Buscar

OPÇÃO 1 Análise da Matriz BCG para a Apple Inc. Objetivo: Empregar a matriz BCG (Boston Consulting Group) para examinar o portfólio de produtos da ...

OPÇÃO 1

Análise da Matriz BCG para a Apple Inc.

Objetivo: Empregar a matriz BCG (Boston Consulting Group) para examinar o portfólio de produtos da Apple e sugerir estratégias para o futuro.

Introdução: A matriz BCG é uma ferramenta de análise estratégica que auxilia as empresas a identificar a posição de seus produtos ou unidades de negócio em relação ao mercado. A matriz categoriza os produtos em quatro quadrantes, com base em sua taxa de crescimento de mercado e participação de mercado: Estrela, Vaca Leiteira, Interrogação (ou Ponto de Interrogação) e Abacaxi (ou Cão).

Estudo de Caso: Apple Inc.

Reconhecida como uma das maiores e mais inovadoras empresas de tecnologia do mundo, a Apple possui uma gama diversificada de produtos e serviços. Para este exercício, focaremos nos seguintes produtos:

1. iPhone

2. iPad

3. Macbook

4. Apple Watch

5. Apple TV

6. Serviços de streaming (Apple Music e Apple TV+)

7. App Store

Instruções:

1. Realize uma pesquisa sobre os produtos e serviços mencionados da Apple.

2. Com base na matriz BCG, classifique cada produto ou serviço em uma das quatro categorias, considerando a taxa de crescimento do mercado e a participação de mercado da Apple.

3. Justifique sua decisão para cada produto ou serviço usando dados ou informações da sua pesquisa.

4. Baseado na posição de cada produto na matriz BCG, proponha estratégias para a Apple avançar no mercado.

Critérios de Avaliação:

• Qualidade e precisão da pesquisa realizada.

• Lógica na categorização dos produtos e serviços na matriz BCG.

• Coerência e viabilidade das estratégias propostas.

• Aplicação correta de conceitos e terminologia relacionados à matriz BCG.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção 1 é um estudo de caso que propõe a análise da matriz BCG para examinar o portfólio de produtos da Apple e sugerir estratégias para o futuro. A matriz BCG é uma ferramenta de análise estratégica que auxilia as empresas a identificar a posição de seus produtos ou unidades de negócio em relação ao mercado. A matriz categoriza os produtos em quatro quadrantes, com base em sua taxa de crescimento de mercado e participação de mercado: Estrela, Vaca Leiteira, Interrogação (ou Ponto de Interrogação) e Abacaxi (ou Cão). O estudo de caso propõe que sejam analisados os seguintes produtos da Apple: iPhone, iPad, MacBook, Apple Watch, Apple TV, Serviços de streaming (Apple Music e Apple TV+) e App Store. O objetivo é classificar cada produto ou serviço em uma das quatro categorias da matriz BCG, considerando a taxa de crescimento do mercado e a participação de mercado da Apple, e justificar a decisão para cada produto ou serviço usando dados ou informações da pesquisa. Com base na posição de cada produto na matriz BCG, o estudo de caso propõe que sejam propostas estratégias para a Apple avançar no mercado. Os critérios de avaliação incluem a qualidade e precisão da pesquisa realizada, a lógica na categorização dos produtos e serviços na matriz BCG, a coerência e viabilidade das estratégias propostas e a aplicação correta de conceitos e terminologia relacionados à matriz BCG.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais