Buscar

Avaliação TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0562_AV_201509133071 » TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201509133071 - GLEICE KELLY ROCHA DOS SANTOS
	Professor:
	ELAINE ABRANCHES SUCUPIRA
	Turma: 9007/AC
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 25/11/2017 08:49:56
	
	 1a Questão (Ref.: 201509966145)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apresente três disfunções burocráticas, afirmando o que as tornam disfunções e como deverá ser a ação do gestor para evitar que se manifestem nas organizações.
		
	
Resposta: 1- REJEIÇÃO A MUDANÇAS. 2- DESPERDÍCIO DE INSUMOS E TEMPO POR CONTA IRREDUTIBILIDADE DE PROCESSOS 3- EXCESSO DE PAPELADA
	
Gabarito: As disfunções burocraticas representam aplicações equivocadas dos conceitos de burocracia, tais como utilização de recursos organizacionais para fins pessoais; estabelecimento de privilégios para pessoas pertencentes a grupos sociais comuns; excesso de autoridade; excesso de regras, entre outros. O gestor deverá compreender os conceitos e procurar aplicá-los da forma em que foram pensados (ou estabelecidos) reforçando a impessoalidade da organização burocrática, assim como sua justiça.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509384637)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ainda que a motivação seja um tema controverso no estudo das organizações, quando inserida na prática com os devidos cuidados em relação à teoria utilizada, pode gerar grandes diferenciais competitivos. Entre os diferenciais estão o aumento do volume de produção,o aumento da produtividade e o aumento da melhoria geral da qualidade. Frente ao contexto, explique a teoria motivacional proposta pelo psicólogo americano Abraham Maslow, também conhecida como Hierarquia das Necessidades.
		
	
Resposta: SEGUNDO ELE HÁ UMA NECESSIDADE EM SE MANTER UM FUNCIONÁRIO MOTIVADO, POIS UM FUNCIONÁRIO MOTIVADO PRODUZ MELHOR (NÃO NECESSÁRIAMENTE EM QUANTIDADE), SE RELACIONA DE MANEIRA MAIS ABRANGENTE COM SEUS COLEGAS. A FALTA DE MOTIVAÇÃO FAZ COM QUE AS PESSOAS SE SINTAM DESISTIMULADAS E DESINTERESSADAS QUE NO CASO DAS ORGANIZAÇÕES ACARRETAM EM GRANDES PROBLEMAS COM RENDIMENTOS.
	
Gabarito: Segundo a teoria da motivação de Maslow as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência. Nessa hierarquia (Pirâmide de Maslow) as necessidades e são dispostas em cinco níveis de necessidades: Necessidades Fisiológicas: Necessidades de alimentação, sono e repouso, de abrigo, desejo sexual, etc. Esse grupo de necessidades está relacionado com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie. Necessidades de Segurança: Necessidades de segurança, estabilidade, busca de proteção contra a ameaça ou privação, e a fuga ao perigo. Necessidades Sociais: necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. Necessidades de Estima: Relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia. Envolvem a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração. Necessidades de Auto-realização: São as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. São as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente (ser constantemente mais do que é - vir a ser tudo o que pode ser).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509950781)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao representar um marco de grande importância na história da Administração, Henry Ford, - um dos seguidores de Taylor - revolucionou o processo de produção por entender , na época, que era possível fabricar e comercializar carros a preços acessíveis viabilizando o comércio dos veículos. De tal forma, no período de 1905 a 1910, promoveu a produção em massa em linha de montagem idealizando suas premissas. Buscou, através de três princípios a redução do tempo de produção, do estoque de matéria-prima em transformação e aumento da quantidade produzida por trabalhador. Assinale a alternativa que compreende os três princípios básicos de Ford:
		
	
	Planejamento, Produtividade e Coordenação
	
	Organização, Estocagem e Intensificação
	
	Economicidade, Controle e Redução
	 
	Intensificação, Economicidade e Produtividade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509914798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A liderança é um dos principais meios de dirigir as pessoas dentro das empresas e constitui um dos comportamentos mais importantes para o gerente alcançar eficiência e eficácia por meio das pessoas. A liderança é definida como:
		
	 
	Influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
	
	Processo de manutenção que as pessoas da empresa utilizam para administrar suas relações com o futuro.
	
	Método de controle do quadro de pessoal com o objetivo de alcançar os objetivos organizacionais.
	
	Intercâmbio de pensamento e de informações para proporcionar compreensão mútua e confiança, além de boas relações humanas.
	
	Abordagem integrada, relacionando as vantagens da empresa com os desafios do ambiente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510234369)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A burocracia pode ser definida como a organização que se baseia na ____________________ para alcançar a máxima ______________ através de normas e ____________________. Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas.
		
	
	Eficácia, Racionalidade e Processos.
	
	Flexibilidade, Eficácia e Formalização.
	 
	Racionalidade, Eficiência e Regulamentos.
	
	Formalização, Eficiência e Papelório.
	
	Impessoalidade, Eficácia e Previsibilidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509322418)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As tipologias de organização se baseiam em características e dimensões comuns a várias organizações, como se elas existissem no vazio. Blau e Scott apresentam uma tipologia das organizações baseada no beneficiário principal. Para Blau e Scott, há quatro categorias de participantes que se beneficiam de uma organização formal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes participantes:
		
	
	Os clientes da organização.
	
	Os próprios membros da organização.
	 
	Os concorrentes.
	
	Os proprietários, dirigentes ou acionistas da organização.
	 
	O público em geral.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509322552)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Representa a primeira função administrativa, serve de base para as demais funções, lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Essa função administrativa é:
		
	
	Liderança.
	 
	Planejamento.
	
	Direção.
	
	Controle.
	
	Organização.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509412196)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Giuliana ocupa o cargo de Supervisora na empresa Primeiros Passos. A supervisora sente-se realizada com seu trabalho na empresa, além de ser reconhecida e está progredindo profissionalmente. Na situação apresentada foram identificados quais tipos de fatores, segundo a teoria de Frederick Herzberg:
		
	 
	Fatores Motivacionais
	
	Fatores Higiênicos
	
	Fatores Neutralizadores
	
	Fatores de Autorrealização
	
	Fatores Insatisfacientes
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509914302)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com o surgimento da teoria de sistema, os fenômenos começaram a ser tratados não mais de forma reducionista e mecanicista, mas expansionista (todo fenômeno é parte de um sistema maior) e teleologista (a relação causa-efeito não é uma relação determinística, mas probabilística). Logo, a teoria geral de sistema depende de algumas premissas entre as quais NÃO estão:
		
	
	Os sistemas são abertos e são caracterizados por um processo infinito de intercâmbiocom o seu ambiente para trocar energia e informação.
	
	Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o suprassistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes e assim por diante.
	
	As funções de um sistema dependem de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
	 
	Os sistemas são independentes, ou seja, cada sistema é definido de forma separada do outro, não envolvimento, troca ou relação entre os sistemas, segundo essa teoria.
	
	A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509909011)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para a teoria contingencial, as organizações apresentam como característica a sua divisão em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado, cada subsistema ou departamento reage unicamente àquela parte do ambiente que é relevante para a sua própria tarefa especializada. Essa característica representa o conceito de
		
	 
	Diferenciação.
	
	Desqualificação
	 
	Descentralização.
	
	Centralização.
	
	Desintegração

Continue navegando