Buscar

Cultura é uma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PROFESSOR: PEDRO LUIS DE CASTRO C. NETTO
DISCIPLINA: ADM. APLICADA À ENG. III
Cultura é uma (des)vantagem competitiva?
	A cultura organizacional é uma grande vantagem competitiva em uma empresa. Já que, influencia na solução de problemas internos, reduz pontos de atritos, auxilia a resolver as diferenças entre as pessoas, faz o controle da gestão e forma uma imagem positiva na lembrança de quem conhece.
	A única desvantagem de uma cultura organizacional é se seus preceitos impedirem, de alguma maneira, a empresa de crescer, colocando entraves às mudanças, à diversidade, às fusões ou aquisições.
	Uma cultura empresarial adequada imprime uma identidade própria e pode revelar-se como chave no sucesso das organizações. A cultura de uma empresa é típica de seu setor de origem (educação, varejo, indústria etc.), onde são adotados comportamentos e práticas inerentes que estão intimamente ligadas a essa indústria específica.
	Para as empresas, é absolutamente fundamental entender a cultura vigente no ambiente externo onde se enquadram, ou pretendem vir a se enquadrar, pois aquilo que funciona numa cultura não funciona, garantidamente, em outra.
	Empresas que são submetidas a fusões e aquisições, ou iniciam operações em outras regionais, passam por diferenças culturais que comprometem o seu bom funcionamento e a esperada maior produtividade.
	Além disso a ética empresarial e profissional que está dentro de uma cultura organizacional, pode ser compreendida como um valor da organização que visa a sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados.
	Ela orienta o comportamento da empresa para que sua atuação se dê dentro dos princípios morais e das regras preestabelecidas e aceitas pela coletividade. É a ética empresarial e profissional que transmite ao público uma imagem positiva ou negativa de uma organização e que regerá o relacionamento entre a empresa e seus clientes.
	Dessa forma podemos observar que, uma cultura organizacional bem estruturada pode causar algumas possíveis dificuldades em: mudança ou adaptações futuras. Mas, suas vantagens são imensuráveis e de extrema relevância para uma empresa.
	E por isso consequentemente, devem ser levadas em consideração durante a analise de uma vantagem competitiva.
Referências
- Schein (1985).
- Ferreira, J.M. Carvalho; et al. (1996). Psicossociologia das Organizações. Alfragide, Editora McGraw-Hill.
- Hindle, Tim; Guia de Ideias e técnicas de Gestão. Editora Caminho.
- http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/oque-e-cultura-organizacional/46093.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Etica_empresarial.

Outros materiais