Buscar

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Prévia do material em texto

QQuestão 1/5 - Mapeamento de Processos
MAPEAMENTO DE PROCESSOS 
Conforme visto em princípios de análise de melhoria contínua, em um trecho da frase de Deming é dito que “não se gerencia (ou não se administra) aquilo que não se mede”. Isto remete a elaboração de indicadores. Partindo desse pressuposto, dê uma resposta ao problema abaixo:
Em um restaurante, se produzem 10.600 refeições por mês e o consumo de energia elétrica é de 26.000 kWh por mês. O proprietário precisa estabelecer uma meta de consumo e quer utilizar estes dados como base para criar um indicador de energia elétrica por refeição. Como seria o indicador ideal para demonstrar / prever o consumo em função de cada refeição produzida?
Nota: 20.0
	
	A
	0,407 KWh por refeição
	
	B
	73,5 refeições por KWh mês
	
	C
	2,45 KWh por refeição
Você acertou!
Para se obter um indicador que demonstre o consumo em função da cada refeição produzida deve-se apenas dividir o consumo mensal pela quantidade de refeições servidas no mês e o resultado deve ser em KWh por refeição.
	
	D
	2,45 refeições por KWh
Questão 2/5 - Mapeamento de Processos
MAPEAMENTO DE PROCESSOS 
Uma empresa não fabrica produtos. A empresa produz e entrega valores. O que o cliente compra e recebe é um valor, e não somente um produto, portanto o que é valor para o cliente? Em resumo, valor é tudo aquilo que o cliente está disposto a pagar, o resto é desperdício (Silva, 2008). Para se enxergar e distinguir valor em um processo qualquer se faz uso de uma técnica denominada mapeamento do fluxo de valor. No que diz respeito ao mapeamento do fluxo de valor, pode-se afirmar que:
I- É uma técnica exclusiva para redução de custos.
II- É uma ferramenta para mapear fluxos produtivos e identificar desperdícios.
III- É uma ferramenta utilizada para mapear os fluxos de valores financeiros de uma empresa.
IV- É uma ferramenta da produção enxuta.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II estão corretas
	
	B
	II e III estão corretas
	
	C
	IV está correta
	
	D
	II e IV estão corretas
Você acertou!
O mapeamento do fluxo de valor não é uma técnica exclusiva para redução de custos tão pouco uma técnica referente a valores financeiros de uma empresa, embora tenha impacto nestes itens. A essência é identificar dentro do fluxo produtivo o que agrega e não agrega valor ao cliente dentro da filosofia da produção enxuta.
Questão 3/5 - Mapeamento de Processos
MAPEAMENTO DE PROCESSOS
A empresa SASP Ltda. é uma fabricante de peças plásticas para indústria automotiva. O Sr. Silva, diretor industrial está com sérios problemas no sistema produtivo. Para mudar esta situação, ele estudou minuciosamente o sistema Toyota de Produção e formou um time, juntamente com o apoio de uma consultoria.
Neste momento, o grande problema que ele está enfrentando refere-se a demandas irregulares em função de modelos diferentes de peça, o que faz com que gere muito estoque para atendimento da demanda total de cada modelo / cliente dentro do mês.
Para resolver este problema, além de se alterar a filosofia interna da empresa (fluxo unitário de peças, produção puxada, etc), algumas ferramentas e princípios da produção enxuta podem ser utilizados. Dentre eles podemos destacar:
	I.
	Utilizar formulário A3 para instalação de kanban.
	II.
	Inserir a produção empurrada para desafogar os estoques.
	III.
	Alterar o lead time do sistema produtivo com sistema de agregação de valor.
	IV.
	Nivelar a produção e reduzir os tempos de setup.
Nota: 20.0
	
	A
	As alternativas I e III estão corretas;
	
	B
	Somente a alternativa IV está correta;
Você acertou!
No caso mencionado acima, existe uma demanda com grande variação de volume entre os modelos de produtos e clientes. Uma das saídas para resolver este problema é a utilização do nivelamento de produção, também conhecido no Sistema Toyota de Produção (STP) como “heijunka”. Este conceito, como veremos mais adiante, refere-se a uma técnica de nivelar os volumes produtivos de tal modo que se produza frações de cada modelo de produto / cliente todos os dias. Para que isto ocorra, deve-se obrigatoriamente reduzir drasticamente os tempos de setup.
	
	C
	Somente a alternativa III está correta;
	
	D
	Somente a alternativa II está correta.
Questão 4/5 - Mapeamento de Processos
MAPEAMENTO DE PROCESSOS
De uma forma geral, fica claro que o fluxo contínuo apresenta vantagens sobre a produção por lotes, no entanto como proceder em casos em que haja grandes diferenças de tempos de ciclo ou processos que não podem ficar próximos uns dos outros? Para resolver este problema existe uma técnica relativamente simples, mas que apresenta ótimos resultados. 
Assinale abaixo a alternativa correta que demonstra a técnica que resolve o problema acima.
Nota: 20.0
	
	A
	Kaizen, que é uma técnica de controle de estoques;
	
	B
	Produção puxada, que é movida pelos fornecedores do processo
	
	C
	Heijunka, que nivela a produção;
	
	D
	Kanban, que cria pequenos supermercados no sistema produtivo ;
Você acertou!
Aula 5 - Tema 1 - pág 16
Questão 5/5 - Mapeamento de Processos
MAPEAMENTO DE PROCESSOS 
Conforme já comprovado por estudos, o mapeamento do fluxo de valor é de grande importância para o sucesso de qualquer empresa. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que cita corretamente os itens que devem ser levados em conta na elaboração de um mapa de fluxo de valor:
Nota: 20.0
	
	A
	Visão do cliente, visão da administração, visão de vendas e fluxo logístico.
	
	B
	Visão do cliente, visão dos processos e visão dos fluxos de materiais e informações.
Você acertou!
O conhecimento das visões que ocorrem no fluxo de valor é essencial no entendimento desta técnica, que envolve cliente, processos e fluxos de materiais e informações, portanto alternativa “b”. As demais alternativas estão incompletas ou possuem itens sem relação com o mapeamento do fluxo de valor.
	
	C
	Visão do fornecedor, da produção e do cliente.
	
	D
	Fluxo de materiais do processo até o cliente
uestão 1/5 - Tempos e Métodos
Sendo o método traduzido como um sistema coordenado para atingir um resultado, os elementos de estudo e de avaliação são aqueles componentes do sistema de produção. Em relação aos  “quatro elementos de análise dos métodos”, analise as proposições a seguir e marque V para as Verdadeiras ou F para as Falsas e assinale a alternativa correta. 
(   ) Tecnologia de transformação. 
(   ) Lead time do processo produtivo. 
(   ) Matéria-prima e/ou materiais. 
(   ) Máquinas e equipamentos. 
(   ) Força de trabalho e/ou capital humano. 
(   ) Capacidade de produção versus gargalo de produção.
Nota: 20.0
	
	A
	a) F – F – V – V – V – V
	
	B
	b) V – V – F – V – V – F
	
	C
	c) V – F – V – V – V – F
Você acertou!
Resp. capítulo 1, p. 22 - Tecnologia de transformação. - Matéria-prima e/ou materiais. - Máquinas e equipamentos. - Força de trabalho e/ou capital humano. 
	
	D
	d) V – V – V – F – F – V
Questão 2/5 - Tempos e Métodos
A análise da demanda faz com que as organizações estabeleçam sua capacidade de produção. Essa capacidade é determinada pelos recursos disponíveis na organização. Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta quanto aos recursos considerados no estabelecimento da capacidade de produção. 
I – Recursos financeiros. 
II – Recursos de pessoal. 
III – Recursos materiais. 
IV – Recursos tecnológicos.
Nota: 20.0
	
	A
	a) Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	B
	b) Somente as proposições I, II e III estão corretas.
	
	C
	c) Somente as proposições II e IV estão corretas.
	
	D
	d) Todas as proposições estão corretas.
Você acertou!
Resp. capítulo 2, p. 30 - Financeiros – Falta de dinheiro para compra de matéria-prima ou peças de reposição. - De pessoal – Falta mão de obra produtiva – Excesso de afastamentos devido a acidentes. - Materiais – Matéria-primade baixa qualidade. - Tecnológicos – Falta de equipamentos mais modernos – tecnologia de ponta. 
Questão 3/5 - Tempos e Métodos
No cenário atual, em que a competitividade aumenta dia a dia, sabemos que as empresas que detêm o melhor método de trabalho são as que mais geram lucros e ganham participação no mercado. Visto isso, assinale a alternativa que apresenta a definição de MÉTODO.
Nota: 20.0
	
	A
	a) É o mesmo que processo, ou seja, como fazer as operações.
	
	B
	b) É a melhor maneira de se realizar uma tarefa.
	
	C
	c) É o caminho para se chegar ao melhor resultado.
Você acertou!
Resp. capítulo 1 – p. 19. “É o caminho para se chegar ao melhor resultado” 
	
	D
	d) É o detalhamento das operações, para facilitar as análises de tempos.
Questão 4/5 - Tempos e Métodos
O estudo dos métodos não é novo, pois se considerarmos a construção das pirâmides do Egito, percebemos que com certeza métodos foram usados na determinação do tamanho das pedras e nas estimativas dos prazos de construção, e isso ocorreu há mais de 2.500 anos. Porém, temos notícias de precursores na análise e tratamento de métodos, entre eles: Perronet, Babbage e Taylor. Em relação aos quatro itens que fazem parte da filosofia Taylor, analise as proposições a seguir e marque V para as Verdadeiras ou F para as Falsas e assinale a alternativa correta. 
(   ) A administração como ciência. 
(   ) O capital humano em primeiro lugar. 
(   ) Seleção científica dos trabalhadores. 
(   ) A educação e o desenvolvimento científico do trabalhador. 
(   ) A cooperação íntima entre a administração e os trabalhadores. 
(   ) O trabalhador tem muito a colaborar na elaboração do método.
Nota: 20.0
	
	A
	a) V – V – V – F – F – V
	
	B
	b) F – F – V – V – V – V
	
	C
	c) V – V – F – V – V – F
	
	D
	d) V – F – V – V – V – F
Você acertou!
Resp. capítulo 1 – p. 20 - A administração como ciência. - Seleção científica dos trabalhadores. - A educação e o desenvolvimento científico do trabalhador. - A cooperação íntima entre a administração e os trabalhadores. 
Questão 5/5 - Tempos e Métodos
Partindo dos ensinamentos de Taylor, Henry Gantt, no período entre guerras, contribuiu para o aperfeiçoamento dos métodos, criou ferramentas de controle, entre eles o gráfico de Gantt. Qual alternativa a seguir demonstra a finalidade desse gráfico quando da sua criação?
Nota: 20.0
	
	A
	a) Ajudar o gestor a determinar a capacidade de produção.
	
	B
	b) Registrar a quantidade de peças produzidas por turno.
	
	C
	c) Acompanhar a produtividade dos funcionários na mesma tarefa.
Você acertou!
Resp. capítulo 1, p. 20/21 O gráfico de Gantt tem a finalidade de permitir o acompanhamento, graficamente, da produtividade dos funcionários que desempenham a mesma tarefa. Ele é constituído de barras horizontais, em que as barras de cor preta indicam o atingimento das metas dentro dos prazos, e as barras vermelhas indicam o não atingimento destas. 
	
	D
	d) Auxiliar a alta direção no direcionamento de investimentos.
Questão 1/5 - Tempos e Métodos
O estudo de tempos e métodos tem diversas utilidades para a organização, o que caracteriza a sua importância. O resultado do estudo de tempos e métodos transformado em tempo padrão pode ser utilizado para diversas situações dentro da organização. Em relação à sua utilização, analise as proposições a seguir e marque V para as Verdadeiras ou F para as Falsas e assinale a alternativa correta. 
(   ) Estabelecer programação e planejamento do trabalho. 
(   ) Determinar custos-padrão. 
(   ) Determinar a eficiência das máquinas. 
(   ) Determinar a quantidade de mão de obra necessária para produção.
Nota: 20.0
	
	A
	a) V – V – F – F
	
	B
	b) F – V – V – F
	
	C
	c) V – V – V – V
Você acertou!
Resp. capítulo 5, p. 79
	
	D
	d) F – F – F – V
Questão 2/5 - Tempos e Métodos
A avaliação de ritmo do operador pode ser calculada utilizando o sistema de Westinghouse, o qual faz uma estimativa de desempenho em relação a quatro fatores. Quais são esses quatro fatores?
Nota: 20.0
	
	A
	a) Habilidade – esforço – tempo de exposição – temperatura do local de trabalho.
	
	B
	b) Físico do operador – tempo de exposição – consistência – temperatura do local de trabalho.
	
	C
	c) Habilidade – condições – consistência – esforço.
Você acertou!
Resp. capítulo 5, p. 95
	
	D
	d) Condições – esforço – habilidade – tempo de exposição.
Questão 3/5 - Tempos e Métodos
Para a elaboração de um estudo de tempos e métodos, várias etapas devem ser cumpridas antes da tomada de tempos, tais como: visão geral da operação, estudo do método, detalhamento da operação, racionalização dos movimentos, organização do posto de trabalho. Todos esses detalhes vistos anteriormente, mais o tempo cronometrado, devem ser registrados onde?
Nota: 20.0
	
	A
	a) Folha do fluxograma da operação.
	
	B
	b) Folha do diagrama de Ishikawa.
	
	C
	c) Folha de observações.
Você acertou!
Resp. capítulo 5, p. 80
	
	D
	d) Folha do croqui geral da operação.
Questão 4/5 - Tempos e Métodos
Qual a definição de “ tempo médio cronometrado (Tc)”?
Nota: 20.0
	
	A
	a) É a média pura dos tempos cronometrados.
	
	B
	b) É o tempo usado para cálculo da mão de obra.
	
	C
	c) É a média dos tempos cronometrados, após validação e ajustes.
Você acertou!
Resp. capítulo 5, p. 89
	
	D
	d) É o tempo resultante da cronometragem após a correção do ritmo de trabalho.
Questão 5/5 - Tempos e Métodos
Na execução de qualquer operação, os operadores trabalham em ritmos diferentes, ou seja, possuem características diferentes. A seguir está listada uma série de características individuais. Em relação à sua influência no ritmo de trabalho, marque V para as Verdadeiras ou F para as Falsas e assinale a alternativa correta. 
(   ) Força 
(   ) Estatura do operador(a) 
(   ) Velocidade 
(   ) Habilidade 
(   ) Idade do operador(a)
Nota: 20.0
	
	A
	a) V – F – V – F – F
	
	B
	b) V – F – V – V – F
Você acertou!
Resp. capítulo 5, p.92
	
	C
	c) F – V – F – F – V
	
	D
	d) F – V – F – V – V
Questão 1/5 - Tempos e Métodos
A técnica de determinação do tempo padrão por meio da cronometragem é bastante usada nas indústrias de produção em série, porém a técnica de determinação do tempo padrão via amostragem do trabalho tem suas aplicações. Em relação às aplicações da amostragem do trabalho, analise as proposições a seguir e marque V para as Verdadeiras ou F para as Falsas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.  
(     ) Estimativa de tempo de espera. 
(     ) Estimativa de utilização de máquinas. 
(     ) Estimativa de tempos gastos em várias atividades. 
(     ) Estimativa de tempo padrão pela combinação dos processos de avaliação e de amostragem do trabalho.
Nota: 20.0
	
	A
	a) V – V – V – V
Você acertou!
Resp. Capítulo 7, p. 110
	
	B
	b) F – V – V – V
	
	C
	c) V – F – V – V
	
	D
	d) F – F – F – F
Questão 2/5 - Tempos e Métodos
Uma das técnicas para se obter o tempo padrão de uma operação é por meio da amostragem do trabalho. Como é utilizada essa técnica?
Nota: 20.0
	
	A
	a) Comparando uma nova tarefa (operação) a ser analisada com outra já estudada anteriormente.
	
	B
	b) Cronometrando uma pequena amostra da nova tarefa (operação), e fazendo as concessões normais.
	
	C
	c) Fazendo a estimativa de tempos, por meio de tabelas de tempos predeterminados e aplicando as tolerâncias cabíveis.
	
	D
	d) Realizando observações intermitentes e espaçadas ao acaso para verificar a validade do trabalho realizado.
Você acertou!
Resp. Capítulo 7, p.110
Questão 3/5 - Tempos e Métodos
A evolução do estudo de tempos partiu de Taylor com a divisão das operações, passando pelo casal Gilbreth, com uma divisão ainda maior (micromovimentos) e com a ajuda da tecnologia, por meio das filmadoras, pode-se então analisar em mais detalhes ainda os movimentosexecutados por um trabalhador durante a realização de suas tarefas, pois utiliza-se dos recursos de zoom e câmera lenta. Em virtude desse  detalhamento foram desenvolvidas novas técnicas de análise de tempos. 
Qual a técnica que analisa qualquer operação manual ou método por meio de seus movimentos básicos (oito movimentos manuais, nove movimentos do pé e do tronco e dois movimentos oculares)?
Nota: 20.0
	
	A
	a) MTM.(Methods - Time Measurement)
Você acertou!
Resp. Capítulo 8, p. 119
	
	B
	b) WF.(Work - Factor)
	
	C
	c) MTA.(Motion -Time - Analysis)
	
	D
	d) BMT.(Basic Motion Time)
Questão 4/5 - Tempos e Métodos
A Medida dos Tempos e Métodos  (MTM) é uma técnica que analisa profundamente cada movimento executado em uma tarefa. Em relação aos movimentos considerados por essa técnica, analise as proposições a seguir e marque V para as Verdadeiras ou F para as Falsas e assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta.   
(    ) Alcançar – movimentar – girar – medir 
(    ) Girar – agarrar – posicionar – soltar 
(    ) Desmontar – soltar – movimentar – alcançar 
(    ) Alcançar – agarrar – posicionar – soltar
Nota: 20.0
	
	A
	 F – V – V – V
Você acertou!
Resp. Capítulo 8, p. 120 a 124
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – V – V
Questão 5/5 - Tempos e Métodos
A técnica de determinação de tempos denominada de WF (Work factor) baseia-se no princípio segundo o qual são quatro as variáveis que afetam o tempo para a realização dos movimentos manuais. Em relação a essas quatro variáveis, analise as proposições a seguir e marque V para as Verdadeiras ou F para as Falsas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.. 
(    ) Parte do corpo utilizada. 
(    ) Distância movida. 
(    ) Controle manual. 
(    ) Peso ou resistência envolvida. 
(    ) Tipo do ambiente de trabalho. 
(    ) Estatura do operador.
Nota: 20.0
	
	A
	a) V – V – F – V – V – F
	
	B
	b) F – F – V –V –V – V
	
	C
	c) V – V – F – F– V – V
	
	D
	d) V – V –V – V – F – F
Você acertou!
Resp. Capítulo 8, p. 129

Continue navegando