Buscar

Questões objetivas teorias do conhecimento pedagogico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 (...) a o tomar o processo prod utivo como modelo de qualidade e eficiência, o tecnicismo reverteu a tendência escolanovista de colocar o aluno no centro do processo educativo. O processo mental do aluno, a descoberta e a construção individual do saber deixa m de ser levados em consideração e a e ducação passa a ser compreendida como um processo de condicionamento e reforço da resposta que se quer obter.SHUR, Ingerenate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 33) Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise a s afirmativas a seguir após assinale a que refere -se ao método de ensino na pedagogia tecnicista.
A) O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas. 
B) O método de ensino é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem. 
C) O método de ensino deveria ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado. 
D) O método de ensino utilizado pelos professores era, principalmente, a exposição oral. 
E) O método de ensino na pedagogia tecnicista se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
Questão 2/10. De acordo com a pedagogia tradicional, a criança tem capacidade de aprendizagem igual a do adulto, sendo apenas menos evoluída. No modelo tradicional a repetição e o treino são essenciais a aprendizagem, e o estímulo costuma ser negativo, por meio de castigos, notas baixas, comunicados aos pais e outras formas de constrangimento. ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.91) Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos das teleaulas e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere ao papel da escola na pedagogia tradicional
A) O papel da escola na pedagogia tradicional consistia em adequar as pessoas à sociedade vigente. 
 B) O papel da escola segundo a pedagogia tradicional, consistia em preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade. 
C) O papel da escola na pedagogia tradicional consistia em formação de mão de obra req uerida pelo mercado de trabalho. 
D) A pedagogia tradicional coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário. 
E) No que se refere ao papel da escola, a pedagogia tradicional propõe a formação da consciência política do aluno por meio da problematização da realidade.
Questão 3/10 A pedagogia tradicional estabeleceu uma ênfase no conteúdo enciclopédico, ou seja, no conhecimento já instituído e tido como verdade absoluta. O professor era responsável pela organização dos saberes em sequência lógica e transmiti-los geralmente pela exposição oral aos alunos. SHUR, Inge renate Frose. S ILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 28) Sobre o papel do aluno na pedagogia tradicional, analise as afirmativas a seguir: 
I – O papel do aluno era o de mero receptor do que o professor ensinava. 
II – O aluno tinha um papel secundário, pois o ator principal era o professor. 
III – O aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem. 
São corretas as afirmativas: 
A) Afirmativas I e II apenas. Você acertou! A única alternativa correta é a opção A, o papel do aluno na pedagogia tradicional era o de mero receptor do que o professor ensinava, tinha um papel secundário, pois o ator principal era o professor (p. 85) A afirmativa III refere-se ao papel do aluno na Pedagogia Histórico Crítica. (p. 157) 
B) Afirmativas II e III apenas. 
C) Afirmativas I e III apenas. 
 D) Apenas a afirmativa I.
E) Apenas a afirmativa III.
Questão 4/10 Na tendência pedagógica tradicional, a escola é vista como um preparatório do intelecto e da integridade moral do indivíduo. A única preocupação da escola é com a cultura, e ela não se envolve com as questões sociais os conteúdos ministrados e os métodos são os mesmos para todos, e o aproveitamento depende da capacidade e do esforço individual. ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.90) Sobre o papel dos conteúdos na pedagogia tradicional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Os conteúdos transmitidos pelo professor na pedagogia tradicional, eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. 
( ) A seleção dos conteúdos não se dava pela relevância na solução dos problemas do cotidiano, e sim, por serem considerados como da cultura universal. 
( ) A organização dos conteúdos seguia a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois se acreditava que a criança assimilava o saber do mesmo modo que o adulto. 
( ) A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente. 
Agora, marque a sequência correta:
A) V – F – V – V 
 B) F – V – V – V 
C) V – F – V – F 
D) F – V – F – V 
E) V – V – V – F 
Questão 5/10 A pedagogia tradicional caracteriza a escola como antídoto contra a ignorância, como instrumento que garantiria a integração de todos na sociedade capitalista, ao lhes transmitir os conhecimentos necessários para adaptar -se a ele. Havia, portanto, certo entusiasmo em relação ao potencial da educação no sentido de promover a equalização social. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze te ses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 1989 (p. 19) Sobre a pedagogia tradicional, analise as afirmativas a seguir, assina lando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
( ) O papel da escola segundo a pedagogia tradicional, era de preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade.
 ( ) Os conteúdos transmitidos pelo professor eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades.
( ) A relação entre professores e alunos era autoritária e esperava -se que estes últimos ficassem em silêncio no decorrer das aulas, sem se comunicar com os colegas. 
( ) O papel da escola é o de adequar a s pessoas à sociedade vigente, mas muda a compreensão de como isso se efetiva. Agora marque a sequência correta:
A) V – V – V – F
B) F – F – F - V 
C) V – F – V - F 
D) F – V – F - V 
 E) V – V – F – F
Questão 6/10 As teorias (ou concepções) não críticas d e educação compreendem a sociedade como essencialmente harmoniosa, tendendo a integração d os seus membros. SAVIANI, Demerval. Es cola e democracia. 40. D. Campinas: Autores Associados, 2008 (p. 130) Analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere as tendências pedagógicas das teorias não críticas.
A) Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista. 
B) Pedagogia Libertária e Pedagogia Libertadora. 
 C) Escola Dualista, Escola Progressista e Tecnicista. 
D) Pedagogia Histórico Crítica e Pedagogia Tradicional.
E) Pedagogia Nova, Escola Novista e Escola Progressista.
Questão 7/10 Os pioneiros da Pedagogia Libertária no Brasil foram os imigrantes, principalmente os espanhóis, italianos e portugueses que vieram trabalhar nas lavouras cafeeiras no final do século XIX, após a abolição da escravatura no país. Mais tarde esses imigrantes passaram a trabalhar nas cidades em crescimento formando os primeiros sindicatos operários.Foram eles que se encarregaram em desenvolver a Pedagogia Libertária para criticar as instituições tradicionais. ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.100) Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que refere -se ao papel da escola na Pedagogia Libertária.
A) O papel da escola na Pedagogia Libertária consistia em adequar as pessoas à sociedade vigente. 
B) O papel da escola segundo a Pedagogia Libertária, consistia em preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade. 
C) O papel da escola na Pedagogia Libertária consistia em formação de mão de obra requerida pelo mercado de trabalho. 
 D) A Pedagogia Libertária coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário. 
E) No que se refere ao papel da escola, a pedagogia libertária propõe a formação da consciência política do aluno por meio da problematização da realidade.
Questão 8/10 A concepção tecnicista pretendia aproximar a educação do modo de funcionamento da fábrica, tornando a escola mais eficiente e produtiva. Busca -se a eficiência, a eficácia, a qualidade, a produtividade e a neutralidade na escola, que deve funcionar como um empresa. SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 33) Sobre o papel dos conteúdos na pedagogia tecnicista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
 ( ) Os conteúdos transmitidos pelo professor na pedagogia tecnicista, eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. 
( ) Os conteúdos a serem ensinados na pedagogia tecnicista deveriam ser baseados em informações, princípios e leis. 
( ) A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
 ( ) Os conteúdos eram organizados em uma sequência lógica e psicológica, estabelecida e ordenada por especialistas
Agora, marque a sequência correta: 
A) V – F – V – V 
B) F – V – V – V 
C) V – F – V – F 
D) F – V – F – V 
E) V – V – V – F 
Questão 9/10 Diferentes modos de organizar as aulas e transmitir conteúdos caracterizaram as escolas elementares no período colonial: o individual, o simultâneo, o mútuo ou misto, todos fundamentados na memorização. Também nessa época, sugiram as conferências pedagógicas com vistas a atualização de professores, e houve o aumento da circulação de material educacional impresso (cartilhas, livros e periódicos especializados em educação). 
VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: ática, 2007 (p. 169). Sobre a educação no Brasil dura nte o Período Imperial, analise as afirmativas a seguir: 
I – Houve a criação de uma série d e cursos, tanto p rofissionalizante em níve l médio como em nível superior, bem como militares. 
II – O Império deveria possuir um sistema educacional.
 III – Implementação das aulas régias. IV - A escola tomava por pressuposto o método lancasteriano, que consistia na ajuda mútua entre os alunos mais adiantados e os atrasados. 
 São corretas as afirmativas: 
A) Afirmativas I e II apenas. 
B) Afirmativas I, II e IV apenas. 
C ) Afirmativas I, II e III apenas. 
D) Apenas a afirmativa I. 
E) Apenas a afirmativa IV. 
Questão 10/10 A escola tradicional apresenta u ma estrutura curricular com conteúdos isolados e disciplinas específicas. Visa preparar o educando para atuar em sociedade com base e m um ensino enciclopédico desconexo. LIMA, Michelle Fernandes. ZANLORENZI, Claudia Maria Petch ak. PINHEIRO. Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersabers, 2012 (p. 91). Com bas e no texto apresentado a cima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, a pós, assinale a que se refere a concepção de aprendizagem na pedagogia tradicional.
A) A aprendizagem para essa concepção é um processo interno, de modificação das próprias percepções sobre si e sobre o mundo, que é desencadeada pelas vivencias, pelas experiências dos alunos. 
B) A concepção de aprendizagem na pedagogia tradicional partia da aplicação de descobertas da psicologia, principalmente do behaviorismo, que entendia a aprendizagem como modificação do desempenho. 
C) A concepção de aprendizagem é construída com base na motivação pessoal de crescer dentro da vivencia grupal. 
D) A concepção de aprendizagem na pedagogia tradicional se apoia numa concepção dialética. 
E) A concepção de aprendizagem na pedagogia tradicional era baseada no inatismo.

Outros materiais