Buscar

EJA RELATORIO

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 6° SEMESTRE
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOCENTE: SIRLENE LISBOA
DISCENTE: MARIZA SILVA
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 
LAURO FREITAS-BA
DEZEMBRODE 2017
INTRODUÇÃO 
O presente trabalho de observação realizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é fruto de uma proposta pedagógica do curso de Licenciatura em pedagogia, na Faculdade Mauricio de Nassau no 6° semestre noturno, mediado pela docente Sirlene Lisboa.
A observação aconteceu no dia 10/09/2017 na escola Eliza Dias de Azevedo, situada em vilas de Abrantes, Camaçari-Ba. A observação tem como objetivo complementar na formação do acadêmico, possibilitando novos conhecimentos para o processo de aprendizagem.
A educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da clara necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o ensino médio na idade apropriada, oferecida aos jovens a partir dos 15 anos. Portanto o EJA é uma possibilidade para esses jovens e adultos reingressar novamente na sala de aula, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida e no mercado de trabalho.
A observação no EJA é algo enriquecedor, no que diz respeito ao processo de aprendizagem, por possibilitar o contato direto com um dos possíveis espaços de atuação do pedagogo (a). Durante a observação podemos vivenciar um pouco da realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de poder averiguar a prática docente e pôr em prática parte das teorias e aprendizagem em atuação futuramente 
DESENVOLVIMENTO 
A observação no EJA nos possibilitou averiguar como se dá o processo de ensino aprendizagem e as dificuldades enfrentadas por jovens e adultos que precisamente frequentam uma sala de aula em busca de conhecimentos para melhores condições.
De acordo com a resolução nº 1, de 5 de julho de 2000, do Conselho Nacional de educação (CNE) – que estabelece As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, a oferta dessa modalidade de ensino deve considerar: 
...as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar:
I. à equidade, a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito à educação; 
II. quanto à diferença, a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores;
III. quanto à proporcionalidade, a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica. (art. 5º)
Chegamos a escola as 18:40, fomos bem recebidos pela diretora, e em seguida apresentada ao coordenador da escola que esteve presente, pois o mesmo é professor de educação física, porém surgiu a dúvida em qual sala iriamos observar, pois, a diretora perguntou logo em seguida quando chegamos a professora Noêmia, se poderíamos observar em sua sala e a docente simplesmente falou coloque em outra sala, percebi que a professora não queria uma observação em sala ou não estava preparada para a aula, porém ocorreu algo inesperado, a sala a qual iriamos observar a funcionária não pode comparecer. Portanto fomos encaminhadas a sala da professora Noêmia, ou seja, a aula já tinha sido iniciada, mas a docente agiu de forma gentil, apresentou-os a turma e qual era o papel que iriamos desenvolver, que era apenas uma observação para verificar o processo de aprendizagem e como ele está sendo desenvolvido. A sala era composta por 14 alunos, sendo que no dia constava apenas com 8 na fase II
Em seguida a aula começou, a professora deu continuidade ao conteúdo da aula anterior na disciplina Natureza e Sociedade, explicando sobre a importância da água e os três estados da água o solido, liquido e gasoso, fazendo alguns questionamentos para os educandos sobre a água para que eles pudessem identificar com verdadeiro ou falso na opinião deles como:
A água não tem utilidade.
A agua é um processo natural sem importância 
São várias utilidades da água.
Os peixes utilizam o oxigênio da água.
A água própria de beber também é chamada de potável.
A água pode dissolver muitas substâncias.
Você gosta de beber água?
Logo após esse questionário ser posto no quadro branco, ela pediu que eles respondessem, como tinham poucos alunos foi bem rápido, porém pude perceber a dificuldade de 3 alunos porque a letra que estava no material xerocado era letra cursiva e não a mesma que a professora pois no quadro era letra bastão percebi a dificuldade em fazer a leitura e interpretação do questionário, portanto a professora Noêmia foi explicando a aqueles que tiveram mais dificuldade, dispondo um tempo em cada mesa. No segundo momento houve a correção da atividade e ressaltando sobre a importância da água para nossa sobrevivência, e pedindo para que eles respondessem a palavra que acharam mais difícil para grifar para depois utilizar como ditado de palavras.
A segunda atividade xerocada proposta foi para completar as frases de acordo com o conteúdo, que são as palavras grifadas a seguir:
Cozinhar alimentos no fogão.
Molhar as plantas 
Tomar banho para ficar limpinho 
Matar a sede 
Gerar energia
Praticar esporte 
Lavar roupas 
Finalizando com a correção na lousa e reescrevendo a atividade para que eles descobrissem a palavra que faltasse, que no caso são as grifadas que estava com o traçado para eles preencherem de acordo com a frase, eles mostraram saber a palavra mais na o momento de falar e escrever, sentiram dificuldades pois, alguns falava a palavra cozinhar “ cozinha”, banho “ banhar”, energia com J entre outros que não estaria erado, mais que não estava concordando com o pedido pela atividade. 
CONCLUSÃO 
 Dessa forma a observação realizada na educação de Jovens e Adultos é algo significativo para nossa futura escolhas, aprendemos que é algo muito importante, pois, nos possibilita resultados e aprendizagem que de alguma maneira se torna aprendizado para nós acadêmicos. Porque podemos correlacionar a teoria e pratica durante o processo de aprendizagem. Concluímos que essa pesquisa buscou evidenciar a importância da EJA, como um meio para inserir aqueles alunos que foram segregados ou marginalizados da escola, sendo impedidos de concluir os estudos em idade própria.
Portanto a experiência adquirida durante o curso de pedagogia nos leva a pensar no profissional e qual área queremos atuar como pedagogas. 
ANEXOS: 
Escola Elisa Dias de Azevedo (EJA)
REFERENCIAS: 
BRASIL, Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação

Continue navegando