Buscar

Ética pol 04

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Leia o texto e responda à questão:
A todo o momento utilizamos sistemas de informação. Hoje mesmo, se você fez compras em uma padaria, abasteceu seu veículo em um posto de combustíveis ou retirou dinheiro em um caixa eletrônico, muito provavelmente os dados referentes às suas transações foram registrados em um sistema. A esse tipo de sistema damos o nome de sistema de processamento de transações (SPT).
“Os dados registrados por meio dos SPTs abastecem as bases de dados que serão acessadas por outros sistemas, em particular pelos sistemas gerenciais, o que torna os SPTs verdadeiros “guardiões” dos dados corporativos. ” (O’Brien, 2004) 
ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, em razão de sua importância para os negócios das empresas, os SPTs devem cumprir requisitos mínimos de qualidade, quais são os atributos funcionais?  Analise as sentenças abaixo indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso e na sequencia assinale a alternativa correta: 
(           ) Desempenho
(           ) Disponibilidade
(           ) Integridade de dados
(           ) Modularidade
(           ) Facilidade de uso
Nota: 20.0
	
	A
	V- F- V- V- F
	
	B
	F- V- V- V- V
	
	C
	V- V- V- V- V
Você acertou!
a) Desempenho: Refere-se aos tempos de resposta que o sistema leva para concluir uma transação, sendo medido pela quantidade de transação que o sistema é capaz de realizar um determinado período.
b) Disponibilidade: Indica o percentual de tempo em que o SPT permanece disponível aos usuários. Quando um sistema nunca deixa de funcionar, dizemos que ele tem 100% de disponibilidade. Em muitas situações, os SPTs desempenham funções críticas na organização,e a disponibilidade tem impactos diretos no desempenho financeiro das operações, como nos sites de comércio eletrônico. Nesses casos, os SPTs são projetados para alta disponibilidade, sendo rotulados tecnicamente com a sigla HA (high availability).
c) Integridade de dados: Refere-se à capacidade que o sistema tem de contornar os possíveis problemas de software ou hardware sem causar perda de dados. Sistemas de back-up distribuídos auxiliam a proteger os dados em caso de falhas nos discos ou de catástrofes naturais nos data centers. Além disso, a integridade dos dados deve ser garantida no caso de acesso simultâneo dos dados, como ocorre, por exemplo, nos sistemas de reservas de voos, em que vários usuários tentam realizar suas reservas ao mesmo tempo.
d) Modularidade: É a característica que permite a um sistema aumentar sua capacidade de forma incremental, na medida da necessidade, por meio da inclusão de módulos adicionais ou atualizações de hardware. Por exemplo, um sistema altamente modular pode ser implementado inicialmente para uma demanda pequena e, depois, de forma progressiva, ser ampliado em pequenos incrementos para acompanhar o crescimento da demanda.
e) Facilidade de uso: Permite aos usuários operar o sistema sem dificuldades, o que garante a consistência dos dados e proporciona uma experiência de uso descomplicada por meio de uma interface amigável. Essa característica passou a ser ainda mais importante quando os SPTs se tornaram sistemas online e, portanto, operados diretamente pelos clientes finais via internet, como é o caso dos sistemas de comércio eletrônico.
Referência: ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.p. 101.102.
	
	D
	V- V- F- V- V
	
	E
	V- V- V- F- V
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Leia o texto e responda à questão: 
Em nosso cotidiano, a todo o momento utilizamos sistemas de informação. Hoje mesmo, se você fez compras em uma padaria, abasteceu seu veículo em um posto de combustíveis ou retirou dinheiro em um caixa eletrônico, muito provavelmente os dados referentes às suas transações foram registrados em um sistema. A esse tipo de sistema damos o nome de sistema de processamento de transações (SPT). 
ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015. 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, qual é a função dos SPTs? Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Se atualizar em múltiplos critérios de avaliação sobre determinada variável de decisão.
	
	B
	Registrar os dados referentes às atividades básicas e rotineiras de uma empresa.
Você acertou!
Os SPTs têm como função registrar os dados referentes às atividades básicas e rotineiras de uma empresa, como as vendas da padaria, os serviços do posto de combustíveis e o autoatendimento do banco; por isso, dizemos que os SPTs servem para informatizar o nível operacional das empresas. Porém, não são apenas os dados de clientes que os SPTs registram. Eles estão em praticamente todos os setores internos de uma empresa, como os softwares de controle de estoques, os sistemas de folha de pagamentos ou os sistemas de contas a pagar/receber. Em geral, quando falamos em registrar ou atualizar dados, estamos tratando de um SPT. 
Referência: ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.p.100.
	
	C
	Planejar e prever as necessidades de produção.
	
	D
	Identificar tendências e padrões que podem aprimorar o desempenho das empresas e auxiliar nas tomadas de decisão.
	
	E
	É responsável pela parte física do sistema, como os computadores, os discos e os dispositivos periféricos.
Questão 3/5 - Ética
Leia o texto abaixo e responda à questão: 
De acordo com o art. 37 da CF e seus respectivos incisos, a gestão pública, direta, indireta ou funcional, em qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, deve vincular-se diretamente aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. 
RODRIGUES, Z. A. L. Ética na Gestão Pública. Curitiba: Intersaberes, 2016 (Série Gestão Pública). 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, qual é o princípio que, Fundamentado no art. 5o, inciso II, da CF (Brasil, 1988), determina o conceito “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”? 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Princípio da legalidade.
Você acertou!
Fundamentado no art. 5o, inciso II, da CF (Brasil, 1988), o princípio da legalidade determina que: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”. Conforme Meirelles (2015, p. 67), o gestor público em toda a sua atividade funcional estará sujeito: “aos mandamentos da lei e exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e de responsabilidade disciplinar, civil e criminal, de acordo com cada caso”.
Referência: RODRIGUES, Z. A. L. Ética na Gestão Pública. Curitiba: Intersaberes, 1ª. edição 2016. p. 138.
	
	B
	Princípio da defesa.
	
	C
	Princípio da impessoalidade.
	
	D
	Princípio da moralidade.
 
	
	E
	Princípio da publicidade.
Questão 4/5 - Ética
Leia o texto abaixo e responda à questão: 
A Gestão Pública reforça bases de entendimento e situa as possíveis ações práticas como alicerces para os progressos científicos e tecnológicos sobre o assunto em tela, que versa sobre as ações humanas e seus espaços de responsabilização pela organização da vida em sociedade. 
RODRIGUES, Z. A. L. Ética na Gestão Pública. Curitiba: Intersaberes, 2016 (Série Gestão Pública). 
De acordo com o livro base da disciplina, na gestão pública brasileira, há três níveis administrativos, quais são essas esferas?
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As esferas organizacionais e municipais.
	
	B
	As esferas governamentais e municipais.
	
	C
	As esferas estaduais e empresariais.
	
	D
	As esferas estaduais e ONGs.
 
	
	E
	As esferas federal, estadual e municipal.Você acertou!
Assim, na gestão pública brasileira, há três níveis administrativos, as esferas federal, estadual e municipal, sendo que, em todas elas e por meio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, devem ser obedecidos e respeitados os princípios constitucionais, os quais consubstanciam essas mesmas ações administrativas de cunho público.
Referência: RODRIGUES, Z. A. L. Ética na Gestão Pública. Curitiba: Intersaberes, 1ª. edição 2016. p. 135-136.
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Leia o texto e responda à questão:
Existem várias formas de classificar os sistemas de informação, que variam conforme o critério utilizado. As duas formas mais usuais consideram como critérios de classificação a abrangência e o nível decisório. No primeiro caso, são consideradas as áreas funcionais a que o sistema atende, ou seja, sua abrangência departamental. No segundo caso, o critério utilizado é o nível funcional. A abrangência de um sistema de informação se refere à sua capacidade de atender a diferentes áreas funcionais de uma organização. Em outras palavras, quanto maior for a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema.
ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.
De acordo com esse critério e com os conceitos abordados no livro base da disciplina, os sistemas de informação podem ser classificados em categorias, portanto analise as sentenças abaixo indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa correta indicando quais são elas. 
(           ) Sistemas departamentais (funcionais)
(           ) Sistemas integrados (organizacionais)
(           ) Sistemas interorganizacionais.
(           ) Sistemas de informações sazonais.
Nota: 20.0
	
	A
	V- V- V- F
Você acertou!
 
Referência: ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2015.p. 96.
	
	B
	V- F- V- F
	
	C
	V- V- F- F
	
	D
	F- V- V- F
	
	E
	V- V- V- V

Continue navegando