uma face alienante. O sistema ou modo de produção, que o utiliza e como o utiliza, é que pode tornar sua prática alienante. Entretanto, ao mesmo tempo em que o trabalho é exercido de forma alienada, ele também é fundamental na produção da vida humana e dos homens, já que é pelo trabalho que os homens produzem bens (materiais e imateriais), imprimem valor a estes bens e se constituem enquanto homens. Assim, é possível afirmar que, além da dimensão alienada, o trabalho constitui um processo do seguinte tipo:
		
	 
	humanizador
	
	opressor
	
	laboral
	
	explorador
	
	comunal

Outros materiais