Buscar

aol 6 psicologia estress

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO SOLUCIONAR O ESTRESSE NO TRABALHO
Nos tempos de hoje o estresse é considerado quase como o mal do século, devido a intensa correria de nosso dia a dia, onde estamos o tempo todo atarefados, com pouco tempo para tantas obrigações, desde: preparar o café, levar as crianças para a escola, ir trabalhar, enfrentar o trânsito, faculdade ou estudos em geral, até eventualidades como problemas com o carro, financeiros ou na família, pode-se afirmar que essas são algumas das inúmeras causas do estresse de muitas pessoas.
Basicamente o estresse é considerado uma resposta do organismo a um evento de esforço máximo da pessoa, geralmente quando se sente ameaçado ou sob pressão. Tal resultado libera diversas reações químicas no organismo, provocando uma resposta fisiológica negativa, gerando muitas doenças físicas ou psicológicas, podendo afetar até mesmo o desempenho profissional do indivíduo.
Todavia, pode-se considerar que o ambiente de trabalho é um grande gerador de estresse nos funcionários, os afazeres diários juntamente com a pressão dos superiores entre prazos e metas afetam diretamente os colaboradores. Portanto, a solução deve partir dos gestores da organização, considerando que quando os funcionários estão em plenas condições físicas e mentais para efetuar o trabalho a organização obtém maior produtividade. Um dos meios de se alcançar tal objetivo é através da motivação e reconhecimento do colaborador, bem como cuidar para que o mesmo não seja sobrecarregado, um outro ponto a ser considerado é a prática da ginástica laboral que pode ser uma ferramenta eficaz no combate ao estresse, algumas empresas oferecem aos funcionários até mesmo festas e viagens em final de ano ou datas especiais, quebrando a rotina estressante do trabalho. Assim, é dever do gestor que deseja bons resultados operacionais, cuidar para que seus colaboradores trabalhem sobre o mínimo possível de estresse, motivados, e em um ambiente agradável.

Outros materiais