Buscar

relatorio medidas paquimetro e micrometro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
 Esse relatório foi desenvolvido em cima de experimentos práticos feito em laboratório com o objetivo de demonstrar como funcionam as medições por paquímetro e micrometro no dia a dia da indústria e como surgem os erros na hora das medições. 
O paquímetro é uma régua normal equipada com uma régua móvel, chamada de nônio ou vernier que permite medições de décimos ou até centésimos de milímetro.
Micrômetro O micrômetro é um instrumento de medida de alta precisão que permite efetuar medições de até milésimos de milímetro.
Materiais e Métodos
Eixo 1, Eixo 2, Paquímetro, Micrometro
 Utilizamos o Paquímetro e o micrômetro para medir o eixo 1 e o eixo 2 com tamanhos e modelos diferentes; O processo de medidas foi repetido para ambos.
Medida utilizando o paquímetro é: primeiramente, posicionar corretamente a peça, seja entre os bicos para medidas externas, as orelhas entre a parte interna da peça para medidas internas ou com a haste firmemente fixada na profundidade a ser mensurada; Em seguida, empurrar a parte móvel (bico móvel, orelha móvel ou haste) apoiando o polegar no impulsor até que encoste suavemente na peça; Após as partes fixas e moveis estarem corretamente posicionas nas peça, será feita a leitura dos centímetros inteiros, aqueles que ficam à esquerda do zero do nônio; realizado essa leitura, observe qual traço do nônio coincide com a escala fixa. Devido a este traço que será possível a obtenção de novas casas decimais para a leitura. 
O micrômetro deve ser utilizado da seguinte forma: o objeto ou peça deve ser posicionado entre as faces de ponta fixa e móvel, encostando suavemente na ponta fixa; o tambor deve ser girado até que a face de ponta móvel fique bem próxima ao objeto, mas sem toca-lo; em seguida, a catraca deve ser girada até se ouvir o som da face móvel com o objeto; após este devido posicionamento, deve ser feita a leitura do valor inteiro, em mm, na escala fixa; verificar se está visível a marcação de 0,5mm superior ao último milímetro inteiro; após esta etapa é feita a leitura dos milímetro na escala móvel, ou escala do tambor; ao final, deve se estimar o algarismo duvidoso, o último.
Conclusão
Com a execução da pratica em laboratório, foi possível conhecer a forma de manuseio e leitura correta do paquímetro e do micrômetro, e comprovar que há diferenças de precisão entre eles. 
 Apesar de todo o cuidado que tivemos ao realizar cada medida, podemos perceber que existe diferenças nos valores obtidos, as medidas apresentaram uma pequena variação, isto pode ser atribuído ao desgaste das faces do eixo sofridos com o passar do tempo, manuseio incorreto ao recolher valores de medidas

Outros materiais