Buscar

casos de tributario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Determinado governador do estado do acre está em forte debate com a assembleia legislativa. Apesar de ter sido eleito em primeiro turno com uma expressiva maioria de votos, sua assembleia é hoje composta em maioria considerável pela oposição. a) quais seriam estes argumentos? Os argumentos do deputado seriam a constituição da republica que veda a edição de medida provisória que tenha por objeto lei orçamentária anual. Esta matéria somente poderá ser objeto de lei ordinária.
 b) pode o governador editar medida provisória? a medida provisória é uma espécie legislativa de exceção e sua edição pelos chefes do executivo estadual e municipal não está literalmente prevista pela CF, sendo controversa a sua aplicação por simetria. Entretanto, admite-se a sua edição pelo governador do estado quando a Constituição estadual expressamente prevê e na matéria que ela prevê.
c) cabe medida provisória em direito financeiro? Não há propriamente uma vedação quanto à edição de medida provisória em direito financeiro, com exceção das questões relativas às leis orçamentárias e tal como previsto na CF.
em meio a uma crise politica e econômica em 2015, o governo federal apresentou ao congresso nacional um projeto de lei orçamentária com um déficit de 30,5 bilhoes de reais. À época, questionamentos políticos e econômicos foram levantados e o. Não seria possível propor tal projeto de lei com tamanho desequilíbrio, uma vez que a CF diz que é vedada a realização de despesas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.
2) como ficaria com base na legislação atual? Após o advento da Emenda Complementar foi implementado um novo regime fiscal cujo objetivo é zelar pelo equilíbrio orçamentário, evitando esses déficits.
O tribunal de contas do estado de minas gerais , no ano de 2014, aplicou multas no valor total de R$278.000,00 a 69 prefeituras por descumprimento da lei de responsabilidade fiscal. Estas prefeituras deixaram de encaminhar no prazo legal 1)a aplicação de multas do tribunal de contas é ato regular? O tribunal de contas é um órgão gerador e fiscalizador da gestão pública. Sendo assim, pode ser órgão aplicador de multa.
2) estas multas podem ser questionadas perante o poder judiciário, ou já se encontram alcançadas pela coisa julgada? Suas decisões não fazem coisa julgada, podendo ser apreciada pelo poder judiciário.
3)independente da solução aplicada pelo tribunal de contas, qual é o principio contido na lei de responsabilidade fiscal relacionado com os relatórios exigidos? Principio da transparência.
Ao dispor sobre o plano de custeio da seguridade social, a união cuidou de regular a cobrança de várias contribuições cujos fatos geradores dizem respeito à atividades do contribuinte como a remuneração paga ou creditada aos segurados que Partindo do pressuposto de que tais contribuições são tributos, não pode as mesmas ter regramentos incompatíveis com o CTN, que possui natureza de lei complementar. Pelo CTN, critérios tributários decaem e prescrevem em 5 anos, estabelecendo regras diversas da constante na lei de seguridade social. Por tal razão, tais dispositivos foram considerados inconstitucionais conforme reconhece sumula vinculante do STF. Somente através de lei complementar podem ser estabelecidas normas de direito tributário.
A união através de lei ordinária isenta tributo do estado sob o fundamento de que deve formentar o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte. Comente a legalidade e a constitucionalidade da referida lei. O Presidente da Republica concedendo a isenção é legítimo. Se o ato da concessão for da União como Ente Federativo, é inconstitucional, salvo em tratado internacional que em nome da União, o Estado Brasileiro poderá conceder isenções. O Presidente da República firma compromisso em nome do Estado Brasileiro.
6)servidor estadual ingressa com ação de repetição de indébito contra o estado respectivo em função de uma retenção na fonte de imposto de renda retida na fonte pelo órgão ao qual pertencia a servidora. O estado alega ilegitimidade passiva tendo. O servidor tem razão, porque o estado é legitimado para atuar no polo passivo da ação, porque apesar do tributo ser de competência da união, quem se aproveita integralmente da reintegração da fonte é o estado, uma vez que o mesmo teria enriquecido sem causa.
Governador de um estado da federação propõe ação direta de inconstitucionalidade contra emenda constitucional que cria um imposto sobre toda e qualquer movimentação financeira, inclusive as realizadas por pessoas jurídicas de direito publico e que O governador pode propor ADI contra EC, pois ela não pode instituir tributo, apenas pode delimitar a competência tributária pelos entes tributáveis realizarem a criação ou a majoração de tributos. Uma ec pode ser inconstitucional e neste caso ela está ferindo a constituição pois a imunidade é clausula pétrea e também esta ferindo o principio da anterioridade que também é clausula pétrea.
.O município de angra dos reis promulga lei em 30.06.2006, estabelecendo a incidência do ITBI sobre as embarcações alienadas no território municipal, já que esses bens são garantidos por hipoteca, o que demonstraria a natureza imobiliária das De acordo com os métodos interpretativos: Literal: no popular, embarcações são bens móveis. Sistemática: o direito trata as embarcações como bens móveis. Histórica: nunca houve uma alteração social ou legislativa que mudasse esses conceitos. Logica: o fato de o direito civil dar às embarcações o mesmo tratamento dos bens móveis, constitui exceção e não altera a natureza do bem, para faze-lo imóvel. Teleológica: não há proposito na legislação civil em transformar as embarcações em bens imóveis. Assim, seu alcance estaria apenas servindo ao interesse de ampliar a competência tributária.
Lei federal, publicada no ano passado, majora alíquotas do imposto de renda incidente em determinadas importações e determina a incidência sobre o exercício passado cuja declaração será feita neste exercício. Neste caso, inicia-se forte De acordo com o entendimento do STF não há nenhuma ilegalidade em se aplicar para fins de imposto de renda, legislação publica no mesmo exercício em que a declaração será apresentada. No entanto, é inconstitucional que uma lei nova atinja fatos gerados já ocorridos para onerar-se a tributação. Só poderá valer ao exercício seguinte à sua publicação, proibida a retroatividade de tal norma.
O estado do rio de janeiro decide alterar a sua legislação tributária relativa ao ITCMD para aumentar as alíquotas do imposto e, portanto, aumentar sua arrecadação. Em função disso, aumenta a alíquota do imposto para 4,5% (quando se tratar de De acordo com sumula e Recurso Extraordinario que alterou o entendimento de que deve haver expressa autorização na CF para alíquotas progressivas em tributos reais, hoje oSTF entende que todos os impostos devem se submeter na medida em que possível ao principio da capacidade contributiva.
o supermercado vende bem propõe uma ação para anular uma cobrança de ICMS que desconsiderava créditos de ICMS decorrentes do consumo de energia elétrica que,segundo o contribuinte, a energia elétrica utilizada para a comercialização de No caso em questão, deve-se negar o direito ao contribuinte de aproveitar-se do crédito de ICMS sobre a energia elétrica consumida em seu estabelecimento. Tal entendimento baseia-se na evolução legislativa do principio da não cumulatividade. Diante de leis complementares que impõe controvérsias sobre o assunto, esse caso teve repercussão geral e todos os processos que versam sobre o mesmo tema deverão ser tratados e decididos de forma idêntica.
O estado de Pernambuco, de forma a incrementar sua arrecadação tributária e ampliar a sua receita, decide criar alíquota diferenciada para veículos de fabricação estrangeira importados ao brasil. Esta alíquota é maior do que as dos veículos Não pode, pelo principio da vedação à concessão de isenções heterônomas. O tributo não é estadual e sim federal. portanto, os estados e DF não podem estabelecer alíquotas de IPVA.
A prefeitura do município de rio branco enviou carnê de IPTU para a locadora de veículos localizada em terreno da infraero ao lado do aeroporto internacional plácido de castro. A locadora promoveu ação anulatória e o processo se encontra hoje no STF. Na visão do fisco deveria incidir IPTU sobre imóvel publico quando cedido a terceiro, usufruindo de atividade econômica,. Na visão do contribuinte, pode-se sustentar que o imóvel continua sendo da União e usufrui de imunidade recíproca, sendo que a posse da locadora de veículos jamais lhe deferirá a titularidade do imóvel em questão, posto que é mera cessão de uso.
A legislação do imposto de renda da pessoa física atribui ao contribuinte uma serie de obrigações e deveres. Analise os dispositivos abaixo elencados e indique sua natureza especifica. Em seguida, identifique o ato normativo que pode tratar de A)obrigação tributária principal- prestação do tributo. Deve ser instituído por lei ordinária. Submete-se às regras do Direito Tributário. B)obrigação tributária principal ou acessória-prestação de juros e multa. Deve ser instituído pro lei ordinária. Submete-se às regras penais. C)obrigação tributária acessória ou dever jurídico instrumental- comportamento do contribuinte de prestar declaração. Pode ser instituído por qualquer ato normativo. Submete-se às regras do Direito Administrativo e Tributário.
Em processo administrativo discute-se a base de calculo do ISSQN incidente sobre a prestação de serviço de transporte coletivo de passageiros. O ponto central do problema é se a base de calculo para efeito do recolhimento do ISSQQN seria o A base de calculo do ISS incidente sobre a prestação de serviço de transporte coletivo de passagem é o preço efetivamente pago pelo usuário no ato de compra e venda dos bilhetes (seja vale transporte ou passagens escolar), não o vigente no momento posterior em que se dá a efetiva prestação. Assim mostra-se indevido o recolhimento do tributo sobre a diferença verificada quando da majoração da tarifa de transporte ocorrida entre a compra do bilhete antecipado e a efetiva prestação do serviço, pois o momento gerador da incidência do fato gerador é o da compra das passagens.
Filipe sócio da sociedade FILIPE & FERNANDA LTDA. com intuito de prestigiar seus funcionários resolveram pagar o 15° salário (criado por eles). Diante disso a sociedade por falta de planejamento ficou em dificuldades financeiras motivo que levou Filipe não tem legitimidade para figurar no polo passivo da execução, visto que para tanto deveria estar enquadrado no termos descritos no CTN, o que no presente caso não ocorreu, pois o mero inadimplemento do tributo não gera a responsabilidade solidária para sócios.

Outros materiais