Buscar

FUNDAMENTOS UNIDADE 1 atividades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS UNIDADE 1 – ATIVIDADES
O diagnóstico do tipo de descoloração dentária é muito importante, temos que prestar atenção a fatores como etiologia, intensidade, aparência e localização da pigmentação dentária, pois serão cruciais para um correto plano de tratamento e prognóstico.
A pigmentação dentária é classificada de acordo com a localização do pigmento como:
Resposta: Incorporada, extrínseca, intrínseca.
Na pigmentação extrínseca há adsorção de agentes externos (pigmentos) na superfície dentária ou na película adquirida.Os pigmentos podem ser compostos que habitualmente estão presentes na dieta alimentar como o café, o chá e o vinho ou o fumo.
A pigmentação extrínseca tem um aumento na sua predisposição de acordo com a presença de alguns fatores, como:
Resposta: Quantidade de saliva,defeitos no esmalte
Fluorose opaca = pigmentação acinzentada ou opacidade difusa, normalmente de profundidade superficial e efetivamente tratadas com técnica de microabrasão no consultório odontológico.
Fluorose simples = manchas brancas ou acastanhadas, não tão superficiais quanto na fluorose simples, esmalte liso e sem defeitos superficiais.
Fluorose combinada com porosidade = alteração da superfície do esmalte que pode adquirir diferentes formas (rugosidades).
Qual a causa da fluorese dentária?
Atualmente, a principal causa é a ingestão de produtos fluoretados em locais que existe água fluoretada, sendo mais comum a ingestão de pasta de dente com flúor em sua composição.
Ainda existem outras fontes de flúor, como os comprimidos, gotas, enxaguatórios bucais, alimentos e bebidas, fórmulas infantis, principalmente contendo soja.
Durante a gravidez, devo ingerir suplementos de flúor?
Não é necessário ingerir suplementos de flúor, pois sabe-se que a principal ação preventiva é a tópica, ou seja, a que se dá pelo contato do flúor na boca com os dentes. Além disso, na gestante que ingere água fluoretada, o flúor passa para o bebê através da placenta.
Dentes de leite podem ter fluorose?
A fluorose em dentes decíduos possui características semelhantes às da fluorose em dentes permanentes, mas não é comum, pois só pode ocorrer nos dentes cuja mineralização  se dá após o nascimento. Ao nascimento do bebê as coroas dos dentes incisivos centrais superiores e inferiores, por exemplo, já estão formadas. A porção dentária formada na vida intra-uterina (durante a gestação), mesmo que a gestante ingerisse ligeiro excesso de flúor, receberia proteção da placenta, que é uma barreira semipermeável que deixa passar apenas uma parte do flúor circulante.
Quando ocorre fluorose nos dentes de leite, os permanentes também serão acometidos?
A fluorose não passa de uma dentição para outra, pois ela ocorre durante o período de formação dos dentes, e dentes de leite e permanentes se formam em épocas diferentes. Mesmo na dentição permanente ela pode afetar alguns dentes e não afetar outros, ou ainda afetar dentes diferentes com grau de severidade diversos. Tudo depende da época que ocorreu o excesso de ingestão e da época de formação dos dentes. O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois o maior problema da fluorose está relacionado à estética.
O diagnóstico do tipo de descoloração dentária é muito importante, temos que prestar atenção a fatores como etiologia, intensidade, aparência e localização da pigmentação dentária, pois serão cruciais para um correto plano de tratamento e prognóstico.
Analise as afirmativas sobre a pigmentação dentária e assinale a alternativa correta sobre quais perguntas são fundamentais para um correto diagnóstico para realização de um clareamento dentário.
Resposta: Fuma, práticas de higiene oral, exposição a químicos
A eficácia do clareamento dentário é classificada em unidades de mudança de cor, obtida visualmente (através de escala de cor) ou recorrendo para isso a instrumentos, como o colorímetro.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta sobre qual a escala de cor utilizada para determinar se o tratamento de clareamento dentário foi bem sucedido?
Resposta: VITA Bleachedguide 3D-Master.
Como em qualquer tratamento clínico o clareamento dentário também apresenta limitações e contraindicações. É de grande importância levá-los em conta quando estivermos fazendo o planejamento do caso.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta sobre qual seria uma contraindicação para a realização do clareamento dentário?
Resposta: Lesões gengivais.
A pigmentação dentária é classificada de acordo com a localização do pigmento como: extrínseca, intrínseca e internalizada/incorporada. Na anamnese devem constar questões que possam nos auxiliar na determinação da etiologia da pigmentação dentária, para que possamos traçar um correto plano de tratamento.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta sobre qual é um fator que pode determinar que a pigmentação é intrínseca?)
Resposta: hipoplasia do esmalte

Outros materiais