Buscar

Aula.1.Ex.Gestão Integrada de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO INTEGRADA DE RH
1a aula	
 Exercício: 
 1 - Há um princípio básico da ARH, no qual a tarefa de gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que a ARH:
 R = Além de gerenciar seus subordinados presta assessoria aos gerentes de linha, orientando sobre políticas e procedimentos adotados pela organização.
2 - Sabe-se que a Administração remonta à antiguidade e que as organizações existem, visando gerar produtos e/ou prestar serviços que atendam às necessidades de seus clientes. Qual o objetivo que o Sistema de Administração de Recursos Humanos tem?
 R = Cuidar das políticas, práticas e tudo o mais que diga respeito às relações de trabalho, visando a atender às metas e objetivos pessoais e organizacionais.
 3 - São características da Administração de Recursos Humanos:
	É atividade meio
	É considerada contingencial
 R = Todas as afirmativas estão corretas
	Seus profissionais atuam em diversos ramos
	Uma atividade de contatos intensos e exposta
 4 - Ao longo do tempo, o capital intelectual conquistou um papel de destaque no desenvolvimento das organizações. As empresas mais modernas e bem sucedidas, com o objetivo de desenvolver seus empregados, fazem uso de diferentes práticas, objetivando permitir que o empregado
 R = amplie a sua visão, focando na carreira e nos cargos que poderão ser ocupados por ele a médio e a longo prazos;
 5 - A alternativa cujas funções NÃO se caracterizam como da área de Recursos Humanos é:
R = Planejamento e controle de processos.
6 - O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de RH. Considerando essa realidade, se você fosse o gestor de uma área de RH,
R = Abriria um espaço no site da empresa para os empregados darem feedback sobre os programas da área de RH, avaliando, assim, se eles compreenderam os objetivos da área.
7 - Estudando a evolução da ARH, vimos que alguns conceitos e terminologias estão associados a uma determinada época. Abaixo apresentaremos algumas afirmativas e gostaríamos que você nos indicasse a única opção INCORRETA (assinale a única opção INCORRETA).
R = Foi no século XXI, ou seja, a partir do ano 2001, que surgiu a expressão Administração de Recursos Humanos em substituição a Administração de Pessoal e Relações Industriais.
8 - Quais os principais objetivos da área de Gestão de Pessoas ou ARH? 1.Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; 2.	Proporcionar competitividade à organização e empregados bem treinados e bem motivados; 3.Aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho; 4.	Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; 5.Administrar a mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
R = Todas as alternativas são verdadeiras

Outros materiais