Buscar

TG COMPLETO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conceito geral sobre o processo de reprogramação celular.
O método que consiste em inserir 4 genes em célula maduras forçandoas a regredir ao estágio de célula-tronco é chamado de reprodução celular. 
A célula-tronco que resulta deste método é chamada de célula-tronco de pluripotência induzida, IPS (sigla em inglês). Esta célula tem a mesma capacidade regenerativa e de se transformar em novos tecidos, assim como células tronco embrionárias. Porém o método é considerado mais simples, eficiente e menos questionável na parte ética que envolve toda a pesquisa sobre células tronco.
O desenvolvimento dos estudos relacionado das células-tronco, sejam elas IPS ou embrionárias, são de extrema importância tanto para as pesquisas relacionadas a clonagem, assim como para a medicina regenerativa, pesquisas essas que respectivamente podem vir a proporcionar a humanidade uma expectativa de vida bem maior.A técnica apesar de seus possíveis benefícios divide especialistas, acredita-se por parte da comunidadade científica que não há dados suficientes para afirmar que o embrião se desenvolverá.
Não só na questão científica, mas também na questão ética tais estudos tem encontrado obstáculos que tem de certa forma atrapalhado seu desenvolvimento. Existe uma discussão no campo cultural e filosófico, mais específicamente nas questões e concepções religiosas, mesmo com a afirmação de que a polêmica ética com relação a destruição de embriões humanos foi enterrada com a descoberta da técnica de reprogramação celular, o intuíto de usar os resultados dessas pesquisas na clonagem humana e até mesmo na medicína regenerativa, ainda é um obstáculo. Afinal, o homem deve ou não intervir no ciclo natural da vida? Na opinião de religiosos não! Para eles o homem não deve confrontar a vontade de Deus, tentando criar ou recriar vida... Mas oque seria da medicína atual sem tais pesquisas? E o que seria da humanidade sem a medicína, que visa trazer a saúde independente de crenças?
De qualquer forma, com ou sem questinamentos éticos, fica clara a importância de técnica de reprogramação celular para a ciência e para a medicina, porém fica claro também que para que o uso efetivo dos resultados de tais pesquisas ocorra, vai depender de a humanidade entrar em um consenso científico e ético, o que é pouco provável de ocorrer.
1
Referências:
Baima, Cesar.15/05/2013. Reprogramação celular é mais simples e prática, afirmam especialistas.disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/reprogramacao-celular-mais-simples-pratica-afirmam-especialistas-8403965#ixzz4yxqrtl9v>.
Muotri, Alysson.09/10/12.Reprogramação celular parecia ficção científica, mas virou realidade.disponivel em:
<http://g1.globo.com/platb/espiral/2012/10/09/reprogramacao-celular-parecia-ficcao-cientifica-mas-virou-realidade/>.
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais