Buscar

sombra de Goya

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme Sombras de Goya
Espanha, período entre 1792 e 1809, em plena Inquisição. Com a iminência da invasão de Napoleão, a Espanha vive um período turbulento. Francisco Goya é um dos pintores prediletos da corte do Rei Carlos IV. Suas pinturas são conhecidas pela genialidade e, entre seus quadros, logo chama a atenção um retrato de mulher, de sua musa, a bela Inês Bilbatua, filha de um dos seus amigos mais ricos. O retrato fascina o Irmão Lorenzo, padre da Inquisição, de quem Goya é protegido. Rejeitado por Inês, Irmão Lorenzo a persegue e acusa falsamente de heresia e a manda aos porões da Inquisição para ser torturada. Goya tenta interceder, mas as coisas não são tão simples.
Pontos observados do filme:
 O filme retrata período histórico da inquisição em que a educação exercia certo temor sobre aqueles que possuíam o poder. O medo era tanto que para reprimir o conhecimento recorria-se até mesmo a métodos incomuns como tortura física e até mesmo psicológica, visto que quem era torturado recebia ofensas diretas, ameaças e ficava afastado da sociedade.
O poder dominante da época era a igreja católica que utilizava do artifício da sombra da ignorância da população para exercer o controle.
Conforme o desenrolar da história podemos acompanhar o personagem Padre Lorenzo, o qual acreditava fielmente nos métodos da igreja e após ser submetido a tais métodos percebe o quão a igreja estava errada. O mesmo personagem ao avançar da história informa que após a leitura de Descartes e outros filósofos teve sua mente aberta
O conhecimento é a luz que afasta a sombra da ignorância, que capacita o indivíduo a questionar o meio em que ele vive. Tal questionamento sempre irá incomodar aqueles contrários a mudança.
Outra observação pode ser feita através da personagem da rainha, após visualizar seu retrato pintado por Goya sente-se contrariada e irritada, pois tinha uma percepção diferente de si mesma, ela possuía uma alta imagem em sua mente. Às vezes as pessoas não querem sair da sombra da ignorância, preferem continuar acreditando naquilo que sempre acharam ser a verdade, do que ser iluminada por uma nova realidade.
Goya, personagem central do filme interagiu e de certo modo colaborou para a mudança dos outros personagens do filme, pintor renomado e intelectual manteve-se fiel ao que ele acreditava retratando através de sua arte o mundo sua volta, desde a aparência física de um modelo ou a atual condição da sociedade a sua volta.

Outros materiais