Buscar

PROVA SOCIOANTROPOLOGIA


Continue navegando


Prévia do material em texto

2 - a sociedade feudal era dividida em classes, as mais importantes eram os senhores e o clero e o estamento inferior os servos. Dentro dessa camada, surge uma pequena classe de comerciantes e artesãos que vai se constituindo em força, tendo como princípio norteador o comércio. Com o tempo, a burguesia conseguiu sustentar uma oposição sistemática ao poder constituído e a partir do século XVI a constituir uma classe poderosa, em detrimento da perda de força dos senhores feudais. (pp 182-183)
 Resposta: Karl Marx sua teoria sobre sociologia está baseada na produção, no trabalho como um meio se sobreviver, por exemplo, comidas, vestuários, moradia. A divisão das classes sociais faz com que o sistema capitalista tenha um poder sobre a sociedade, em que classe dominante qual está inserida os burgueses detinham o poder dos meios, tinha um forte domínio sobre a classe dominada, no caso dos proletários quais detinham a força do trabalho. Assim se percebe que há uma desigualdade social perante os indivíduos ou grupos da sociedade.
3 - Na chamada Antiguidade, tem os dois períodos que foram importantes: o períod o Clássico e o Helenístico. A partir dos conceitos apresentados por Nogueira e Leal (2012), descreva como foram estes períodos. 
Resposta -No período clássico, destacaram-se os chamados charlatões da filosofia, acusados de pregar o falso raciocínio, de má-fé e com intenção de enganar o outro. Já no período helenístico surgiram os maiores ícones da filosofia grega: Sócrates, Platão e Aristóteles. Eles foram responsáveis por desenvolver as ideias filosóficas e deixaram marcas definitivas na evolução do pensamento humano, tornando-se assim os grandes pilares da cultura ocidental.
4 - “Assim, não é sua generalida de que pode servir para caracterizar os fenômenos sociológicos. Um pensamento que se encontra e m todas as consciências particulares, um movimento que todos os indivíduos repetem nem po r isso são fatos sociais. Se se contentaram com esse caráter para defini-los, é que os confundiram, erradamente, com o qu e se poderia chamar de suas encarnações individuais. O qu e os constitui sã o as crenças, as tendências e p ráticas do grupo tomado coletivamente; quanto às for mas que assumem os estados coletivos ao se refratar em nos indivíduos, são coisas de outra e spécie.” ( Émile Durkheim, in: BOTELHO, A.(org) Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2013. p. 184) . De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro -base, argum ente como se daria o estudo da sociedade, segundo Durkheim. 
Resposta - Para Durkheim o estudo da sociedade é demarcado pelos fatos sociais entendidos como “coisas”, ou seja, fatos exteriores aos indivíduos, de caráter objetivo e que obedecem a leis positivas, gerais e, no limitem invariáveis.
5 - “Reconhecer o ser humano como sujeito da história e criador de cultura significa reconhecer o seu próprio processo dialético de humanização. No espaço de tensão entre a necessidade (as suas limitações como ser da natureza) e a liberdade (o seu poder de transcender ao mundo por atos conscientes de reflexão) o ser humano realiza um trabalho único: ao criar o mundo de cultura faz a história humana. Cria a própria trajetória de hum anização.” BRANDÃO, C.R; Cult ura Rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. p. 56 Com base no conteúdo das aulas, no livro da disciplina e no texto citado explique como ocorre o processo de humanização e qual o pa pel da educação nisso? 
Resposta –
A humanização ocorre através da sociabilização, isto é, em contato com os demais humanos é que nos tornamos humanos. O objetivo da educação é reproduzir, individualmente, a humanidade produzida coletivamente, ou seja, o processo humanizador passa pela necessidade de que cada um de nós nos apropriamos dos elementos constitutivos da humanidade que, por sua vez, são produtos coletivos e históricos. 
1 -O desenvolvimento d o ser hu mano tem início durante o período de gestão. O meio ambiente, a relação estabe lecida com a genitora irão contribuir para um progresso saudá vel ou problemático. Após o nascimento tem início a socialização da criança que acontece em dois níveis ou etapas, o primário e o secundário. Sobre esse processo é correto afirmar:
R- A socialização tem dois momentos, quando a criança vai sendo inserida nas primeiras relações familiares e, posteriormente, ocorre sua adaptação aos diferentes meios e contextos. A adaptação da criança a família e o convívio mais restrito constitui a socialização primária, e a sua preparação, tanto familiar quanto escolar, desenvolve a socialização secundária adaptando-a para viver e se relacionar com os diferentes contextos sociais por onde transitará 
2 - A contribuição de Marx para pensar a educação está relacio nada a suas categorias analíticas de infraestrutura, base mater ial de uma sociedad e, e superestrutura, base cultural e ideológica da sociedade, esta vista como reflexo daquela. Sendo a escola uma instituição com fins culturais, faz parte do aparato superestrutural e ideológico da sociedade capitalista. De acordo com Marx, seria correto afirmar:
R -A escola na sociedade em que vivemos, acaba se vinculando e se subornando aos interesses da classe dominante, furtando-se a fazer uma crítica social radical. A escola, assim como a imprensa, a cultura, a religião, o direito e a política, faz parte da superestrutura ideológica da sociedade capitalista. Todas servem ao propósito de promover a manutenção das relações de subordinação às classes dominantes, detentoras dos meios de produção (p. 184-194). 
3 -Para Jose Carlos Lib âneo, que possui um a expressiva con tribuição para pensar a educação, o papel da escola e dos professores é fund amental na promoçã o da cultur a e formação cidadã dos estudantes. Esse autor defende que a educação tem dois caminhos, o intencional e o não intencional. Relacione os elementos às suas características de acordo com a diferenciação que faz o autor. 
1 – Educação intencional 2 – Educação não intencional 
 ( ) Educação que ocorre no meio social, contexto existencial, valores difu sos, conversas, roda de amigos. 
( ) Sistemas de ensino, escola, universidad e. 
( ) Influência da mídia, família, se nso comum. 
( ) Aprendizagem infor mal, experiência de vida, contato com as pessoas. 
( ) Cursos, viagens de estudo, for mação, qualificação profissional. 
R - 2- 1- 1- 1- 1
4 - “Não podemos, nem devemos nos dedica r, todos, ao mesmo gênero de vida; segundo nossas aptidões, diferentes funções a preencher, será preciso que nos coloquem os em harmonia com o trabalho que nos incumbe. Nem todos são feitos para refletir; e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e ho mens de ação [...]” DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In : --- -----. Educação e sociologia. 3. ed. Tr adução de Lourenço Filho. São Paulo : Melhoramentos, 1952. p. 29-32 Ao analisar o q ue afirma o autor, marque a alternativa q ue traz corretamente a interpretação crítica sobre a co ncepção de educação de Durkheim.
R - De certa forma, a educação para Durkheim é uma ferramenta que visa à socialização das crianças de acordo com o modelo de sociedade estabelecida, atuando na formação dos diferentes grupos e as funções que estas deverão desempenhar. 
5 - Os Clássicos da Sociologia tiveram o mér ito de oferecer um conjunto d e teorias que pela profundidade, abrangência e originalidade, tor naram - se referência para o estudo e compreensão da educação, da cultura e da sociedade .. Em relação às contribuições de Durkheim, leia as afirmativas : 
 I – O objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. 
 II – O Objeto de estudo de Durkheim é fato social, que ele consider a como se ndo asconstruções sociais que se expressam em formas de pensar, agir e sentir que são exteriores aos indivíduos. 
 III – A Sociologia geral é parte especializada d o conhecimento sociológico que estuda o con junto dos fenômenos sociais e os r elaciona com o contexto mais amplo, enquanto que a Sociologia especial aplica os conceitos para e ntender a realidade empírica. 
 De acordo com os conteúdo s abordados nas aulas e no livro -base, assinale a alternativa correta:
R - Afirmativas I e II ,apenas
6 - Analise a definição d e educação proposta por Durkheim, e assin ale a alternativa que apresenta a interpretação co rreta dessa definição. “[...] o processo educacional consiste num esforço contínuo para impor à cr iança maneiras de ver, sentir e de agir às qu ais ela nã o ter ia chegado espontan eamente” (Durkheim, In. Melo, 2012, p. 29). 
R -Educação é um processo que se inicia na infância e se estende por toda a vida. Inicialmente, cabendo à escola e aos professores garantir que a transmissão da cultura de modo a promover a socialização das gerações mais jovens conforme o interesse da sociedade adulta.
7 - A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda pr eparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, cer to número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularm ente, se destine. DURKHEIM, Émile. Definição de ed ucação. In : --- -----. Educação e sociologia. 3. ed. Tr adução de Lourenço Filho. São Paulo : Melhoramentos, 19 52. p. 29 -32 .Em relação ao papel e à função da escola na sociedad e capitalista é correto afirmar.
R - O papel da escola na sociedade capitalista é o de ser um aparelho ideológico da classe burguesa utilizando dos conteúdos e da organização escolar e curricular para veicular a ideologia capitalista. 
8 -A sociedade não poderia existir sem que h ouvesse em seus membros certa homogeneidade: a educação perpetua e reforça essa ho mogeneidade, fixando de an temão na alma da criança certas similitudes essenciais, reclamadas pela vida coletiva. DURKHEIM, Émile. Definição de ed ucação. In : --- -----. Educação e sociologia. 3. ed. Tr adução de Lourenço Filho. São Paulo : Melhoramentos, 19 52. p. 29 -32 Sobre a contribuiçã o do pensam ento social de Marx para explicar a s ociedade, economia e educação, marque com V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) O Trabalho no capitalismo é voluntár io, ninguém é obrigado a vender sua for ça de trabalho. Patrões e empregados, são, portanto, proprietários, existindo uma relação de igualdad e entre ambos. 
 ( ) O capitalismo pr omove a di visão social do trabalho en tre os concebem e os que executam. Essa divisão favorece um maior do mínio e controle sobre os trabalhadores. 
 ( ) A ética capitalista é coerente com a natur eza humana, agressiva e competiti va. Por isso, o socialismo permanece como utopia ir realizável, pois ignora como funciona a natureza human a. 
( ) A divisão do trab alho social nas fab ricas está refle tida, de certa forma, na divisão dos conteúdos escolares. O ensino seriado, compartimentalizado em disciplinas favorece a adaptação dos trabalhadores à lógica p rodutiva segmentada. 
R - F – V – F – V A segunda afirmação é verdadeira, pois a divisão social do trabalho impede uma compreensão totalizadora do processo produtivo e mantém o trabalhador numa compreensão parcial do processo.
9 - A pluralidade cultural é um tema importante e estratégico no processo educacional, tanto que recebe uma orientação pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Diante da orientação dos PCN, o autor do livro base se posiciona criticamente. Assinale a alternativa que melhor resume esse posicionamento. 
R- Afirma que a abordagem dos PCN é abstrata, não aborda a questão em sua concretude na vida social e cotidiana dos alunos. Tende a uma abordagem politicamente correta e de certa forma ideológica. 
10 - A sociologia clássica, elaborada p or Durkheim, Mar e W eber, constitui um importante referencial analítico e metodológico para explicar e compree nder a sociedade, seus processos, estruturas, grupos e fenômenos sociais que pode m afetar o conjunto da vida social. Tomando a sociologia de Weber em sua t eoria da ação, relacione os conceitos às suas características 
 (1) Ação racional 
(2) Ação em relação a um valor 
(3) Ação emocional/afetiva 
(4) Ação Tradicional 
( ) Planejar algo avaliando seu cust o -benefício. Fazer um curso sobre gestã o de projetos. 
( ) Estudar Direito em função do avô ser ad vogado, o pai, o irmão mais velho. A família t em escritório de long a data. 
( ) Juntar-se a um mutirão, sensibilizar- se por quem está desabrigado. 
( ) Agir motivado por honra, defender a imagem de uma pessoa, ou instituição.
R - 1,4, 3, 2 - Escolher al go com base em custo-benefício é uma ação r acional direcionada a fins. Fazer direito, pois é tradição na família, é uma ação orientada pela tradição. Participar de um mutirão é uma ação motivada pela emoção, por sentimento de solidariedade. Defender a honra de alguém que se preze, é uma ação motivada por valores.
Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua co nvivência. Esses aspectos, compartilhados entre os indivíduos que fazem parte deste grupo de convívio específico, refletem especificamente a realidade social desses sujeitos Considerando os estudiosos da cultura, estabeleça as relações entre o s conceitos e os autores que os desenvolveram. 
(1) Bronislaw K. Malinowski 
(2) Alfred R. Redecliffe-Brown 
(3) Charles Taylor 
(4) James George Frazer 
 ( ) Fez estudos comparativos entre folclore e religião e defende a evolução da cultura e do 
pensamento hum ano em três fases, mágico, religioso e o científico. 
( ) Faz uma análise antropológica de viés liberal, af irmando que a inserção do indivíduo no 
grupo ou na comunidade reforça e dá significado a sua identidade. 
( ) Estudioso das culturas, definiu os contornos da antropologia social e cultural. Seus estudos 
iniciais, focou as relações familiares de povos nativos. 
( ) Contribui para a perspectiva funcionalista na pesquisa social e antropológica. Descreveu os métodos que usava para realizar suas pesquisas. 
R - 4, 3, 2, 1 
Analise a defin ição de educação proposta por Durkheim, e assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta dessa definição. “[...] o processo educacional consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente” (Durkheim, In. Melo, 2012, p. 29).
R - Educação é um processo que se inicia na infância e se estende por toda a vida. Inicialmente, cabendo à escola e aos professores garantir que a transmissão da cultura de modo a promover a socialização das gerações mais jovens conforme o interesse da sociedade adulta.
Para Antônio Gramsci, pensador marxista que viveu entre os anos de 1891 a 1937, a escola não precisa ser vista de m odo tão pessimista, como analisou Marx. Assinale a alterativa que melhor representa a concepção de escola e educação de Gramsci.
R - A escola tem um potencial formador e revolucionário quando constrói, a partir dos trabalhadores, um discurso crítico e contra hegemônico ao capital. Gramsci entende que a escola não está totalmente capturada pela classe burguesa. A escola possui certa autonomia pedagógica que lhe permitedesenvolver uma educação crítica, política e libertadora. Por isso, para Gramsci, o processo revolucionário de transformação da sociedade se constitui num processo pedagógico de formação e elevação moral e política das massas. 
A contribuição de Marx para p ensar a educação está relacionada a suas categorias analíticas de infraestrutura, base material de uma sociedade, e superestrutura, base cultural e ideológica da sociedade, esta vista como reflexo daquela. Sendo a escola uma instituição com fins culturais, faz parte do aparato superestrutural e ideológico da sociedade capitalista. De acordo com Marx, seria correto afirmar: 
R - A escola na sociedade em que vivemos, acaba se vinculando e se subornando aos interesses da classe dominante, furtando-se a fazer uma crítica social radical. A escola, assim como a imprensa, a cultura, a religião, o direito e a política, faz parte da superestrutura ideológica da sociedade capitalista. Todas servem ao propósito de promover a manutenção das relações de subordinação às classes dominantes, detentoras dos meios de produção (p. 184-194).
Considerando o que apresenta Melo (2011) sobre antropologia e cultura, associe a coluna A com a coluna B e, depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dessa associação: 
R - 3, 4, 2, 1 
Considerando as abordagens de Alves (2010) no livro base da disciplina, assinale a alter nativa que responde à seguinte questão: Qual a importância dos operador es culturais no contexto educacional? 
R - ( ) São de grande utilidade para fins didáticos e pedagógicos, assim como para a formação do professor que busca trabalhar com a questão cultural. 
Analise as proposições abaixo e selecione aq uelas que estão corretas no que diz r espeito ao conceito de solidariedade orgânica proposto pelo sociólogo Émile Durkhe im. 
 I. As novas gerações são educada s de modo esp ontâneo e uniforme. 
II. Os laços sociais são estabelecidos, sobretudo, pela tradição que subordina todos os membros d a comunidade. 
III. A solidariedade orgânica é típica das socieda des mais complexas, diferenciando os indivíduos e grup os pelas suas funções sociais 
 IV. Nesta maneira de compr eender a sociedade o indivíduo deve exercer a função que lh e é imposta pela organização social. 
As proposições III e IV estão corretas. 
“A vida caracteriza um co nstante processo, o proce sso vital de p ermanência obrigatória para a manutenção do organismo. Este organismo, po r sua vez, possui uma estrutura composta de ossos, tecidos, f luidos etc. A função estabelece correlação entre o processo vital e a estrutura o rgânica ” (Radcliffe-Brown, 2 004, apud, Melo, 2011). Com base na citação aprese ntada acima, qual é a concepção de sociedade prese nte nas afirmações anteriores?
R - ( ) funcionalista 
O texto citado se refere ao esquema funcionalista, cujo modelo teórico em geral é baseado no corpo humano e no seu funcionamento. Trata-se de dar conta da realidade estudada, especialmente quanto a sua função. 
Conforme explica Melo (2011), W eber distinguiu as ações sociais em quatro tipos ideais diferen tes. Cada tipo ideal se se aproxima da realidade, mas não é a própria realidade. A partir dessas considerações, associe a coluna A com a coluna B e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dessa associação. 
R - ( ) 4, 3, 1, 2
Um dos temas trabalhados na disciplina e bastante presente no livro de Melo (2011) diz respeito à prática pedagógica relativa à diversidade. Nesse sentido, com relação à pr ática do professor em sala de au la é correto afirmar que:
R -( ) O professor deve ser autor de práticas democráticas, cuja habilidade esteja pautada na capacidade de promover relações de respeito ao diferente. A prática pedagógica relativa à diversidade foi trabalhada sobretudo no segundo capítulo do livro base da disciplina. O profissional da educação deve ser autor de práticas democráticas, cuja habilidade não esteja na autoridade do medo, mas sim, na capacidade de, ao trabalhar conteúdos significativos, auxiliar na constituição de relações de convivência pautadas na boa convivência e no respeito ao diferente. 
“Este ideal de convivência social pode ser extraído d a sala de aula e ser levado à sociedade: se to dos pudermos ser tolerantes ao ouvir e sermos ouvidos, também poderemos ser tolerantes em en tender as discrepâncias na sociedade em termos das diferentes percep ções do porquê essa sociedade é assim ou deve ser assim.” (TORRES, 2003, p.1 7, apud. MELO, 2011) A citação anterior diz respeito ao papel da educação de alinhar e fortale cer a convivência social. De acordo com a perspectiva funcionalista, esse papel se refere à função:
R - ( ) política da educação - A função política da educação leva em conta o seu papel de alinhar e fortalecer a convivência social. 
Conforme explica Melo (2011) “ O Capital”, principal obra de Karl Marx, apresenta o sistema capitalista a partir da luta de classes e, ainda hoje, mais de cem anos depois, continua a influenciar muitos historiadores e cientistas. Nessa perspectiva, no que diz r espeito ao processo histórico da produção capitalista, qual elemento é considerado fundamental na organização da produção de mercadorias? 
R - ( ) A divisão do trabalho - O processo histórico da produção capitalista resulta em uma especialização pela DIVISÃO DO TRABALHO, que foi o modo como o capitalismo desenvolveu a produção de mercadorias. Os capitalistas perceberam que, ao fracionar as tarefas, os trabalhadores se tornariam especializados em pequenas operações parciais e, com isso, obteriam maior produtividade.
Imigração na Europa: eterno pr oblema[...] Todos parecem concordar que a imigração é primordial p ara a sobrevivência econômica da Europa a longo prazo. Desd e a crise dos anos 1970 e o crescimento do desempreg o, no entanto, o combate sistemático à imigração clandestin a foi privilegiado ao planejamen to da imigração legal e econômica. Mas de nenhum lado se obteve resultados satisfatórios. O acirr amento de conflitos religiosos, das dificuld ades de integração e dos problem as identitários também não facilitou a ta refa. Entre a construção d e muros e barreiras e medidas pontuais para disciplinar a imigração, a Europa sofre de esqu izofrenia e, apesar das numerosas cartas de intenções, pr evalece, hoje, a política do salve-se quem puder. E não será com testes de DNA que se resolverá o problema. 
( ) Coloca-se o desafio de for mar profissionais capazes d e multiplicar a necessidade de convivência respeitosa com os mais variados tipos de diferenças encontr adas. 
( ) Ante as diferenças, o trabalho pe dagógico deve ser direcionad o para a inclusão, para a valorização das difer enças e para uma po lítica e ética da convivência respeitosa. 
 ( ) É importante para a escola formar pessoas capazes de escolher o que é m elhor em cada cultura para que tradições que em nada contribuem sejam banidas. 
( ) A escola deve formar para melhor cultura, ou seja , a da civilização na qual a questão cultur al é um aspecto que pode até ser desconsiderado. 
R - V – V – F – F 
No que se refere ao processo d e construção de identidade, analise as sentenças abaixo e marque V pa ra as afirmações verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, assinale a a lternativa que apresenta a sequência correta. 
 ( ) A identidade dos grupos sociais e de cada indivíduo é definida tam bém pelo contraste com outros in divíduos ou grupos. 
( ) A identidade do sujeito é defin ida exclusivamente por fatores biológicos e geográficos. 
( ) A identidade de um povo depende som ente da declaração de um poder go vernamental, sem o qual não há identificação de uma nação. 
( ) Não tem fund amento a afirmação de que uma sociedade é mais importante do que outra por fatores raciais. 
R –( ) V – F – F – V