Buscar

Uma escola para todos, Sandra e Renata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma escola para todos: a Tecnologia Assistiva na inclusão escolar do deficiente visual através do Dosvox
A busca por uma escola para todos nos leva as escolas inclusivas, onde os diversos estudantes, independentemente de cor, classe social, condições físicas ou psicológicas, entre outros, estudam juntos, na mesma sala de aula, em escolas de ensino regular. Essas escolas desenvolvem estratégias para o ensino inclusivo, e a Escola Estadual Padre Nunes, em Coxim/MS utiliza o sistema Dosvox, um dos mecanismos utilizado no ensino dos estudantes com deficiência visual.
A deficiência visual é caracterizada por perda parcial ou total da visão, o que limita o seu desempenho normal. Segundo dados do IBGE em 2015, cerca de 3,6% da população brasileira são deficientes visuais, sendo esta o tipo de deficiência mais representativas dentre as demais. A inclusão escolar para estes estudantes já é uma realidade, embora muitas escolas ainda não estejam preparadas para atendê-los adequadamente, pois muitas vezes precisam de equipamentos especiais e de profissionais didaticamente preparados. 
A E.E. Padre Nunes é uma das escolas que conta com profissionais preparados especialmente para atender os estudantes com alguma deficiência, que buscam estratégias através das tecnologias assistivas para que auxiliem no aprendizado dos estudantes com deficiência visual, que são em um total de 3 em toda a unidade escolar. Segundo SARTORETTO e BERSCH (2017) as chamadas tecnologias assistivas é uma expressão utilizada para identificar todo o conjunto de recursos e serviços que colaboram para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência promovendo uma vida independente e inclusão em todos os setores da sociedade.
A estratégia utilizada pela escola é o Dosvox, um sistema para microcomputadores desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se comunica com o usuário através de síntese de voz em Português (conversão de texto escrito em falado), podendo ser configurada para outros idiomas, e do contato com o teclado de maneira prática e de fácil aprendizagem, o que possibilita a utilização de computadores pelos deficientes visuais. É de comunicação simples entre homem-máquina e leva em consideração as dificuldades especificas de cada um, e de baixo custo, já que o download pode ser realizado gratuitamente.
Segundo os professores este sistema possibilitou o aumento na independência e motivação dos estudantes, pois amplia as possibilidades para a construção do conhecimento, fazendo com que estes acompanhem o ensino junto aos demais. No entanto o Dosvox não retirou a importância do uso do Braille, esta que é um processo de escrita e leitura para os deficientes visuais. A escola ressalta que este é um avanço no ensino de pessoas com deficiência visual, e que as tecnologias assistivas estão cada vez mais presentes no dia a dia dos estudantes, aumentando assim o número de escolas inclusivas no Brasil.

Outros materiais