Buscar

A História evolutiva do homem Zoologia Geral- Alexandre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A História evolutiva do homem
Um olhar biológico – Filogenia e Morfologia
Deus criou o homem e tudo que existe no universo
Teoria Criacionista dominou o mundo ocidental até o século XIX
Deus teria criado o homem (Adão) do pó da terra e a mulher (Eva) de sua costela
A origem da vida esta no processo de evolução
A origem das espécies, 1859. Nesse livro, Darwin afirma que os seres vivos passaram por um processo evolutivo ao longo de milhões de anos
Charles Darwin
A teoria darwiniana da evolução pode ser resumida em alguns postulados simples:
(1) Iguais, mas diferentes
Os membros de qualquer população biológica em particular irão diferir entre si em pequenas particularidades e terão características ligeiramente diferentes de estrutura e comportamento. Este é o princípio da “variação”.
 (2) Tal pai, tal filho
 Estas variações podem ser passadas de uma geração para outra, e a prole daqueles que possuem um tipo particular de variação também tenderá a ter aquela mesma variação. Este é o princípio da “hereditariedade”.
(3) Em terra de cego, quem tem olho é réi. 
Algumas destas variações darão ao seu possuidor uma vantagem na vida (ou escapar de alguma desvantagem ), permitindo que o organismo obtenha mais alimentos, fuja de predadores mais eficientemente, etc. Dessa forma, aqueles organismos que possuem uma variação útil tenderão a sobreviver por mais tempo e gerar mais descendentes que os outros membros daquela população. Este é o princípio da “seleção natural”
"à preservação das variações e diferenças individuais favoráveis e à destruição das injuriosas chamei de seleção natural ou de sobrevivência do mais apto"
Quando começamos a pensar a evolução humana?
Darwin (1871) – “The Descent of Men”:
A África é provavelmente o berço da humanidade
Os fósseis serão a prova
Os primatas
Os humanos compartilham muitos traços biológicos com os animais antropóides (símios, macacos) e prossímios (tarsios, lêmures): somos todos membros da ordem dos primatas (do latim prima = primeiros)
Os primeiros primatas eram formas arbóreas queviviam nas florestas do início da Era Cenozóica. Os seres humanos são os últimos primatas que apareceram.
Características principais dos primatas:
Retenção da clavícula; 
Cérebro desenvolvido; 
 Retenção generalizada de cinco dígitos funcionais nos membros peitorais e pélvicos. Mobilidade aumentada dos dígitos, especialmente o polegar e o hálux, que usualmente são oponíveis aos outros dígitos; 
Duas glândulas mamarias no peito; 
Tendência de manutenção ereta do tronco, bipedismo facultativo. 
Um aparato visual complexo com alta acuidade, grande percepção de cores e com tendências ao desenvolvimento deolhos binoculares voltados para frente e percepção de três cores. ;
Os antropóides modernos podem ser divididos entre os Platyrrhini (Grego platy = amplo) - os macacos do NovoMundo com um nariz amplo - e os Catarrbini (Grego cata = voltado para baixo) - os macacos e símios com nariz estreito, do Velho Mundo.
Os Hominídeos
Os hominídeos constituíram uma família da ordem dos primatas cuja única espécie atual é o homem (Homo sapiens sapiens). 
As principais características anatômicas dos hominídeos foram: postura ereta, locomoção bípede no solo, em substituição à braquiação (deslocamento com os braços, de galho em galho), capacidade craniana superior à de outras famílias aparentadas e dentes pequenos, com caninos não especializados. 
No processo de hominização surgiram também comportamentos distintivos, como a confecção de instrumentos e a linguagem verbal.
A Evolução do Homem
A historia evolutiva do homem tem inicio há 7 milhões de anos atrás, quando surge nas florestas africanas o primeiro macaco com características bípedes, vislumbrando assim a possibilidade do inicio da historia da linhagem humana.
6-7 milhões de anos atrás
África central
Primeiros bípedes
“Elo perdido”
Macaco x chipanzé
Canino pequeno
Lentamente o andar ereto foi praticado pelos primatas e mesmo se passando 1 milhão de anos, ele ainda não havia se consolidado, porém liberava gradualmente as mãos para a realização de atividades mais nobres, iniciando assim a habilidade manual.
5,8 – 6 milhões de anos atrás
Baixa estatura
Bípedes
Proximidade com os chipanzés
A alimentação foi um fator importante durante a evolução dos primatas.
 Analisando-se os dentes e mandíbulas dos fosseis podemos determinar qual o tipo de alimentos a espécie consumia e dessa forma saber como era seu estilo de vida.
No caso dos primatas há 5 milhões de anos atrás, a evolução provocou uma redução gradual dos caninos , resultando em uma menor agressividade e maior facilidade no convívio social.
5,2 - 5,8 milhões de anos atrás
Postura ereta
Caninos grandes
Onívoro
1,5 m de altura
plioceno
Há 4,5 milhões de anos atrás, mudanças morfológicas nos pés auxiliaram na evolução do andar ereto.
A estrutura corporal também se tornou mais ereta, facilitando o equilíbrio do corpo durante o caminhar.
Características mais humanoides nesses primatas.
4,1 – 4,8 milhões de anos atrás
Onívoros
1,20 m de altura
50kg
Há cerca de 4 milhões de anos atrás, o andar ereto passou a predominar nesse ramo da família dos primatas
Mãos livres
Os primatas de 3 milhões de anos foram sujeitos a diversos tipos de ambientes e eram obrigados a se adaptar há um estilo de vida diferente e a outros ambientes.
Há 2,5 milhões de anos atrás a África possuía diversos hominídeos enfrentando diferentes situações.
Após 5 milhões de anos de evolução, surgem os primeiros indivíduos do gênero Homo, a qual pertencemos.
Pela primeira vez uma espécie do gênero Homo deixa a África, demostrando uma habilidade nata para esse gênero em efetuar migrações e se adaptar a novos ambientes.
Após restarem apenas hominídeos do gênero Homo, a seleção natural passou a atuar entre essas espécies, impulsionando-as a novas descobertas como o controle do fogo por exemplo.
Os hominídeos já possuíam cérebros de tamanho considerável, onde, apesar de suas características físicas frágeis, uma espécie se destacou pela criatividade: Homo sapiens – pelo menos 300 mil anos atrás.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais