Buscar

Prova CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  _AV_» CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - LIDIANE
	Professor:
	
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2017 
	
	 1a Questão (Ref.: 201607093189)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais os aspectos importantes para que possamos enfatizar a educação infantil como um projeto educativo prioritário?
		
	
Resposta: Os aspectos importantes que possamos enfatizar a educaçao infantil como um projeto educativo é através de brincadeiras lúdicas, brinquedos educativos, atividades com desenhos, músicas e teatros. Pois esse projeto e prioritário para que a criança se desenvolva melhor.
	
Gabarito: Primeiro lembrar que a educação infantil representa a entrada da criança em um mundo educativo social mais amplo. Em seguida lembrar que exatamente por esse fato todas as bases de segurança para um aprendizado e desenvolvimento sólido devem ser bem construídas, bem como lembrar que a educação infantil "tem um fim em si mesmo", no sentido de valorizar o presente, segundo Krammer e Aristeo Filho; em outras palavras, levando-se em conta os questionamentos do momento que a criança se apresenta, pois todo o desenvolvimento do ser humano irá depender da forma como essa criança foi estimulada nesta fase, se fazendo necessário olhar para o presente com as características do aqui e agora, não podendo ser planejada com o único foco de preparação para o ensino fundamental.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607872775)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação a adaptação da criança à creche, é importante destacar que a entrada da criança na creche não representa o único momento em que é necessário um acolhimento, existem outros momentos diferentes, provocados por motivos do próprio percurso escolar, em que as crianças passarão por readaptações e precisarão de atenção especial. Cite um desse outros momentos e explique a sua importância.
		
	
Resposta: As crianças passarão por outros momentos como a troca de professores, troca de turma, pois as turmas tem as suas faixas etárias e cada criança deve estar se adaptando as novas turmas. E em relação aos professores elas logo se adaptarão, pois o professor deve acolher essas crianças para que se sintam a vontade e acolhidos.
	
Gabarito: a saída da criança da instituição de educação infantil para um outro segmento do ensino, tradicionalmente, representa um momento de transição quando chega ao ensino fundamental. Vinda de uma experiência na Educação Infantil que tipicamente favorece interações mais plurais, com espaço ampliado para a ludicidade e dialogicidade, enfrenta grande mudança ao passar a conviver em uma estrutura organizacional cuja tradição pedagógica privilegia práticas individualizadas, com pouca ênfase na interação das crianças entre si. E nesse momento precisará de especial atenção do professor para mediar esse processo de mudanças e readaptações.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607086757)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem muitas culturas diferentes, e de acordo com cada uma delas a infância é vista de uma forma. Na época do Brasil colônia, mediante a cultura indígena, as crianças eram tratadas pelos seus com:
		
	
	castigo e punições
	 
	amor e respeito
	
	trabalhos escravos
	
	rigidez e violência
	
	isolamento e trabalho
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607847361)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base na ideia de que a responsabilidade pela criança não é apenas da família, mas do Estado e de toda a sociedade civil, à promoção da infância como uma categoria social, as creches e pré-escolas são reconhecidamente.
		
	
	( ) um dever político.
	
	( ) um dever econômico.
	
	( ) um direito civil.
	
	( ) um direito cultural.
	 
	( ) um direito social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608065398)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após discussão pela disputa de um brinquedo, uma das crianças fica quieta, senta-se próximo à casinha de bonecas e chora. A professora a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a acompanha para que tome um copo d'água e lave o rosto, a fim de retomarem as atividades, incentivando-a a participar. A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança, entende o choro como manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:
		
	
	precisam ser estimuladas de modo a fortalecer a criança para enfrentar as situações de violência.
	 
	necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
	
	fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.
	
	provocam a agressividade entre as crianças e, portanto, devem ser impedidas.
	
	exigem a intervenção imediata do professor para acalmar a ansiedade da criança.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607213108)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Geralmente, ao ouvir "NÃOs" as crianças manifestam irritabilidades ou choros, saber lidar bem com essas situações é muito importante. Facilita bastante o fato de um adulto saber lidar de forma equilibrada com seus próprios sentimentos. Pensando no perfil de um bom educador de creches podemos AFIRMAR sobre esse aspecto que:
		
	 
	a busca pelo equilíbrio emocional facilitará o oferecimento de uma sólida base de afeto.
	
	deixar a criança pensar isoladamente é uma atitude de reflexão, resultado da busca por melhores estratégias de construção de limites.
	
	nesses momentos o educador deve fazer o que achar melhor, pois não há muitos estudos a esse respeito.
	
	atividades variadas e materiais diversificados, bem como a quantidade de crianças por adulto, são aspectos que não interferem no equilíbrio emocional do professor.
	
	o educador jamais deverá perder seu lugar de figura de autoridade e para isso deve evitar brincar e valorizar as interações entre as crianças para que não seja desrespeitado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607082140)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A brincadeira permite à criança transitar entre mundos opostos que delimitam a realidade e a fantasia. O real e o imaginário se misturam abrindo a possibilidade de criação que instiga a viver com mais energia e alegria, encarando as dificuldades com mais leveza. As atividades devem concentrar-se em brincadeiras corporais - tocar e ouvir - engatinhar e andar, atirar, botar, balançar e empurrar objetos, fazer percursos, contornar obstáculos. Essas atividades são indicadas para crianças de:
		
	
	5 a 7 anos
	
	5 a 6 anos
	
	3 a 6 anos
	 
	0 a 3 anos
	
	4 a 5 anos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607093857)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Vários autores destacam a língua como um instrumento importante que nos ajuda a tomar decisões, antecipar ações e organizar as ideias, facilitando o planejamento. A esse respeito CASTRO (2004) afirma que: Para que a linguagem se desenvolva, deve produzir-se a conversa, que necessita, no mínimo, de duas pessoas com vontade de falar algo. Pensando nesse aspecto podemos planejar algumas atividades importantes para o desenvolvimento da linguagem, e com relação a isso é fundamental considerar que:
		
	
	o adulto é o único que deve ser capaz de negociar com a criança para que o objetivo da conversa se amplie.
	
	apenas proporcionar brincadeiras livres, nas quais as crianças possam conversar umas com as outras, é suficiente.
	 
	incentivar à participação do grupo de crianças mesmo que sem respeitar o tempo e o ritmo de cada uma para falar.
	
	evitar atividades que envolvam faixas-etária diferentes, pois a criança mais nova pode prejudicar o desenvolvimento da mais velha pelo fato de não falar corretamente.
	 
	possibilitar as crianças fazer relações com as novas ideiase as ideias que elas têm previamente é uma forma de aprendizado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607127412)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em se tratando da organização do espaço-físico do berçário, marque a única alternativa que se mostra incoerente com a proposta de educação, cuidado e maior autonomia nas interações para promover o desenvolvimento.
		
	 
	Os bebês devem ficar parte do dia em berços individualizados ou ainda nos bebês confortos e nos andadores para terem total segurança e não serem mordidos por outro bebê.
	
	As crianças podem interagir com brinquedos educativos diversos, brinquedos reciclados, frutas, caixas de papelão, almofadas, garrafas, chocalhos.
	
	Para a total segurança os brinquedos não podem ter pontas agudas, nem ser engolíveis, nem desprender tintas, nem prestarem-se a sufocação.
	
	Um espelho é fundamental para acriança iniciar a percepção e compreensão do seu esquema corporal.
	
	O ambiente pode estimular os sentidos variando as formas, cores, sons, aromas, sabores, sensações e texturas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607660393)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (PPP), ou simplesmente projeto pedagógico). Um aspecto imprescindível que deve estar explicito nesse documento é a importância da identidade pessoal das crianças, suas famílias, educadores e outros profissionais. Portanto:
		
	
	o texto deve ser definitivamente produzido em papel timbrado.
	 
	o acesso ao documento deve ser restrito apenas a direção da escola.
	
	o documento após finalizado deve ficar arquivado entre os documentos da escola e não mais ser modificado.
	
	toda semana deve haver mudanças no texto do documento.
	 
	este documento nunca estará considerado finalizado, pois a escola deve ser viva e flexível o bastante para inserir novos aspectos ao documento.

Outros materiais