Buscar

AP II Direito do Consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL
AP II – Direito do Consumidor
Nome: LUIZ ANTONIO DE LIMA
RGM: 165.666.45
	Proposta: Nossa economia está sujeita a uma série de situações imprevisíveis à maioria dos consumidores, em especial, por estar muita sujeita às intervenções que o Poder Público realiza. Os fornecedores, em geral, estão muito mais preparados para entender os mecanismos econômicos, possibilitando que haja uma previsão futura mais segura sobre riscos e oportunidades.
Diante desse quadro, vamos apresentar uma situação hipotética que, na verdade, é baseada em fatos ocorridos há alguns anos.
	Concessionárias de automóveis e bancos atrelados às montadoras de veículos criaram um intrincado mecanismo de buscar recursos externos para financiamento de veículos em nosso país.
Basicamente, os bancos conseguiam captar dinheiro no exterior com baixas taxas e, com isso, conseguiam apresentar condições extremamente favoráveis para os consumidores interessados em adquirir veículos novos, pois os financiamentos eram muito atrativos.
O valor das parcelas dos financiamentos estava atrelado ao valor do dólar, que naquele período, apresentava uma considerável estabilidade de seu valor frente à nossa moeda.
Ocorre, contudo, que o Poder Público acabou, em uma de suas muitas intervenções na economia, criando situações de abalaram essa estabilidade cambial, acarretando severas consequências para os financiamentos de automóveis atrelados ao valor do dólar. Em poucos dias, o valor das prestações sofreram aumento de cerca de 50%.
Essa situação trouxe um grave problema a diversos consumidores e deve merecer uma atenção do Direito do Consumidor! Considerando essa situação e, especialmente, os direitos do consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor, pergunta-se:
Quais direitos estabelecidos no artigo 6º do CDC devem ser invocados para que essa situação extremamente desfavorável aos consumidores possa ser resolvida ou atenuada?
De cara já podemos dizer que estas práticas acertadas entre as financeiras e concessionárias foram criadas ilegalmente e total desacordo com a Constituição Federal de 1988 ao atrelar correções com base cambial em moeda estrangeira e cobrança de reajustes acima de 12% ao ano. Esta medida causou uma explosão de revisões contratuais onde praticamente 100% dos consumidores tiveram sucesso ao procurar a proteção jurídica.
De acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor) Lei 8078/90 artigo 6° os consumidores podem requerer seus direitos de revisão contratual com base no inciso:
V - “A modificação das cláusulas contratuais que estabeleceram prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas”.

Continue navegando