Buscar

AD1 AD2 estudos antropologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 
Período – 2017/2º
Disciplina: Estudos Antropológicos
Aluna: Matrícula: 
NOTA 80
O texto trata-se de uma análise sobre a antropologia e seu cotidiano. Apresenta diversas pesquisas e citações de autores, a fim de explicar seus pontos de vista. 
A antropologia dita pelo senso comum está relacionada ao exótico. Quando relacionamos antropologia a vida urbana vemos que é um capo gigantesco, que há diversas maneiras de se explorar, uma delas é a etnografia que consiste em estudar compartilhando seus conhecimentos, para assim evoluir o pensamento por meio e troca de informações. Um bom exemplo seria uma pesquisa onde se entrelaçam diversos conhecimentos de pessoas diferentes, outro exemplo seria a observação onde se observa e aprende sobre determinado local, sobre as pessoas que ali estão. Um conceito falado será higiene mental, oque nada mais é a distração, ocorre e horas ao qual se tira um tempo entre o término de uma jornada cansativa de trabalho a volta para a casa. Esse tema pois em questão oque realmente seria o lazer?! 
Em meio ao texto o autor pois em destaque sua participação em uma pesquisa interdisciplinar onde teve que relacionar seus estudos sobre a antropologia à Libras(Linguá Brasileira de sinais) e a história de vida dos surdos. Ao adentrar nesse universo experimentou acituações adversas e aprendeu, mais sobre o assunto. Sentiu-se a minoria por muitos momentos, ao participar de festas destinadas a interação dos surdos, estava em universo ao qual ele não pertencia e se deu conta de que os surdos passavam por essa situação a todo momento, desenvolvendo assim uma análise critica sobre o assunto. 
Voltando ao conceito de antropologia urbana, e falando sobre grupos que migram de suas cidades natal e permanecem com sua cultura em outra localidade, podemos deixar de lado a mudança e nos focar na visão de um todo, sendo assim podemos visualizar melhor as mudanças e também oque se manteve de sua origem, tem-se como exemplo os índios pankararus, que mesmo migrando de sua localidade para o Morumbi estabeleceram um eixo entre a aldeia e a metrópole. 
Assim podemos concluir que o texto não só explica oque de trata a antropologia, faz a relação entre a vida urbana e seu modo de vida, desenvolve pontos de vista sobre a conscientização, contando um pouco sobre o universo dos surdos.

Outros materiais