Buscar

Introdução prótese total

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prótese Total
Sorria com a Prótese Total
Sorrir com confiança e segurança é algo extremamente importante para autoestima, afinal o sorriso ocupa um espaço singular na estética feminina e masculina. A perda dos dentes é um problema comum na terceira idade, sendo aconselhável a colocação de uma prótese para recuperar o conforto na hora de falar, mastigar e sorrir.
A prótese total, também conhecida como dentadura, é uma das melhores opções para substituir os dentes nessa idade, pois são práticas e removíveis. Além disso, o usuário poderá contar com uma aparência extremamente natural, pois a prótese é feita sob medida, a partir dos moldes tirados da própria boca.
Tipos de prótese
Atualmente, é possível optar ou pela prótese total definitiva ou pela prótese total imediata. A primeira é colocada na boca somente após a cicatrização dos tecidos que ficam sensíveis com a extração dos dentes remanescentes. A segunda é colocada imediatamente após a extração, sem que seja necessário aguardar o tempo de recuperação dos tecidos. As opções mais comuns de próteses são a Total Definitiva, que é colocada na boca apenas após a cicatrização dos tecidos bucais  – que ficam sensíveis devido à extração dos dentes que estavam comprometidos – e a Total Imediata, que é colocada na boca logo após a realização do procedimento cirúrgico para retirar um ou mais dentes, sem a necessidade de aguardar o período de cicatrização.
Quem deve utilizar a prótese?
A prótese total deve ser utilizada por pessoas que tiveram perda total dos dentes e desejam fazer a reabilitação bucal nas funções estética, fonética e mastigação. Isso trará maior conforto e segurança, além de contribuir para a elevação da autoestima
Como é feita a prótese total?
A confecção da prótese inicia-se com a moldagem das arcadas dentárias em laboratório específico. Os modelos devem respeitar a oclusão natural do paciente e os dentes são fabricados em resina acrílica especial. É também necessário realizar algumas consultas para ajustes de altura, formato e tamanho dos dentes, a fim de garantir o máximo conforto ao usuário.
Cuidados com a prótese
A higienização da prótese total deve ser feita com uma escova dental de cerdas ultramacias. Quando ela estiver fora da boca, deixe-a em um copo com água limpa e filtrada. Os dentistas aconselham realizar uma massagem no céu da boca e nas gengivas para ativar a circulação sanguínea e remover placas bacterianas que se aderem à mucosa. 
Essa perda de dentes é ainda mais comum na terceira idade, devido aos desgastes naturais dos dentes e investir em uma prótese é a garantia de voltar a mastigar, falar e sorrir de forma saudável e com segurança. Ter um sorriso bonito é essencial para o aumento da autoestima, melhorando a vida social e profissional
Fique atento!
Não é recomendado dormir com a prótese removível, o ideal é que durante o sono a prótese fique imersa em uma solução de água com um detergente próprio para isso. A higienização da prótese pode ser feita com esse mesmo tipo de solução, além da escovação com escova de dente e creme dental.
A colaboração do paciente em manter a prótese sempre higienizada é essencial para garantir sua maior durabilidade e boa aparência, mantendo o aspecto natural do sorriso. Além disso, a higienização diária mantém a boca protegida contra as doenças periodontais que podem se desenvolver com o tempo.
Como funciona a Prótese Total?
A prótese total removível é simplesmente encaixada na boca e pode ser retirada pelo próprio paciente sempre que houver necessidade, para sua higienização, por exemplo. De tempos em tempos é necessário trocar a prótese, de acordo com a orientação do odontologista. Isso porque existe um desgaste natural do material ao longo do tempo, além das alterações na estrutura bucal que também ocorrem com o passar dos anos, sendo necessária uma nova prótese que se adeque às novas características.
Conclusão: 
A perda de dentes pode ser causada por fatores como doenças bucais (gengivite, periodontite, etc) ou traumas. Quando ocorre a perda total, a solução tanto estética quanto de saúde é o uso de prótese total removível, mais conhecida como dentadura. Para sua confecção pode ser empregados acrílico ou porcelana, sendo esta última de preço mais elevado.
As próteses dentárias removíveis são feitas por um Técnico em Prótese Dentária ou simplesmente protético, e segue um molde da arcada dentária do paciente fornecido pelo dentista. A partir desse modelo ele produz a peça que ficará de acordo com a arcada do cliente e sua fixação, normalmente, é feita por encaixe.
Por ser removível, a higienização da prótese total é mais fácil e rápida.
É preciso fazer uma nova prótese de tempos em tempos, pois o próprio desgaste do material e alterações da boca, com o passar dos anos, exigem novas adaptações. Recomenda-se não dormir com a prótese removível, o ideal é colocá-la em um recipiente com água e um detergente especial próprio para isso.
•Angélica Bertão
•Giovanna Nunes
•Jandra Cimatti
•Mayara Monteiro
•Valéria Ribeiro

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando