Buscar

TRABALHO EM GRUPO ED IX

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
Enunciado: Leiam o texto a seguir, de Fabio Altman, jornalista brasileiro, retirado da revista Época Negócios. Com base em reflexões sobre o texto apresentado e com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo a metáfora que relaciona a arquitetura da música erudita, mais exatamente de uma orquestra, com a arquitetura e compromissos empresariais.
De fato a comparação entre uma empresa e uma orquestra trata-se de uma metáfora muito adequada, muito bem aplicada. Quem não se admira ou fica impressionado ao ver uma orquestra com mais de 200 músicos trabalhar quase que em perfeita sinfonia, embora não exista orquestra perfeita, e ao final do concerto dislumbra de um precioso trabalho em equipe? Esta é uma visão que todo Administrador de empresa deve ter. A empresa funciona como uma orquestra, principalmente nos quesitos liderança, organização e trabalho em equipe. Para ficar mais claro, iremos dividir neste três ultimos tópicos:
Liderança: Papel exercido na orquesta pelo Regente/Maestro. Nas empresas exercido pelo Líder: Gerente, Gestor, Presidente, etc. Assim como na orquestra, o Líder deve gerar confiança e inspiração ao seus musicistas/equipe. Ele sabe onde quer chegar e sabe que só conseguirá se houver sintonia entre os membros de sua equipe. Este mesmo líder, conhece e identifica as melhores qualidades de cada musicista/funcionário e as explora para atingir a excelência como grupo, sendo o facilitador do pontencial dos liderados, respeitando os limites de cada talento, entendendo que cada musicista/funcionário é virtuose/competente em seu instrumento/tarefa. Apesar de ser líder, não se deixa ser “endeusado” , ou seja, não busca atenção somente para si, mas sabe que a música é feita pela orquestra e não pelo maestro.
Resumindo, cabe a liderança , ao Maestro ou Gerente, desenvolver a profunda sintonia entre seus musicitas/funcionários e criar condições para que a apresentação/trabalho seja impecável.	
Organização e Trabalho em Equipe: Assim como na orquestra, cada funcionário/musicista possui sua função. Não existe uma função mais importante do que a outra. Por exemplo a Tuba não faz a música sozinha, mas exerce um papel de grande importância no conjunto. Toda função deve ser respeitada e a sintonia entre elas deve ser garantido. Além disso deve haver motivação por parte do musicista/funcionário para que ele possa produzir o esperado.
Um ponto interessante é como é feita esta organização e trabalho em equipe em ambos os casos: Tudo deve começar com afinação da equipe, ou seja, antes de iniciar o trabalho/música deve haver uma coerência entre os membros desta equipe, todos devem estar tocando no mesmo tom ou buscando o mesmo objetivo, que é o sucesso da empresa/concerto. Depois passa pelo incentivo à cooperação e junção dos sons, ou seja, a sintonia entre os membros permitirá que o trabalho seja executado, cada um irá cooperar com o outro e promover o sucesso do conjunto; apreciação dos talentos individuais e finaliza com os aplausos ao trabalho executado. Nesta ultima fase, assim como o maestro ao final de um concerto deve comprimentar o spalla, o gerente deve elogiar sua equipe e promover o desenvolvimento desta através de elogios sinceros e reconhecimento.
Sem dúvida, se o Administrador tiver em mente esta metáfora, saberá como melhor conduzir seu Negócio/Equipe, pensando na perfeita sintonia entre o seu time, observando os pequenos detalhes assim como na música, trabalhando em equipe e exercendo a correta liderança e , desta forma, atingindo o objetivo de sua empresa.

Continue navegando