Buscar

A.V.1.Gestão Integrada de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO INTEGRADA DE RH	
Avaiação Parcial: 	 
 1 -Quais os principais objetivos da área de Gestão de Pessoas ou ARH? 1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; 2.	Proporcionar competitividade à organização e empregados bem treinados e bem motivados; 3.Aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho; 4.	Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; 5.Administrar a mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
 R = Todas as alternativas são verdadeiras
2 - "Compreendi, afinal, que renascer é um ato de cada dia. É construir, rever e reconstruir a prática empresarial e a pessoal, que se integram. É lidar com rigidez, prejuízo, tristeza, dor, egoísmo, inveja, ressentimento, raiva; elementos que desgastam, destroem, dilaceram empresas e pessoas. É transformá-los em plasticidade, recompensa, alegria, saúde, compartilhamento, altruísmo, gratidão, amor, elementos que agregam, constroem, vivificam. Compreendo, afinal, porque renascer é uma arte." Sylvia Vergara Na opinião da autora:
R = a organização, orientada por missão e objetivos, deve possuir uma identidade cultural capaz de manter-lhe a coesão, com políticas de reconhecimento e um sistema de acompanhamento que estimule em cada membro da organização a habilidade de reflexão.
 3 - Como podemos definir o significado da palavra absenteísmo?
R = Faltar ao trabalho
4 - A ARH utiliza algumas técnicas no ambiente interno e externo. São técnicas do ambiente interno:
R = Treinamento, Plano de Carreiras e Avaliação de Desempenho.
5 - O método de desenvolvimento de pessoas no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido é:
R = Estudo de casos
 6 - A gestão de pessoas deve contribuir para que as organizações sejam eficazes por meio das pessoas, e assim buscar a cooperação dos indivíduos que atuam nas organizações tanto para o alcance de seus objetivos individuais quanto para o alcance dos objetivos organizacionais (GIL, 2006). Para que se alcance esse nível de reciprocidade entre organização e individuo a gestão de pessoas desenvolve seis importantes processos que veremos abaixo, sendo eles; processo de agregar pessoas, processo de aplicar pessoas, processo de recompensar pessoas, processo de desenvolver pessoas, processo de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas, sendo que cada processo tem sua importância para que a organização alcance seus objetivos. (CHIAVENATO, 2008). Na gestão de pessoas, o treinamento está relacionado ao processo de
R = desenvolver pessoas;
 7 - Integram a função recursos humanos na organização:
R = seleção
 8 - O recrutamento de pesssoas é uma tarefa essencial ao desenvolvimento das organizações. Os seus tipos principais são:
A) Anúncio de jornal;
B) Interno;
C) Misto;
D) Agências de emprego;
E) Externo.
R = As altenativas B, C e E estão corretas.
9 - É importante que cada setor reconheça os papéis dos outros setores da empresa. É igualmente importante que cada setor saiba o que os demais estão fazendo. É importante que cada setor conheça também os resultados financeiros e operacionais da empresa. Que tipo de integração justifica a afirmação acima?
R = Integração funcional.
10 - Sobre a atuação do RH na integração social das pessoas nas Organizações, temos as seguintes afirmativas: I - saber dos fatos relevantes da empresa, tomar parte das coisas que afetam o seu setor de trabalho e poder participar das decisões fazem parte das motivações dos trabalhadores. II - a fim de minimizar os conflitos funcionais existentes entre as principais funções da empresa, cabe ao RH promover a aproximação dos diferentes setores da organização. III - o RH deve trabalhar no sentido de que cada setor cuide dos seus próprios interesses e objetivos, sem a preocupação de que os outros setores estejam atingindo as metas determinadas. Observando as alternativas anteriores, responda:
R = as alternativas I e II estão corretas.

Outros materiais