Buscar

A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO
NÁDIA MARTA F. DE SOUSA RIBEIRO – RU: 941787 – TURMA: 2014/12
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL – DIVINÓPOLIS-MG
DATA:14/09/2017
Fonte: educaçãoxinclusao.blogpot.com.br
 
Hoje em dia tem se falado muito em Educação Especial, Inclusão Digital e outros termos que definem como usar o computador para pessoas com necessidades especiais. Essa ferramenta poderá trazer evoluções consideráveis. Essa nova tecnologia é um verdadeiro laboratório, onde se desenvolvem grandes experiências onde sempre há resultado. De acordo com Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade ¨No Campo da Educação Especial quando falamos de ¨ inovações¨ estamos apenas apontando o que de ferramentas visíveis estão em uso junto ao educando com necessidades especiais¨. A ideia de resolver esse problema de como o aluno com necessidades especiais podem aprender a ter uma convivência educacional como qualquer outra pessoa, fez com que muitas empresas de Tecnologia da informação investissem no desenvolvimento de programas de assistência às pessoas especiais.
Muitos cuidados devemos ter com pessoas portadoras de necessidades especiais como exemplo: a preparação de docentes para que eles podem compreender e assim transmitir o conhecimento de forma mais natural, como investir em tecnologia especializada. Mas a expressão ¨ter um aluno especial¨ não quer dizer necessariamente que seja uma pessoa deficiente física, ou mental.
Existem então alguns alunos que são considerados lentos (vagarosos) e outros considerados rápidos (dotados), o atendimento dotado a esses alunos são de maneiras mais especiais. 
A importância da tecnologia aliada ao ensino seja especial, seja à distância é fácil para questionarmos como auxiliar no processo do ensinar-aprender. Grande parte das pessoas portadoras com deficiência, são eficientes cada uma com seu método e atitudes diferentes umas das outras.
Um dos fatores que pode-se observar os tipos de reações que os portadores de deficiência podem terem sala de sala de aula são:
- Aumenta a autoestima e autonomia do educando;
- Auxiliar o desenvolvimento cognitivo;
- Demonstrar a importância do trabalho coletivo;
- Desenvolver linguagem, leitura, raciocínio e atitudes.
Com o grande avanço da Tecnologia, as barreiras delimitam espaços e até limites físicos estão sendo quebrados e deixados para trás.
Podemos afirmar que a Educação Especial e a Tecnologia podem caminhar juntas rumo ao mesmo objetivo: a Inclusão. E trabalhando com a tecnologia podemos diminuir a inclusão e mostrar ao mundo que não são apenas padrões físicos que podem ser levados em conta mais éticos, morais e intelectuais.
Uma pessoa com portadora de deficiência pode realizar muitas tarefas, só que para isso muitas vezes necessitará de uma ferramenta, a Tecnologia. Portanto não importa como faz algo, mais sim o que faz e como supera as dificuldades.

Outros materiais