Buscar

Exercícios de fixação Psicologia da Aprendizagem e da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Muito antes de ser entendida como uma área do conhecimento que estuda o comportamento, filósofos gregos já se dedicavam a entender questões da “alma” e o comportamento humano. A palavra Psicologia tem sua origem na união das palavras psyché e logos, significando:
a complexidade do “fazer humano”.
estudo da mente ou da alma.
estudo da produção do conhecimento
estudo do comportamento humano
estudo do movimento humano
A partir de suas investigações com crianças, Piaget formulou o que ele denomina de estágio de desenvolvimento cognitivo, sugerindo que o pensamento da criança se desenvolve sequencial, contínuo e gradualmente. Sobre o estágio de desenvolvimento cognitivo o que é correto afirmar? Leia as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas e depois escolha a alternativa que representa a sequência correta:
( ) No estágio das operações formais (a partir dos 12 anos) o adolescente passa distinguir o “real” e o “possível”. Nesse estágio, ele já raciocina a respeito do mundo, avaliando possibilidades que contrariam sua experiência perceptiva.
( ) No estágio sensório-motor, que ocorre do nascimento aos 2 anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo. O nome desse estágio é decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e motora
( ) No estágio das operações concretas, que ocorre dos 7 aos 12 anos, é assim denominado porque a criança consegue trabalhar com proposições, ou seja, enunciados verbais. Dessa maneira, os procedimentos cognitivos envolvem a possibilidade de lógica independente da razão. As ações empreendidas pela criança são no sentido de organizar o que está imediatamente presente, encontrando-se, pois, presa à realidade abstrata.
( ) No estágio pré-operacional, que ocorre dos 2 aos 8 anos, a principal conquista consiste na capacidade simbólica, pela qual a criança passar a diferenciar palavras e símbolos dos objetos. Mas, nesse período, ela não consegue refazer seu pensamento, o que indica certa rigidez em seu raciocínio.
( ) A aprendizagem é uma experiência social, a qual é medida pela interação entre a linguagem e a ação. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal.
Escolhe a alternativa correta
F, F, V, V, V
V, V, V, V, V
V, V, F, V, F
V, F, V, F, F

Outros materiais