Buscar

Exerci. Revisão AP2 Carreira e Liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DeVry | Fanor
Carreira, Liderança e Trabalho em Equipe.
Prof.: Marina Kataoka.
Aluno: Lucas de Sá.
Matrícula: 
Revisão AP2
Qual a importância da avaliação de desempenho?
 	A avaliação de desemprenho é uma ferramenta de extrema importância para as organizações. Ela é o retorno de como as atividades e processos estão sendo desenvolvidos. Com esta avaliação é possível avaliar o desempenho e satisfação dos colaboradores envolvidos em suas atividades, metas e desenvolvimento pessoal desempenhado na organização. Se bem realizada e desenvolvida permite crescimento e desenvolvimento a todos na organização.
Como as equipes de alto desempenho são caracterizadas? Explique cada característica.
Visão compartilhada – Gestores e colaboradores precisam ter o mesmo entendimento sobre a visão da empresa. Este é um fator importante e determinante para as equipes. Os gestores disponibilizam as informações para que as equipes trabalhem com uma visão mais apurada das necessidades da empresa. 
Liderança autêntica – Os líderes e gestores valorizam seus colaboradores, cada integrante da equipe tem a ciência que isso ocorre e produzem mais por serem valorizados e ouvidos. Obtendo realização pessoal e identificação profissional. 
Boa comunicação – A boa comunicação proporciona uma melhor interação entre os membros da equipe e os lideres relacionados na tarefa, afinal a comunicação entre todos é de extrema importância e sem ela as atividades seriam inviáveis. Uma comunicação falha atrapalha todo o desenvolvimento, até mesmo proporcionando conflitos pessoais devido a falha na comunicação e compreensão da mensagem.
Escuta ativa – A escuta ativa é a capacidade que a equipe tem em ouvir-se, cada integrante da equipe interage, proporcionando o diálogo mútuo essa escuta também se relaciona aos gestores que ouvem e são ouvidos no processo em questão. 
Altruísmo – O pensamento e objetivos da equipe vêm primeiro, a forma como a equipe trabalha e os seus integrantes interagem é única, e de cada equipe. Qualquer que seja o integrante, ele apresenta sua importância no grupo. Mesmo que alguém queira apresentar melhor impressão, a equipe vem em primeiro lugar. 
A partir dos conhecimentos gerados, defina liderança e apresente como pode ser a relação líder e liderado.
Os líderes apresentam o papel fundamental na organização, pois eles são os responsáveis e os facilitadores do alcance das metas e objetivos dos colaboradores. E os colaboradores os responsáveis pelo desenvolvimento das tarefas e crescimento das empresas. O papel do líder é influenciar pessoas, estas que no caso são os liderado, nesse contexto cabe ao líder desenvolver métodos para influencias os liderados para que eles retornem o crescimento esperado pelo líder. A dificuldade do líder está em influenciar alguém pois os colaboradores são pessoas, e pessoas são diferentes umas das outras, nessa hora o líder tem que ter flexibilidade em adequar os interesses que o funcionário almeja com as metas da empresa. Essa relação pode ser positiva ou negativa, para evitar conflitos e resistências o líder tem que ser muito inteligente e rapidamente proporcionar uma negociação para contentamento das partes. 
Diferencie grupos de trabalho de equipes de trabalho.
Os grupos se diferenciam das equipes, parecem iguais, mas são diferentes. Uma das diferenças mais importantes é que a equipe partilha da tarefa e da responsabilidade, já o grupo partilha da tarefa sem a responsabilidade, cada integrante do grupo faz seu papel partilhando do se conhecimento de sua área individualmente. 
Os grupos podem ser classificados de quatro maneiras:
 Grupo de comando - grupo formal determinado pela organização. Formado por pessoas que reportam a um executivo hierarquicamente superior.
Grupo de tarefa - também considerado um grupo formal. São formados por pessoas que se reúnem para executar alguma tarefa, muitas vezes não respondem a apenas um superior, extrapolando as relações únicas de comando.
Grupo de interesses - Informal, acontece quando pessoas, sendo ou não membros de um grupo de comando ou tarefa, se juntam apara atender um interesse comum.
Grupo de amizade - Informal, ocorre com alianças sociais que extrapolam as alianças organizacionais. Podem se basear em critérios de semelhança como idade, herança cultural, opções esportivas ou políticas.
Já que as mudanças institucionais são inevitáveis, qual a melhor forma de mudar?
As mudanças na instituição tem que ser trabalhada positivamente. Num mercado globalizado e em constantes mudanças, as organizações tem que estar preparadas para esta situação, a instituição inovadora tem que estar ciente que precisa mudar alguma hora, as mudanças bem desenvolvidas nas organizações trazem resultados benéficos como, funções gerenciais melhor distribuídas, o nível de responsabilidade tende a aumentar devido a nova realidade presente e o mais importante, aprende-se mais. A melhor forma de mudar é aprendendo, uma pequena mudança empresa tira a estagnação e a leva para o caminho da inovação. Dessa forma todos aprendem a se desenvolver e a se adequar as diferentes condições apresentadas. Assim fala o modelo Kurt na ênfase na qualidade por meio da melhoria contínua, para melhorar é preciso mudar e para mudar é preciso aprender. 
Quais a principais responsabilidades da área de Recursos Humanos?
Possui diversas responsabilidades como Recrutamento, admissão, treinamento, compensação dos funcionários e desligamento.
Uma das principais responsabilidades do RH é solucionar dois problemas básicos da organização. Garantir a eficiência e Equidade. Contratar alguém que seja um possível talento, que venha a somar no perfil dos colaboradores. Já a equidade são sinais que a empresa se compromete com o cumprimento das leis e com a justiça. 
Outro fator importante é o treinamento, o treinamento é a transformação de dados e conhecimentos que podem ser aplicados, com o treinamento cria-se a possibilidade de desenvolvimento das pessoas, que é a transformação de um funcionário simples em arrojado. 
Apresente as principais diversidades estudadas na semana 17.
As principais diversidades estudadas na semana são 4: cultural, étnicas, religiosas e econômicas.

Outros materiais