Buscar

Projeto TCC autismo

Prévia do material em texto

AUTISMO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
1. Tema
O transtorno do espectro autista é uma síndrome neuropsiquiátrica, de causa ainda desconhecida, acredita-se que possuir relação com o cromossomo X. É característico pela chamada tríade de impedimentos sociais que são comunicação social, interação social e imaginação social. A conscientização da população e das entidades de ensino é de extrema importância visto que a sociedade juntamente com a escola pode auxiliar na identificação dos sinais clínicos do espectro, para assim terem um diagnóstico precoce do transtorno, possibilitando uma qualidade de vida melhor para a criança e a integrando da melhor forma possível na sociedade e consequentemente evitando atrasos no desenvolvimento motor. 
2. Problema
Desafios das escolas públicas na inclusão de uma educação de qualidade para os alunos diagnosticados com transtorno do espectro autista TEA, que tem dificuldades na aprendizagem. 
	
3. Justificativa
	Tendo em vista que, em nossa sociedade, muitas crianças autistas são excluídas ou deixadas de lado durante o processo de aprendizagem escolar, pessoas essa que deveriam acolher estas crianças, porém não fazem isso por falta de conhecimento, por não entender que aquele aluno tem uma dificuldade de interação, de comunicação, que são condições específicas das crianças com TEA. Diante disto, todos os profissionais da educação, necessitam ter um conhecimento mais profundo e específico, sobre as características do Espectro Autista. Para poder transmitir um ensino com segurança e qualidade para essas crianças.
4. Objetivos 
Objetivo geral: 
· Demonstrar os desafios que as escolas públicas tem durante o processo de ensino-aprendizagem e inclusão dos alunos diagnosticados com transtorno do espectro autista TEA, que tem dificuldades na aprendizagem.
Objetivos específicos: 
· Desenvolver cursos e treinamentos, sobre transtorno do espectro autista, inclusão e convivência com essas crianças, para todos os profissionais da educação.
· Demonstrar para os profissionais da educação e familiares a importância de uma educação de qualidade, para a vida social destas crianças.
· Valorizar a inclusão dos alunos com TEA dentro e fora do ambiente escolar. 
5. Metodologia
Esta pesquisa será desenvolvida com a forma de abordagem qualitativa, que é uma abordagem de pesquisa que estuda aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano, que não podem ser quantificados em equações e estatísticas. Quanto ao procedimento técnico será de característica experimental que é realizada a partir da delimitação de um objeto de estudo e a seleção de variáveis que seriam capazes de influenciá-lo.
6. Revisão bibliográfica/ Estado da arte
	A educação inclusiva para alunos autistas é uma educação que a escola adapta para a sociedade. Há um conhecimento legal que trata dos decretos, leis, declaração e diretrizes que fundamentam na educação inclusiva na rede regular. Conforme a afirmação de Cavaco: 
Incluir não é só integrar [...] não é estar dentro de uma sala onde a inexistência de consciencialização de valores e a aceitação não existem. É aceitar integralmente e incondicionalmente as diferenças de todos, em uma valorização do ser enquanto semelhante a nós com igualdade de direitos e oportunidades. É mais do que desenvolver comportamentos, é uma questão de consciencialização e de atitudes (CAVACO, 2014, p. 31). 
	A educação inclusiva tem formas diferenciadas para ensinar e aprender, faz-se necessário para alunos autistas que sejam incluídos no processo de ensino aprendizagem para receber uma educação de qualidade, para a melhoria da sua vida em sociedade. 
7. Resultados esperados
 Com este estudo espera-se estimular a importância de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos diagnosticados com transtorno do espectro autista TEA, que tem dificuldades na aprendizagem. 
8. Referências
PLATAFORMA ESPAÇO DIGITAL. A Importância do Papel do Professor Frente a Inclusão Do Aluno Com Transtorno Do Espectro Autista (TEA).2018. disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID2588_17092018182124.pdf Acesso em: 19 mar. 2024
CAVACO, N. Minha criança é diferente? Diagnóstico, prevenção e estratégia de intervenção e inclusão das crianças autistas e com necessidades educacionais Especiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
CRUZ, T. Autismo e Inclusão: Experiências no Ensino Regular. Jundiaí, Paco Editorial:2014.
BEYER, H. O. A educação inclusiva: resinificando conceitos e práticas da educação especial: Revista inclusão, v. 2, 8 -12. 2007.
2

Continue navegando

Outros materiais