Buscar

trabalho Analise das ações estratégicas da APPLE no mercado


Continue navegando


Prévia do material em texto

Analise das ações estratégicas da APPLE no mercado
É interessante notar como as coisas mudam com o tempo e grandes companhias entram e saem da moda. Há 25 anos, quem pensaria que uma companhia quase falindo (APPLE) daria a volta por cima e passaria a ser a mais valiosa do mundo? As coisas mudam e o mercado é imprevisível.
Desde o lançamento do IMAC, em 1998 a empresa tem desafiado lideres de mercado, sua estratégia de negócios e marca sempre foi desafiar o STATUS QUO (estado atual) o que foi traduzido numa campanhas publicitárias como “THENK DIFFERENT” (pense diferente). O inicio estabelecido na garagem de JOBS em 1976 e que continua ate hoje a direcionar a empresa mais valiosa do mundo. Em 1998 a “pequena” empresa de computadores foi obrigada a desafiar para sua própria sobrevivência. Não o fazer significaria estar eternamente subjugado ao líder, já para o líder é manter as coisas como está. Afinal se nada se alterar, ele continuará sendo mais forte. Depois de uma incrível quantidade de lançamentos bem sucedidos, especialmente do IPAD, APOD, ITUNES, IPHONE e a conquista da liderança neste mercado, depois de assumir a liderança da categoria de smartphones, como a empresa irá trabalhar para continuar desafiando os padrões? Será o fim do “THENK DIFFERENT”?
Por um tempo pensou que sim. Ao lança modelos acessível, o Iphone 5c e posteriormente o Iphone 6 com tamanhos maiores, a empresa parecia seguir um caminho básico do líder aumentar o numero de modelos para se posicionar contar os ataques da concorrência, sem fazer novas revoluções. Mas a APPLE pensou diferente, ela se preparou para entrar em novos mercados onde continuará sendo o desafiante, que foi o lançamento APPLE WATCH, o smartch da empresa. Assim prometendo desafiar os lideres desse mercado a mudar o status quo da categoria, e fará com que os atuais líderes alterem suas estratégicas para não sucumbirem.
Do ponto de vista de marca, é um trabalho único, o que levou a APPLE chegar neste patamar foi sempre inovar e procurar desafios em novas categorias, pensando diferentes dos seus concorrentes e mantendo sempre a consistência, que é uma premissa do Branding e a APPLE leva isso com muita maestria.
E esperamos 2020 para ver se, como dizem os números, a APPLE irá também revolucionar uma categoria que há muito tempo precisa de uma revolução: A Indústria automobilística.