Buscar

Didática AV 2017.02

Prévia do material em texto

Avaliação:  » DIDÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  
	Professor:
	MARCIA MEDEIROS DE SOUZA
	Turma: 9006/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2017 20:18:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201701784721)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O marco referencial orienta as ações na escola; diz respeito aos fundamentos da educação, a linha de pensamento que direcionará as ações na escola. Após a definição desse marco referencial, uma outra etapa a ser realizada é o diagnóstico da realidade escolar. A que se refere essa etapa do diagnóstico da realidade e qual o objetivo?
		
	
Resposta: O diagnóstico da realidade escolar é realizado com a finalidade de identificar quais os problemas enfrentados pelos alunos de determinado lugar, qual o nível de conhecimento, o que dispensará mais atenção, tudo que é necessário identificar para que possa criar um plano de estudos direcionado para a realidade escolar daquele local específico. A escola é rural? Fica na periferia? Quais as maiores dificuldades encontradas? Seu objetivo é atender às necessidades específicas, procurando desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que se espera que o aluno possa adquirir e desenvolver perante a sociedade.
	
Gabarito: Trata-se de um levantamento de necessidades da comunidade escolar; trata-se de se fazer um levantamento sobre a distância entre o que se pretende alcançar e o que existe, de fato, na escola, tendo como objetivo resolver problemas de ordem acadêmica/pedagógica e administrativa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701909198)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que significa a expressão ação-reflexão-ação?
		
	
Resposta: Significa que é necessário que a transmissão do conhecimento ocorra através de uma ação, onde o aluno participa de uma forma ativa em alguma tarefa. Após, realizará uma reflexão sobre o que foi aprendido, o que foi pesquisado, o que foi entendido. Por fim, através desse conhecimento prévio, aplicá-lo novamente por meio da ação concreta sobre aquilo que foi entendido, o conteúdo assimilado, por meio de uma ação consciente.
	
Gabarito: Quando professor reflete sobre sua própria prática, quando ele adota uma prática fundamentada e com autonomia; quando o professor é pesquisador.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702209709)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
		
	
	didática experimental
	 
	Didática fundamental
	
	didática em construção
	
	didática conceitual
	
	didática tradicional
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701307267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.¿ O trecho refere-se a:
		
	
	Pedagogia Freinet.
	
	Escola de Summerhill.
	
	Escola Ativa de Dewey.
	
	Escola não diretiva de Rogers.
	 
	Didática Magna de Comenius.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701831228)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É conhecida uma concepção de educação escolar onde a escola é entendida como local, por excelência, onde ocorre educação e os pressupostos de aprendizagem colocam o aluno numa posição passiva, num processo receptivo e mecânico. Ao professor é conferido o papel de detentor de um saber a ser transmitido aos alunos. Segundo Libâneo (1984), "Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das realidades sociais (...)" (p. 24). Assinale, das alternativas abaixo, aquela que indica a tendência marcada por essas características:
		
	
	Tendência progressista libertadora
	
	Tendência liberal renovada progressivista
	 
	Tendência liberal tradicional
	
	Tendência progressista crítico-social dos conteúdos
	
	Tendência progressista libertária
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702174180)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Prefeitura Municipal de Fortaleza dos Nogueiras - MA / Instituto Machado De Assis) - Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa fala da esperança e do otimismo necessários para mudanças e da necessidade de nunca se acomodar, pois "somos seres condicionados, mas não determinados". Destaca a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, pois sem ela a teoria pode ir virando apenas discurso. NÃO condiz com as ideias do autor
		
	 
	Ensinar exige a transferência de conhecimentos criando as possibilidades para a sua própria reprodução.
	
	Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
	
	Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
	
	Ensinar exige pesquisa.
	 
	Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702118905)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. Quando a política ou projeto educacional é conservador tende a reproduzir a forma como a sociedade está organizada e tem-se como objetivo principal que o sujeito se torne apto a trabalhar pela continuidade desse sistema, gerando assim uma aceitação e acomodação frente a ideologia dominante. Nesse sentido, quando um professor é considerado reprodutor do conhecimento, ele acaba, através de sua prática contribuindo para:
		
	 
	formar alunos conscientes sobre os fatos.
	 
	reforçar e sustentar a ideia de manutenção do status quo.
	
	transformar realidades sociais.
	
	emancipar socialmente as novas gerações.
	
	construir uma sociedade democrática.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701679564)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem vários formatos de plano de ensino. No entanto, em praticamente todos os modelos, encontramos alguns elementos comuns: Identificação, Objetivos, Conteúdos, Estratégias, Recursos, Avaliação, Cronograma e Bibliografia. Observe a definição a seguir e assinale a alternativa que corresponde a mesma: Traduzem os resultados esperados, indicam aquilo que o aluno deverá ser capaz de fazer. Em geral, referem-se a conhecimentos, habilidades e atitudes que se espera que o aluno possa adquirir/desenvolver.
		
	
	Recursos
	
	Identificação
	 
	Objetivos
	
	Estratégias
	
	Conteúdos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701101884)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São diferentes as possibilidades de organização dos currículos escolares. Relacione as formas de organização curricular apresentadas na 1ª coluna de acordo com as suas respectivas características destacadas na 2ª coluna.
I- Currículo organizado a partir de Projetos
II- Currículo organizado a partir dos temas geradores
III- Currículo organizado em torno das áreas de conhecimento
IV- Currículo com organização disciplinar
( ) Procura reduzir as fronteiras que demarcam os campos específicos de cada área do saber e permitem aproximações conceituais e conhecimentos afins.
( ) Geralmente apoiados nos interesses dos alunos, envolvem tratamento multidisciplinar para as questões de temas atuais.
( ) Privilegia a abordagem teórica na organização do conhecimento escolar, sofrendo críticas pelos educadores que respaldam sua prática na pedagogia crítica.
(  ) Organizados em torno de uma pedagogia ativa que propõe a articulação de diferentes saberes na solução de um problema ou situação a ser pesquisada.
A opção que apresenta a sequência correta é:
		
	
	II - III - I - IV
	
	I - III - II - IV
	
	IV - III - II - I
	
	III - IV - I - II
	 
	III - II - IV -I
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702211307)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por que podemos afirmar que a educação é uma práxis social e educativa/formativa?
		
	
	Porque o professor usa de sua autoridade para valer seu discurso.
	
	Porque o professor deve apenas trazer os conteúdos para a sala de aula
	 
	Porque o professor é mediador de discurso, conteúdos, teorias e reflexões, tendo uma relação teórica prática no cotidiano escolar. Logo ele toma a realidade em que está inserido como objeto de estudos a investigar, conhecer e transformar.
	
	Porque o professor visa a formação da mão de obra para o mercado.
	
	Porque o professor é apenas um técnico que adota procedimentos de ensino como via de mão única.

Continue navegando