Buscar

Int Adm gabarito comentado do roteiro de exercicios 6 parte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Correção Comentada Fundamentos de Administração – 8ª atividade
1
Primeira Questão 
1.(FGV 2012.1 QUESTÃO 18) Visando mensurar adequadamente seus resultados, a Guadalajara utiliza indicadores médios do setor (como a rentabilidade dos ativos) para comparar com o seu desempenho. Ao fazer isso, a Guadalajara está priorizando que tipo de orientação do seu sistema de controle?
(A) Controle burocrático.
(B) Controle de mercado.
(C) Controle de clã.
(D) Controle pessoal.
(E) Controle de normas.
2
Segunda Questão 
2. (FGV 2012.1 QUESTÃO 20) O controle do desempenho de uma atividade ou processo organizacional pode ser efetuado em diferentes momentos: antes que a atividade comece, enquanto a atividade decorre ou depois que a atividade estiver terminada. Considerando os tipos de controle baseados no sincronismo temporal, é correto afirmar que:
(A) o recrutamento e a seleção são formas de controle simultâneo.
(B) as normas e os procedimentos são formas de controle posterior.
(C) a avaliação de desempenho é uma forma de controle preventivo.
(D) a supervisão direta é uma forma de controle simultâneo.
(E) o treinamento é uma forma de controle posterior.
Terceira Questão
3. (FGV 2012.2 QUESTÃO 18) O E-Car é um sistema que permite acompanhar as informações detalhadas do cronograma de execução de organizações públicas, com as datas mais relevantes e o uso de sinalizadores. Também permite o acompanhamento das ações conforme sua realização de acordo com a periodicidade desejada, através do registro de pareceres e da informação dos valores realizados para cada meta ou indicador. Uma visão gerencial é disponibilizada, na qual é possível comparar os períodos acompanhados e avaliar o andamento das ações e a evolução de seus indicadores ao longo do tempo.
Podemos classificar o tipo de controle utilizado pelo sistema E-Car como:
(A) preventivo.
(B) simultâneo.
(C) estratégico.
(D) posterior.
(E) tático.
Quarta Questão 
4. (FGV 2012.2 QUESTÃO 19) Para iniciar a implantação do Balanced Scorecard na Embrapa, foi escolhida uma unidade de agroindústria de alimentos, de 140 funcionários, sediada no Rio de Janeiro. A pesquisadora Rosemar Antoniassi foi designada gerente de um dos 17 objetivos identificados no mapa estratégico. Sua tarefa era melhorar as técnicas de pesquisa usadas no laboratório, o coração da unidade. Quando a unidade definiu como uma das metas a obtenção de certificados para legitimar suas pesquisas, Rosemar teve de colocar os 50 pesquisadores e técnicos para escrever os 800 procedimentos internos. “Precisávamos padronizar as práticas”, diz ela. “Era essencial ter apenas uma forma de limpar uma bancada ou usar um equipamento, escrita e acessível a todos”. Adaptado de: Portal Exame, 08/05/2012.
O trabalho de melhoria das técnicas de pesquisa usadas no laboratório, ilustrado acima, encontra-se inserido em qual das dimensões do negócio, abrangidas pelo Balanced Scorecard?
(A) Processos internos.
(B) Perspectiva de clientes.
(C) Aprendizado e crescimento.
(D) Perspectiva financeira.
(E) Padronização e qualidade.
Quinta Questão
5. (FGV 2012.2 QUESTÃO 20) Uma das vantagens do benchmarking é permitir às empresas identificar problemas específicos e novas oportunidades. Quando a Mobil quis remodelar seus 8.000 postos de serviços, mandou seu pessoal aos boxes da equipe Penske, de
Fórmula Indy, para acompanhar o método de trabalho durante os pit stops dos pilotos. Não, a Mobil não estava interessada em como se trocam pneus e parafusos. O importante, no caso, era aprender atividades organizacionais como manobras rápidas e economia de tempo, ainda que a organização escolhida não fosse considerada similar ao negócio. Com base nessas experiências, a Mobil criou o SpeedPass, um cartão que possibilita ao motorista abastecer seu carro sem sair dele. Adaptado de: Portal Exame, 04/05/2012. 
No exemplo da empresa Mobil indicado acima, qual foi a modalidade de benchmarking utilizada pela companhia?
(A) Benchmarking de produto.
(B) Benchmarking de desempenho.
(C) Benchmarking de produção.
(D) Benchmarking de processo.
(E) Benchmarking organizacional.
6
Sexta Questão
6. (FGV 2013.1 QUESTÃO 18) A rede de lojas femininas Viva Allegra precisava ter um sistema de controle mais confiável acerca do que suas funcionárias conversavam com as clientes, se estavam passando as informações corretas dos produtos, explicando as condições de pagamento direito e as tratando da melhor forma possível. Para isso, a rede contratou um serviço de monitoramento e de gravação que instalou 13 câmeras nos estabelecimentos. Com esse sistema, as sócias conseguem ver e ouvir tudo o que se passa no caixa, no salão de vendas e no estoque das lojas. Para as sócias, a exatidão das informações obtidas por meio das gravações e imagens ajuda no controle do desempenho da empresa e contribui para a tomada de decisões adequadas. (Adaptado de: http://r7.com.br. Acesso em 12 maio. 2013.)
De acordo com essa reportagem, qual a característica dos sistemas de controle eficazes está associada à exatidão e confiabilidade das informações obtidas por meio do sistema de controle adotado pela rede de lojas Viva Allegra?
(A) Flexibilidade.
(B) Ênfase na exceção.
(C) Aceitação.
(D) Precisão.
(E) Economia.
Sétima questão
7. (FGV 2013.1 QUESTÃO 19) Na empresa de cosméticos COMTEC há um sofisticado sistema informatizado que custou R$2 milhões. Com ele é possível monitorar continuamente toda a linha de produção e detectar e corrigir problemas à medida que eles ocorrem. Na empresa do setor moveleiro MOVELFA, depois que cada móvel é entregue e montado, um funcionário comparece à residência do cliente para avaliar o serviço e o atendimento prestados. Funcionários já foram demitidos depois que clientes deram um feedback negativo acerca do serviço. Os tipos de controle exercidos pelas empresas COMTEC e MOVELFA são respectivamente:
(A) estratégico e posterior.
(B) simultâneo e posterior.
(C) preventivo e reativo.
(D) simultâneo e preventivo.
(E) tático e corretivo.
Oitava Questão
8. (FGV 2013.1 QUESTÃO 20) Em pleno momento de expansão no Brasil e com apenas três anos de vida, a marca de picolés e sorvetes Premium Diletto já se propõe uma meta ousada: a internacionalização. Entre os prováveis locais em que os picolés brasileiros podem chegar estão Estados Unidos e países da Ásia, Europa e Oceania. “É um desafio porque não existem muitos casos no nosso segmento. A Häagen-Dazs é case que serve como base”, explica Leandro Scabin, sócio fundador da Diletto. (Adaptado de: Revista Exame, jul. 2012.) Qual ferramenta gerencial de controle o sócio fundador da Diletto deixa subentendido quando diz “a Häagen-Dazs é um case que serve como base”?
(A) Benchmarking.
(B) Balanced Scorecard.
(C) Auditoria interna.
(D) Auditoria externa.
(E) Controle financeiro.
9. (FGV 2016.1) O problema de fazer um produto que as pessoas amam é que elas não gostam de substituí-lo. Existem evidências de que a GoPro, 18 milhões de câmeras após seu lançamento, está começando a enfrentar esse problema em meio à tentativa de vender novas câmeras e que está enfrentando a queda mais aguda nas vendas em seu mercado. A receita da GoPro nas Américas caiu 7 por cento no trimestre que terminou em 30/09/2015 em relação ao mesmo período do ano anterior, colocando a empresa abaixo de suas estimativas globais e fazendo suas ações despencarem. A GoPro ainda registra um crescimento satisfatório tanto em receitas quanto em unidades vendidas, mas boa parte da demanda está vindo da China e de outros mercados relativamente inexplorados; a GoPro atualmente obtém mais de metade de suas receitas em dólares fora dos EUA. Muitas empresas buscam exatamente isso, mas essa condição sugere que a GoPro está ficando sem novos clientes mais perto de casa. O CEO da empresa, Nick Woodman, disse a investidores que o último trimestre foi o primeiro no qual a empresa descumpriu sua meta de lucro e que essa situação estava sendo analisada com muita seriedade. 
Fonte: Bloomberg,
30/10/2015. 
Com base nesse trecho, assinale a orientação do sistema de controle que é assegurada pela GoPro ao avaliar os resultados da organização com base em fatores como faturamento e vendas. 
(A) Controle de mercado. 
(B) Controle pessoal. 
(C) Controle burocrático. 
(D) Controle de normas. 
(E) Controle de clã. 
Nona Questão
Décima Questão
10. ( FGV 2016.1) O resultado de um exame pode mudar a vida de um paciente. Por isso, na área médica, não se pode dar margem a erros e é preciso ter cuidado redobrado com o serviço oferecido. Por isso as unidades de saúde precisam fazer um trabalho sério de controle de qualidade. Para efetivar esse processo, antes de dar início à rotina do seu dia, laboratórios colocam um kit reagente em equipamentos para aferi-los. Por exemplo, para fazer um exame de colesterol, é preciso colocar no equipamento que realiza o exame um sorocontrole para aquele tipo de procedimento específico, além de um produto que já vem com um valor pré-definido de fábrica. Esse kit reagente funciona como um material real de exame, cujo resultado já é conhecido, e é utilizado para testar a precisão do aparelho, garantindo que os resultados de exames de colesterol feitos naquele dia saiam corretos. Dessa forma, o controle feito com os kits funciona como uma segurança para o laboratório, pois evita erros em exames cujo resultado vai impactar diretamente na vida do paciente, como por exemplo um resultado de HIV ou teste de gravidez. Em caso de falso positivo ou negativo, o laboratório pode ser processado e ter sua credibilidade questionada no mercado, fazendo com que perca pacientes leais ou potenciais novos. 
Fonte: pixeon.com.br, 19/08/2015. 
O tipo de controle feito pelos laboratórios, relativo aos testes de precisão dos equipamentos com kits reagentes, pode ser considerado um controle: 
(A) mercadológico. 
(B) posterior. 
(C) simultâneo. 
(D) comparativo. 
(E) preventivo. 
Décima Primeira Questão
11. (FGV 2016.1) O Brasil carece de uma referência técnica nacional para a orientação de projetos e atividades relacionados à prevenção e ao combate de incêndios, explosões e outros cenários acidentais. Isso inclui orientação sobre os sistemas que mais salvam vidas durante emergências: os de escape e abandono. Um bom exemplo a ser seguido pelo país é a NFPA (National Fire Protection Association), órgão americano comprometido com a eliminação de mortes e perdas por incêndio. Ela conta com a participação e o reconhecimento de membros em todo o mundo e reúne o melhor da experiência dos que "sabem fazer". A partir da contribuição direta de empresas, de especialistas, dos corpos de bombeiros etc., a NFPA reúne em códigos e padrões o melhor do conhecimento técnico. Se o Brasil ainda não tem algo como a NFPA, então deveria adotar seus procedimentos, padrões e códigos, pois neles estão o conhecimento que salva vidas. 
Fonte: UOL, 02/11/2015. 
A comparação de práticas e métodos de trabalho de uma organização com os de outras empresas, de forma a identificar fatores que conduzam a um desempenho superior, sugerido no trecho acima, é definido como: 
(A) benchmarking. 
(B) auditoria. 
(C) downsizing. 
(D) qualidade total. 
(E) balanced scorecard.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais